Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analisando as informações contidas no pormenor, abaixo, de um projeto executivo de engenharia complementar ao de arquitetura constata-se que se trata de um projeto de:
Fundações.
Estruturas.
Instalações Elétricas.
Automação − Sistema de Cabeamento Estruturado.
Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio.
O AutoCAD oferece várias maneiras de se automatizar grande parte do trabalho repetitivo e maçante geralmente associado ao desenho manual. AutoLISP, do AutoCAD,
é uma linguagem de programação para ajudar os usuários a personalizarem seus próprios sistemas.
é um gabarito, desenho típico, arquivo configurado previamente para uma função específica.
são links que permitem configurar diferentes conjuntos de vínculos ao banco de dados.
são comandos usados frequentemente para importar desenhos grandes mantidos como referência externa.
são modelos tridimensionais predefinidos para início de trabalho, permitindo edições rápidas.
Uma edificação com 1.800 m2 de área construída vale-se da tipologia de torre de escritórios sobre base comercial, dividindo-se em seis pavimentos: base com térreo, superior e terraço jardim de cobertura, mais torre com três andares de escritórios iguais. O térreo possui 120 m2, o superior 760 m2 e o terraço jardim não apresenta área computável. Os três pavimentos de escritórios possuem 300 m2 cada e sua projeção não excede em nenhum ponto os limites de projeção da base. A área do terreno é de 1.200,00 m2.
Com esses dados é possível concluir que
o coeficiente de aproveitamento é 3.
o coeficiente de aproveitamento é 1,5.
o coeficiente de aproveitamento é 2.
a taxa de ocupação é 10%.
a taxa de ocupação é 50%.
Juntamente com a construção de infraestruturas, as leis de uso do solo constituem um dos principais meios de intervenção do Estado na organização espacial mediante o planejamento urbano. É correto afirmar que
o zoneamento tem impacto direto sobre o mercado imobiliário, razão pela qual deve ser rígido, redistribuindo e equalizando o valor da terra urbana.
o zoneamento é uma concepção da gestão do espaço urbano baseada na ideia de controle, capaz de eleger os usos ideais para a totalidade da cidade.
recuos e gabarito das edificações são os dois parâmetros presentes na legislação de uso do solo que têm o intuito de relacionar a edificação com seu entorno.
assim como o Plano Diretor, a legislação de uso e ocupação do solo concentra-se em normas técnicas de edificações e no zoneamento da cidade.
a regulamentação do percentual máximo da área a ser edificada nos lotes, da área máxima construída e do número de andares dos edifícios, inside no adensamento da zona.
A mobilidade horizontal para a grande viga-caixão da cobertura de concreto, que vence um vão de 60 metros, é necessária para permitir:
I. o encurtamento elástico inicial da viga ao se lhe aplicar a protensão.
II. os movimentos sísmicos.
III. o encurtamento devido à retração e à fluência.
IV. os movimentos térmicos.
É correto o que consta APENAS em
I e II.
I e IV.
IV.
I e III.
I, III e IV.
Na falta de condições específicas, a Norma Brasileira estabelece como recomendável em projetos de ar condicionado para escritórios, a seguinte condição de temperaturas de conforto interno de bulbo seco (ºC) e umidade relativa (%) de verão:
21 ºC a 24 ºC; 30% a 50%
23 ºC a 25 ºC; 40% a 60%
23 ºC a 26 ºC; 50% a 55%
23 ºC a 26 ºC; 60% a 80%
24 ºC a 26 ºC; 40% a 60%
As Zonas Especiais de Interesse Social − ZEIS, constituem um instrumento fundamental tanto para as políticas de integração urbana dos assentamentos precários, quanto para a constituição de reservas fundiárias e ampliação da oferta de solo urbano à habitação de interesse social. Sobre as ZEIS, assinale a alternativa INCORRETA.
Devem ser criadas por lei de hierarquia igual às leis que instituem o zoneamento de uso do solo do município.
São áreas sujeitas a regras específicas de parcelamento, uso e ocupação do solo.
Aplicam-se exclusivamente no solo urbano não edificado e em áreas ocupadas por assentamentos precários.
São áreas destinadas, predominantemente, à moradia de população de baixa renda.
Devem integrar o perímetro urbano do município e possuir infraestrutura e serviços urbanos ou garantir a viabilidade da sua implantação.
Analise, abaixo, o detalhe construtivo, corte de um jardim sobre laje de cobertura. Os elementos 1 e 2 são, respectivamente,
acerto de superfície e proteção mecânica.
impermeabilização e manta geotêxtil.
tela galvanizada e proteção térmica.
primer e manta.
mastique e adesivo epóxi.
O erro máximo admissível na elaboração de desenho topográfico para lançamento de pontos e traçados de linhas, com o valor de 0,2 mm, que equivale a duas vezes a acuidade visual, denomina-se
erro de graficismo.
exatidão.
precisão visual.
precisão gráfica.
erro de técnico.
Antes da elaboração do projeto de arborização, além da consulta aos órgãos competentes, é necessário levantar as características da via (local, expressa, secundária, principal), o recuo das edificações, as instalações, equipamentos e mobiliários urbanos aéreos. O plantio não oferece riscos às instalações e equipamentos subterrâneos (redes de infraestrutura), situados a uma maior profundidade.
As espécies adequadas para plantio no logradouro público devem estar adaptadas ao clima, ter porte adequado, forma e tamanho de copa compatíveis com o espaço disponível. Em volta das árvores adota-se área permeável − canteiro, faixa ou piso drenante − que permita a infiltração de água e a aeração do solo.
As espécies não devem conter princípios tóxicos perigosos, apresentar rusticidade, ter sistema radicular que não prejudique o calçamento e não ter espinhos. É bastante aconselhável evitar espécies que necessitem de poda frequente, assim como aquelas que tenham cerne frágil ou caule e ramos quebradiços ou que sejam suscetíveis ao ataque de agentes patogênicos.
Para o plantio de árvores em vias públicas, deve-se observar as larguras mínimas adequadas dos passeios, tanto nos locais onde não é obrigatório o recuo das edificações em relação ao alinhamento, como onde esse recuo for obrigatório. O posicionamento da árvore não dever obstruir a visão dos usuários em relação a placas de identificação e sinalizações preexistentes, para orientação ao trânsito.
Sob rede elétrica, é recomendável apenas o uso de árvores de pequeno porte. Na necessidade eventual do plantio de árvores de grande porte, orienta-se que a muda não seja plantada no alinhamento da rede, mantendo defasagem apropriada e que a copa das árvores seja conduzida precocemente, através do trato cultural adequado, acima dessa rede.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...