Questões de Arquitetura da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O cobogó ou elemento vazado foi amplamente empregado pelos arquitetos modernos brasileiros em seus projetos, com o objetivo, sobretudo, de propiciar a ventilação natural cruzada entre os compartimentos.

Na cidade do Rio de Janeiro, um dos exemplares arquitetônicos modernos, em que o cobogó foi empregado na fachada com tal objetivo, é o edifício:

  • A. Obra do Berço: Oscar Niemeyer;
  • B. Torre do Shopping Rio Sul: Ulysses Burlamaqui e Alexandre Chan;
  • C. Escola Edmundo Bittencourt: Conjunto “Pedregulho” - Affonso Reidy;
  • D. Palácio Gustavo Capanema: equipe liderada por Lucio Costa;
  • E. Associação Brasileira de Imprensa: Irmãos Roberto.

Com o desenvolvimento da economia colonial, a arquitetura religiosa passou, no século XVII, a apresentar melhor qualidade técnica e formal. Nesse período, uma das principais características arquitetônicas dos templos consistia no emprego de:

  • A. janelas de grandes vãos;
  • B. pavimentos de pé-direito alto;
  • C. pequenas proporções de paramento branco;
  • D. pilastras e cunhais bem demarcados;
  • E. plantas de nave ortogonal.

Para a execução de uma obra, o contratante optou pelo regime que prevê uma remuneração fixa ou um percentual sobre o custo, incluídos neste, os encargos e os ônus legais.

Este regime é o de

  • A. empreitada por preço unitário.
  • B. empreitada por preço total.
  • C. consórcio.
  • D. administração contratada.
  • E. permutação.

Na composição do caderno de encargos, o critério de analogia adotado pelo arquiteto foi o de que dois materiais ou dois equipamentos desempenham idêntica função construtiva e apresentam as mesmas características exigidas na especificação ou no procedimento que a eles se refiram.

Assinale a opção que indica o critério adotado.

  • A. Analogia parcial.
  • B. Semelhança.
  • C. Equivalência.
  • D. Aproximação genérica.
  • E. Afinidade relativa.

Entre as décadas de 1940 e 1960, a obra de Diógenes Rebouças (1914- 1994), considerado o mais importante arquiteto moderno da Bahia, ajudou a definir uma linguagem arquitetônica para o modernismo baiano que apresenta, como traços distintivos, o uso do concreto armado aparente, a valorização das estruturas, o emprego de grandes vãos e a ênfase na luminosidade natural.

 Com base nas imagens, podemos afirmar que o modernismo arquitetônico está representado em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. , apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. III e IV, apenas.

Um arquiteto, para elaborar a composição de custos de um orçamento, deve realizar as etapas a seguir.

( ) cotação de preços;

( ) identificação dos serviços;

( ) definição de encargos sociais;

( ) discriminação dos custos diretos;

( ) levantamento quantitativo;

( ) discriminação dos custos indiretos.

Assinale a opção que apresenta a sequência ordenada que ele deve seguir.



  • A. 1, 3, 4, 5, 2 e 6.
  • B. 2, 3, 6, 4, 1 e 5.
  • C. 3, 2, 1, 6, 4 e 5.
  • D. 4, 1, 2, 5, 3 e 6.
  • E. 5, 1, 6, 3, 2 e 4.

Relacione os profissionais considerados “catadores de novidades” pelo historiador Leonardo Benévolo, às suas respectivas especificidades projetuais.

1. Daniel Libeskind;

2. Frank Gehry;

3. Pierre de Meuron;

4. Santiago Calatrava;

5. Zara Hadid,

( ) combina as escolhas construtivas com invenção no uso de materiais.

( ) transfere o pictórico para o arquitetônico na produção de formas complexas e paradoxais.

( ) compõe a conformação dos ambientes internos deformados com o viés teórico.

( ) une a estrutura e o movimento na criação de efeitos formais inéditos.

( ) concebe o invólucro de volutas metálicas.

Assinale a opção que apresenta a ordem correta, de cima para baixo.

  • A. 1, 2, 4, 5 e 3.
  • B. 1, 5, 3, 2 e 4.
  • C. 2, 4, 3, 5 e 1.
  • D. 3, 4, 5, 1 e 2.
  • E. 3, 5, 1, 4 e 2.

Assinale a opção que indica o item que o Inspetor Predial deve apresentar na etapa de campo para a elaboração do laudo.

  • A. O relatório fotográfico, com a classificação das anomalias e das falhas quanto ao risco.
  • B. O levantamento de todas as anomalias e falhas existentes e aparentes da edificação.
  • C. A lista de orientações técnicas de acordo com cada deficiência.
  • D. A classificação do estado de manutenção e de uso da edificação.
  • E. A ordenação do que deve ser feito com urgência para aquilo passível de uma programação posterior.

A apoteose da frase ”quase nada” do arquiteto Mies van der Rohe, expressa no projeto para a residência Farnsworh (1945/51) em Illinois, foi caracterizada pelo emprego de

  • A. envoltório de vidro plano.
  • B. volumes diversos e independentes.
  • C. estrutura em madeira regional.
  • D. compartimentação do vão.
  • E. múltiplos pavimentos.

Cada ambiente de uma edificação tem seu tempo próprio de reverberação, intervalo de tempo entre a emissão da fonte sonora e a extinção do som.

Assinale a opção que indica fatores que atuam na reverberação.

  • A. A interação de uso e o grau de incidência solar.
  • B. A idade construtiva e o nível de manutenção.
  • C. O volume e os materiais de acabamento.
  • D. A cor e o tipo de pintura aplicados.
  • E. A regularidade formal e a área de ventilação.
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