Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
ampliar a ventilação cruzada entre as fachadas norte e sul.
contribuir para um ganho térmico na fachada sul.
garantir uma considerável circulação do ar combinada com o sistema de ar condicionado.
propiciar uma boa regulação de luminosidade e melhor controle na transmissão de luz e calor para o interior do edifício.
eliminar a vedação de cortina de vidro, substituindo-a por um sistema de lâminas fixas que controlam a transmissão de calor para o interior do edifício.
O coeficiente de condutibilidade térmica de um material de construção é função
da densidade, da composição química, da umidade e da temperatura.
do peso, da massa, da espessura e da capacidade de absorção.
do peso, da massa, da composição química e da temperatura.
da troca de temperatura, da umidade, da refletância e da capacidade de absorção.
da área, da densidade, da espessura e da capacidade de absorção.
A presença de vegetação é fundamental para a ambiência urbana e para a qualificação dos espaços abertos no interior dos lotes tanto pelo condicionamento do microclima, quanto pelos agradáveis estímulos sensoriais despertados nos usuários. Se a função da vegetação for o sombreamento, os principais critérios de escolha das espécies devem considerar a
combinação de espécies arbustivas de crescimento lento com outras de crescimento rápido e de porte menor.
eliminação de espécies de crescimento rápido e pequeno porte, considerando apenas as de crescimento lento e copa densa.
combinação de árvores de crescimento lento e copa densa com outras de crescimento rápido e de porte menor.
combinação de espécies arbustivas com outras altas como as palmeiras.
eliminação das espécies de crescimento lento e copa densa, considerando apenas as de crescimento rápido e porte menor.
A respeito dos efeitos benéficos da arborização e do paisagismo no microclima urbano, é correto afirmar que ocorre:
I. purificação do ar por meio da fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos.
II. melhoria do micro clima do ambiente, por meio da retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas.
III. redução da velocidade do vento, ampliação da emissão de partículas e gases poluentes e amortecimento da infiltração da água no solo.
IV. amortecimento de ruídos, represamento da drenagem, tolerância à erosão do solo.
Está correto o que se afirma em
I, II e III apenas.
I, II, III e IV.
I e IV apenas.
II e III apenas.
I e II apenas.
o sistema de ar condicionado foi substituído por um dispositivo de exaustão mecânica montado na cobertura que conta, ainda, com a instalação de chapas metálicas com a função de proteger as fachadas da insolação.
a solução emprega um sistema misto de vigas vierandel no sentido longitudinal e vigotas simples no sentido transversal para garantir um travamento da estrutura do piso com balanços de 3,45 m.
a solução proposta em pré-fabricado metálico é constituída por um vigamento principal no sentido longitudinal e vigas secundárias transversais; o vão entre os pilares é de 9,20 m no sentido transversal, criando um balanço nas extremidades.
a estrutura em peças metálicas pré-fabricadas possibilitou a rapidez de construção, mas não permitiu a desmontagem e transferência do edifício para outro local sem danos em seus componentes.
os elementos da estrutura são de aço autoprotegido pela própria oxidação; a posição dos pilares dispostos em dois níveis não coincide com os pilares existentes no piso inferior.
As instalações dos sistemas de tubulações de esgotos sanitários de uma edificação devem ser projetadas de modo a
garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir a formação de gases e depósitos no interior do sistema, excluir vazamentos e impedir que os ramais de esgotos recebam despejos de mais de um ramal de descarga.
garantir o escoamento rápido de despejos, prever acessibilidade às tubulações para eventual desobstrução, não permitir vazamentos e impedir a formação de depósitos e escapamento de gases no interior do sistema.
garantir o escoamento rápido dos despejos, impedir as perdas e contaminação de água potável e facilitar a manutenção e unificação dos sistemas de esgotos primários, secundários e águas pluviais.
impedir a contaminação da água potável, facilitar a manutenção, manter as inclinações mínimas de 2% nos trechos de diâmetro menor ou inferior a 75 mm e de 1% nos trechos de diâmetros iguais ou superiores a 100 mm.
impedir a contaminação de água potável, estabelecer a separação entre os ramais de esgoto primário e de águas pluviais, mantendo conexão direta entre os coletores secundários e o coletor público.
