Questões de Arquitetura da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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No projeto de um auditório destinado a múltiplos usos, tendo como fonte sonora tanto a palavra falada como a música, o arquiteto, para alcançar a qualidade acústica no ambiente, independentemente do custo, deve optar por superfícies:

  • A. móveis;
  • B. convexas;
  • C. paralelas;
  • D. fixas;
  • E. côncavas.

No contexto do ecletismo paisagístico, assinale a opção que indica uma característica da corrente clássica.

  • A. Estabelecer percursos orgânicos.
  • B. Desenhar forte cenarização.
  • C. Desenhar forte cenarização.
  • D. Criar arvoredos em maciços.
  • E. Projetar pisos estruturados por eixos.

Considerando que a latitude da cidade de Salvador é de 12o 58’ 16”, o arquiteto, em seu projeto, implantou a edificação de modo que suas superfícies e maiores extensões recebessem menos sol no verão.

Essas superfícies compuseram as fachadas

  • A. norte e sul.
  • B. norte e leste.
  • C. leste e oeste.
  • D. oeste e sul.
  • E. sul e leste.

O arquiteto, na distribuição uniforme das luminárias de teto em um ambiente, se baseou em dados práticos para calcular a distância entre as luminárias.

Assinale a opção que indica o valor utilizado.

  • A. A quarta parte da distância entre a luminária e a parede.
  • B. A metade da distância entre a luminária e a parede.
  • C. Igual à distância entre a luminária e a parede.
  • D. O dobro da distância entre a luminária e a parede.
  • E. O triplo da distância entre a luminária e a parede.

Apesar do cunho pessoal do trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, uma de suas principais influências no âmbito do paisagismo brasileiro consistiu no(a):

  • A. uso exclusivo de formas geometrizadas;
  • B. emprego de regras rígidas de simetria;
  • C. elaboração romântica e pitoresca das águas de seus espaços;
  • D. emprego de vegetação importada e sazonal;
  • E. composição de pisos pouco dominantes e não direcionais.

Com o objetivo de auxiliar o arquiteto na avaliação sobre o circuito adequado, que deverá usar em alguns projetos, relacione as duas colunas a seguir.

I. uma fase com neutro

II. duas fases com neutro

III. três fases sem neutro

IV. três fases com neutro

( ) iluminação comum

( ) pequenos geradores

( ) redes elétricas de abastecimento de cidade

( ) circuitos de força

Assinale a opção que indica a relação correta.

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, III, IV e II.
  • C. II, I, IV e III.
  • D. III, I, II e IV.
  • E. IV, II, III e I.

No final do século XX, a postura referente ao projeto paisagístico no Brasil sofre transformações, passando a:

  • A. repudiar a linha projetual modernista;
  • B. adotar uma corrente projetual específica e impermeável;
  • C. vetar o uso dos velhos ícones ecléticos;
  • D. vincular a composição projetual ao espírito desejado para o lugar;
  • E. introduzir o uso da vegetação tropical em larga escala.

Considerando que o conjunto de vias e quarteirões compõe a malha urbana de uma cidade, assinale a afirmativa correta.

  • A. As vias arteriais retilíneas com poucas interseções atraem o uso lindeiro diversificado.
  • B. As ruas com muitas interseções e os quarteirões pequenos estimulam o isolamento.
  • C. As esquinas se prestam muito bem ao uso residencial multifamiliar.
  • D. As ruas e os quarteirões formam um par independente da ocupação do solo.
  • E. As vias com poucas interseções e grandes quarteirões são mais seguras e ideais para o uso comercial.

Ao projetar a escada principal de uso coletivo de um edifício na cidade de Salvador, o arquiteto, em respeito às normas relativas à execução de obras desse Município, utilizou a “fórmula 2h+p = 0,62m a 0,64 m, onde h é a altura do degrau, com máximo de 0,18m e p o piso, não podendo este ser inferior a 0, 27m”.

Assinale a opção que indica o número de degraus e de patamar(es) intermediário(s), se este for o caso, sabendo que a escada deverá ter lances retos, duas mudanças de direção e altura a vencer de 3,06m.

  • A. 15 degraus de 0,18m e 2 patamares intermediários.
  • B. 16 degraus de 0,17m e 2 patamares intermediários.
  • C. 17 degraus de 0,18m e 2 patamares intermediários.
  • D. 18 degraus de 0,17m e 1 patamar intermediário.
  • E. 18 degraus de 0,17m e nenhum patamar intermediário.

No âmbito da morfologia urbana, o lote-parcela fundiária é um elemento morfológico do espaço urbano considerado como:

  • A. princípio complementar da relação edifício/terreno;
  • B. gênese do edificado;
  • C. meio não condicionante da forma do edifício;
  • D. porção cadastral especificamente;
  • E. domínio do espaço público.
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