Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
os edifícios foram concebidos para o sistema tradicional de construção, embora com uso rigoroso de estrutura modular.
o arquiteto desenvolveu um projeto racionalizado, com componentes pré-fabricados.
o projeto, devido à tecnologia disponível na época, valeu-se apenas de alguns componentes industrializados: vigas, consolos e escadarias.
a liberdade da arquitetura de Niemeyer permanece vinculada à construção tradicional, impedindo projetos racionalizados.
o emprego racionalizado tanto de painéis leves em argamassa armada quanto do sistema viga-pilar-laje, evidencia-se nessa obra.
Considere o desenho abaixo de implantação da Fazenda Sesmaria no município de São Vicente de Minas, MG, provavelmente, uma obra do fim do século XVIII.
O desenho que representa uma das elevações da casa principal da fazenda é:Observe abaixo desenhos e imagens de três projetos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se
I. a importância da natureza, do território e da memória urbana.
II. o poder transformador da técnica.
III. que a arquitetura é modificadora do espaço e da paisagem.
IV. o elogio da representação no lugar da realização.
É correto o que consta em
II, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
O conjunto Veracruz cria, a partir da arquitetura, um meio de distinguir diversas partes do cenário urbano, ao mesmo tempo que subentende continuidade. Nesse sentido, é antagônico à teoria da Gestalt, para a qual o conhecimento de um todo somente é adquirido por meio da apreensão de suas partes, pois o todo equivale à reunião das partes.
O projeto demonstra uma crítica aos grandes projetos de especulação imobiliária atuais, cujos empreendimentos compreendem toda uma quadra com diversidade de tipologia, ainda que por vezes com a mesma linguagem. A produção dessa arquitetura homogênea consegue estabelecer relações com o entorno urbano.
Contrapondo-se à concepção do mercado, Higuera e Sánchez demonstram, com a solução proposta, entendimento da complexidade que constitui o espaço urbano, pois criam um conjunto com diversidade de tipologias que, mesmo estranho à malha urbana local, assegura a identidade da mesma.
A solução dada ao conjunto Veracruz entende a arquitetura como intervenção em uma preexistência e retoma características essenciais do bairro para induzir o observador a recordar a fonte, ao mesmo tempo em que desfruta do contemporâneo. O conjunto ganha significado, pois seu valor é dado a partir da analogia com o preexistente.
Os espaços semi-públicos no térreo do complexo demonstram a vontade de assegurar tais espaços para uso restrito dos moradores. A solução do pátio interno, que se conecta com a rua, incide no fortalecimento da segurança social, na escala do pedestre. Explorando esse conceito, a proposta atém-se à preexistência.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se:
I. que são constantes as malhas estruturais de intervalo variado que quase sempre servem para pautar zonas ordenadas com as partes semelhantes do programa.
II. obras que se orientam numa perspectiva diferente daquilo a que se convencionou chamar de movimento moderno racionalista.
III. que a estrutura é ajustada, os materiais íntegros e os pilares de secção simples e contínua formam, estruturam e constroem como determina o sentido técnico e recomenda o olho que confirma o ângulo reto na paisagem.
IV. um empirismo face à afirmação platônica da arquitetura moderna hegemônica.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
II e IV.
I e III.
III e IV.
I, II e III.
Não-lugar é um fenômeno muito discutido na arquitetura contemporânea e pode ser qualificado como espaços da supermodernidade e do anonimato, definidos pela superabundância e pelo excesso. Considere os espaços abaixo, em que este conceito está presente com mais frequência:
I. escolas e palácios de governos.
II. grandes centros comercias e hotéis.
III. aviões e autopistas.
IV. igrejas e residências.
É correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
I e II.
I e IV.
I, III e IV.
II e III.
Além da beleza, os Ipês Amarelos apresentam-se como boa alternativa para barreiras vegetais translúcidas e para sombreamentos leves em jardins, praças e demais espaços abertos.
A árvore é adaptada ao crescimento em ambientes abertos e expostos à luz direta, possui raiz de sustentação e absorção profunda, o que a recomenda para o plantio em calçadas.
A folhagem é bastante ornamental, destacando-se ao sol pelo tom verde brilhante e pela extensa copa, capaz de fornecer sombreado denso, o que indica seu uso também para estacionamentos.
O Ipê Amarelo é usado com frequência em paisagismo de parques e jardins, tanto pela beleza como pelo porte elegante, e para a arborização urbana, por apresentar raiz pivotante.
A espécie é caducifólia e a queda das folhas coincide com o período de floração, ampliando a beleza da árvore com a exposição exclusiva das flores, que atraem principalmente beija-flores.
Analise, abaixo, desenhos e imagens do edifício habitacional reconhecido internacionalmente por La Barceloneta (1952-55), devido ao lugar onde está situado em Barcelona, Espanha, dos arquitetos José Antonio Coderch de Sentmenat e Manuel Valls Vergés.
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se:
I. a impossibilidade de se trabalhar o vazio na busca de determinadas relações visuais e de continuidade espacial devido às limitações impostas pela ocupação do lote em quase sua totalidade.
II. o desaparecimento das janelas, com as fachadas sendo tratadas como elementos abstratos com poucas referências aos elementos clássicos de composição.
III. a estrutura pensada ainda como elemento clássico sem a incorporação da ideia de balanços e lajes ancoradas ao núcleo central que, posteriormente, marcou o movimento moderno.
IV. detalhes cuidadosos de elementos como persianas, marquises e elevações internas, que são prova de uma preocupação pelo controle do edifício em sua totalidade.
É correto o que consta APENAS em
I, III e IV.
II e III.
I e II.
II e IV.
III e IV.
Considere:
Nos levantamentos planialtimétricos, as convenções acima representam:
talude.
curvas de nível.
escada.
lagoa.
brejo.
I e III.
II e IV.
I e II.
III e IV.
I, II e III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...