Lista completa de Questões de Arquitetura da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As áreas urbanas centrais são estratégicas para as políticas de renovação urbana, na medida em que estabelecem processos de gestão de ações integradas, públicas e privadas, com os propósitos de
apoiar as ações de investidores privados interessados no fortalecimento da capacidade competitiva da cidade com base na renovação e modernização tanto da infraestrutura, como do conjunto edificado, mediante a substituição da população residente de baixa renda.
contribuir para a redução do déficit habitacional mediante a manutenção de usos, aumento da taxa de ocupação e recuperação por meio da demolição de conjuntos subutilizados, degradados e desocupados.
promover essencialmente as atividades de comércio e serviços e otimizar a estrutura viária e fundiária existentes com atividades associadas ao desenvolvimento urbano e econômico.
reverter os processos de evasão e degradação do ambiente urbano, compreendendo a recuperação e reutilização de espaços e edificações ociosas, vazias ou deterioradas, através da melhoria dos serviços públicos, da infraestrutura e da acessibilidade e além da promoção da diversidade de usos.
estimular o investimento imobiliário em áreas dotadas de infraestrutura e ampliar as ofertas de emprego na construção civil por meio do incentivo às novas construções, exclusivamente voltadas ao uso habitacional.
Observe o projeto do Terminal de Passageiros 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP (2010), que tem entre seus autores os arquitetos paulistanos Mario Biselli e Artur Katchborian.
Considere as seguintes características desse projeto:
I. A divisão cobertura/embasamento é clara na cobertura e na malha estrutural: enquanto em cima os vãos são grandes e os pilares metálicos abrem-se como galhos de árvores, em baixo os vãos são menores e com execução mais rápida, barata e simples.
II. A forma do terminal pode ser relacionada com a das catedrais, uma vez que insinua a criação de três naves, das quais a central, com maior vão e altura, justifica a analogia, assumindo as características de espinha dorsal da edificação.
III. O projeto pode ser dividido em duas partes: uma parte superior, a cobertura, onde estão piso de embarque e mezaninos; e outra inferior, o embasamento, com três pavimentos (o desembarque, o nível da pista e um subsolo).
IV. A horizontalidade da proposta, comum aos aeroportos, é indutora do partido arquitetônico: a cobertura, elemento morfológico único, reflete essa horizontalidade e sugere uma espécie de nova topografia, alterada para abrigar a função precípua da edificação.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I e II, apenas.
Considere os desenhos e as imagens de três projetos do escritório paulistano dos arquitetos Vinícius Andrade e Marcelo Morettin, a seguir:
Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que
a circulação não é tão importante quanto já foi em outras épocas da arquitetura.
o rigor geométrico predomina, limitando a liberdade formal.
a geometria ortogonal prevalece em oposição à unidade espacial.
uma vontade expressiva típica da contemporaneidade predomina sobre a funcionalidade.
os sistemas construtivos e os materiais industrializados são fundamentais.
Está correto o que se afirma em
III e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
Considere o projeto do acesso ao Passeio do Óvalo em Teruel, Espanha (2001-03), obra do arquiteto David Chipperfield, a seguir:
Considerando as imagens, constata-se que
I. a sensível abordagem do projeto permite que novos materiais possam ser utilizados sem prejudicar as características originais do monumento histórico.
II. a intervenção é, na prática, uma infraestrutura urbana, um edifício-conexão.
III. o desenvolvimento técnico e artístico empregado para obtenção de grande expressividade em certas obras exige renúncia às antigas causas do patrimônio histórico.
IV. a implementação de novas soluções construtivas com o emprego de novos materiais pode ser utilizada para minimizar impactos ambientais.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
Considere o projeto do Edifício Simpatia, em São Paulo, SP (2007-11), do escritório de arquitetura GrupoSP, a seguir:
O elemento da edificação assinalado com o X éum pilar.
um tirante.
um condutor de águas pluviais.
uma interligação de SPDA.
uma parte integrante do sistema EPAMS.
Para a concepção de uma estrutura, deve-se procurar conciliar o sistema estrutural e o material para se atingir os principais objetivos exigidos pela edificação: resistência, estabilidade, estética e durabilidade. Dos sistemas estruturais de aço mais usuais, é correto afirmar:
A estrutura na forma de casca é constituída de barras que se apoiam mutuamente no centro sem a necessidade de qualquer pilar central.
A viga caixão caracteriza-se por apresentar uma largura preponderante à sua altura.
As estruturas recíprocas são geralmente pensadas em concreto armado, mas muitas delas, quando formadas por barras, podem ser executadas também como estruturas metálicas.
A denominação inglesa Steel frame significa malha ou trama de aço. Esse sistema pode ser usado como parede portante, mas não como piso.
A grelha é um sistema estrutural composto de vigas que se cruzam em duas direções, de modo que os cruzamentos constituem vínculos articulados.
Em Comunicação Visual, há diversos tipos e formas de sinalização. A NBR 9050, norma brasileira de Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos define quatro tipos de sinalização. São elas: I
de um ambiente ou de uma edificação.
II
De emergência: utilizada para indicar informações provisórias ou que podem ser alteradas periodicamente.III
. Direcional: utilizada para indicar a direção de um percurso ou a distribuição espacial dos diferentes elementos de umedifício.
IV
. Temporária: utilizada para indicar as rotas de fuga e as saídas de emergência das edificações, dos espaços e do ambienteurbano, ou para alertar quanto a um perigo iminente.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.
II, III e IV.
Em um conjunto habitacional implantado em terreno de 15.000 m2, edificou-se o total de 30.000 m2 de área construída em 6 pavimentos. No pavimento térreo, 1.200 m2 foram destinados a escritórios, 1.200 m2 foram destinados a lojas comerciais e o restante a equipamentos coletivos, totalizando 3.000 m2. Os outros 5 andares, com 5.400 m2 cada um, foram reservados a apartamentos de 2 dormitórios. É correto afirmar que
o coeficiente de aproveitamento é 0,5.
a taxa de ocupação é 0,36.
a área de projeção é 5.400 m2.
a taxa de ocupação máxima é 56%.
o coeficiente de aproveitamento é 36%.
Para o projeto de fundações de edificações a Norma Brasileira estabelece o número mínimo de sondagens SPT, com relação à área de projeção em planta, em
um para área entre 200 e 400 m2.
dois para área entre 200 e 400 m2.
três para área entre 200 e 400 m2.
um para área até 50 m2.
um para área até 100 m2.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...