Questões de Arquitetura da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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No projeto de restauro da estrutura em madeira de um telhado sujeita à alta incidência de ataque de insetos, o arquiteto escolheu o método de tratamento curativo de longa duração, que possui ótima penetração e permite que as peças de grandes dimensões sejam mantidas no seu local original.

Esse método denomina-se

  • A. pincelamento.
  • B. aspersão.
  • C. imersão.
  • D. duplo vácuo.
  • E. gotejamento.

No levantamento dos serviços de cobertura, o orçamentista obteve as dimensões do telhado em projeção horizontal, a partir da planta baixa do edifício.

Com base na tabela apresentada, calcule a área real do telhado em duas águas, cujas dimensões são 10,00m x 2,00m e 10,00m x 10,00m e as inclinações de 10% e 20%, respectivamente.

  • A. 120,00 m2.
  • B. 120,90 m2.
  • C. 122,10 m2.
  • D. 124,20m2.
  • E. 142,00 m2.

O Museu do Amanhã, inaugurado em 17 de dezembro de 2015, na cidade do Rio de Janeiro, foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A obra construída e os projetos visionários de Calatrava caracterizam-se por:

  • A. poéticas do movimento;
  • B. metáforas realistas;
  • C. soluções formais simplistas;
  • D. linhas independentes entre si;
  • E. desvinculação com aspectos culturais.

Na elaboração da planta referente ao levantamento topográfico de um imóvel, é dispensável a indicação

  • A. da orientação solar.
  • B. dos ventos predominantes.
  • C. das árvores existentes.
  • D. das árvores existentes.
  • E. dos ângulos do contorno.

Uma nova percepção da cidade vem sendo construída a partir do desejo coletivo de que ela seja socialmente integrada: “a cidade de todos”.

Nesse contexto, surge o Princípio da Contiguidade, que:

  • A. prioriza a construção de edifícios altos;
  • B. valoriza o investimento na produção das superestruturas;
  • C. preserva os volumes e usos predominantes;
  • D. objetiva uma renovação imediata e acelerada;
  • E. estimula a construção de estruturas com novos volumes modais.

A Carta de Veneza, de maio de 1964, estabelece que a restauração dos monumentos é uma operação que deve ter caráter excepcional.

Um dos aspectos abordados nessa Carta sugere que a restauração deve:

  • A. começar onde se inicia a hipótese sobre os valores do monumento;
  • B. destacar-se da composição arquitetônica, ostentando a marca do seu tempo;
  • C. ser precedida e acompanhada de um estudo artístico do monumento;
  • D. integrar os elementos destinados a substituir as partes faltantes, de modo que pareçam partes originais do conjunto;
  • E. empregar técnicas tradicionais, sendo vetadas as técnicas modernas, mesmo que fundamentadas em dados científicos.

A Carta de Petrópolis, originada no 1o Seminário Brasileiro para preservação e revitalização de centros históricos de 1987, estabelece que o sítio histórico urbano - SHU é parte integrante de um contexto amplo que comporta as paisagens natural e construída, assim como a vivência de seus habitantes.

Um dos itens apresentado na Carta determina que a preservação do SHU deve:

  • A. ser realizada através de diferentes tipos de instrumentos como normas edilícias e escrituras;
  • B. constituir ação integrada entre os órgãos federais, estaduais e municipais, sem participações externas;
  • C. ser pressuposto do planejamento urbano, alicerçado no conhecimento dos mecanismos de estruturação do espaço;
  • D. considerar a moradia como função complementar ao espaço edificado, haja vista sua irrelevância para o contexto histórico;
  • E. coibir a realização do inventário com a participação da comunidade, por não ser representativo o conhecimento do valor por ela atribuído ao patrimônio.

Ao arquiteto foi solicitada a elaboração do Laudo de Inspeção Predial de uma edificação, que tem como finalidade precípua servir de instrumento de gestão para a adequada manutenção predial.

O arquiteto deverá elaborar o Laudo na seguinte etapa sequencial da inspeção predial:

  • A. prognóstico;
  • B. prescrição;
  • C. diagnóstico;
  • D. vistoria;
  • E. revisão.

Numa inspeção predial, o arquiteto observou no sistema de esquadrias anomalias associadas a problemas originários de fases distintas.

Uma das anomalias foi:

  • A. perda de mobilidade em função do desgaste das escovas e gaxetas;
  • B. deficiência de estanqueidade, decorrente da insuficiência de furação para a drenagem da água acumulada nos marcos;
  • C. folga na fixação dos vidros, devido à deteriorização dos componentes de fixação;
  • D. escurecimento causado pelo ataque de substâncias ácidas na limpeza inadequada;
  • E. deficiência na abertura e fechamento por descuido na lubrificação periódica das folhas móveis.

O edifício do Palácio Tiradentes que, atualmente, abriga a ALERJ foi projetado pelos arquitetos Archimedes Memória e Francisque Couchet em 1921/22.

A simetria atingida por meio de nichos e painéis, a colunata autônoma ladeada por corpos maciços e a sala do plenário coberta com a cúpula de vidro, caracterizam o edifício como exemplar de estilo:

  • A. art déco;
  • B. art nouveau;
  • C. neocolonial;
  • D. marajoara;
  • E. neogrego.
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