A fiscalização dos serviços relativos à locação da obra corresponde ao controle, entre outros, da
verificação da referência de nível, da malha de nivelamento e da cota de alagamento.
medição da cota de soleira, colocação de escoras, guias e travessas necessárias ao cimbramento.
colocação de guias mestras, tensores de amarração e referências para o nivelamento de superfícies.
aferição de medidas e ângulos, identificação de empecilhos, colocação dos marcos, proteção e amarração dos marcos de locação.
verificação do rebaixamento de lençol freático e o escalonamento dos níveis de assentamento das fundações.
No AutoCAD a partir da versão 2006, pode-se criar blocos inteligentes e flexíveis. Esse novo recurso, chamado Blocos Dinâmicos, permite que se modifique blocos dentro de limitações específicas. A biblioteca de blocos pode, por exemplo, ter dezenas de janelas. Com Blocos Dinâmicos, pode-se criar um bloco que toma o lugar de todos esses blocos e ter certeza de que as modificações correspondem às dimensões de seus objetos do mundo real. Como resultado, o processo de encontrar o bloco correto é muito mais eficiente. A inserção e edição do bloco ocorrem praticamente livres de erros. Esse recurso do AutoCAD NÃO permite
esticar uma porta para aumentar a sua largura, sem aumentar a sua espessura.
mudar uma cama de solteiro para uma de casal, tendo o número de travesseiros ajustado adequadamente.
transformar qualquer bloco existente em dinâmico, adicionando características dinâmicas.
ser comparado a um bloco regular, pois um bloco dinâmico geralmente tem dois itens adicionais, um de parâmetro e um de ação, e deve ser inserido como xref.
considerar que um equipamento (como um telefone ou um monitor de computador) possa assumir uma das várias formas escolhidas de uma lista drop-down.
O emprego da madeira na construção civil pode ter compromisso com a sustentabilidade ambiental, desde que sua extração considere a preservação da biodiversidade, das espécies raras de crescimento lento e seja realizado a partir de madeiras nativas de origem legal. Sobre o uso sustentável da madeira na construção civil, é correto afirmar que
optar pelo uso da madeira na construção civil colabora para limitar o consumo da principal fonte de energia utilizada no mundo, o petróleo, matéria orgânica retida na terra sob a forma de compostos de carbono.
escolher uma árvore madura, próxima do declínio, para a utilização na construção civil, possibilita manter por mais tempo o carbono aprisionado em seu interior, evitando que seja devolvido à atmosfera ao ser queimado ou ao se decompor naturalmente.
praticar o manejo da madeira pressupõe a exploração e corte em intervalos cada vez mais curtos, como forma de valorização e de aproveitamento racional dos recursos florestais.
comparar o uso da madeira com o do cimento, da areia, do aço e da pedra permite reconhecer que, apesar de exigir pouca energia para a sua produção e transformação, não é renovável.
reduzir o impacto ambiental através do controle do desperdício, da exploração legal e não predatória, do uso racional dos componentes da construção, pode ser considerada uma visão preservacionista romântica.
simplificação dos detalhes construtivos e a incongruência entre a estrutura e a concepção plástica da arquitetura.
ênfase nos sistemas construtivos e a independência completa entre estrutura e a expressão plástica da arquitetura.
variação dos sistemas construtivos e a exclusão da estrutura como elemento definidor do caráter da arquitetura.
ênfase na expressão tectônica e a utilização da estrutura como elemento gerador do espaço arquitetônico e definidor da concepção plástica da arquitetura.
padronização dos sistemas construtivos e a ênfase na alta tecnologia como elemento gerador da concepção plástica da arquitetura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...