Questões de Arquitetura da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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O estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para apreciação e aprovação pelo cliente, podendo servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais, denomina-se

  • A.

    estudo preliminar.

  • B.

    programa de necessidades.

  • C.

    partido arquitetônico.

  • D.

    projeto executivo.

  • E.

    anteprojeto.

É correto afirmar que partido arquitetônico é

  • A.

    a listagem textual simples com todos os compartimentos ou funções a serem atendidos pelo projeto.

  • B.

    os gráficos resultantes da manipulação dos dados programáticos, na intenção de organizá-los e hierarquizá-los, no formato de organogramas ou matrizes.

  • C.

    os gráficos que apresentam a relação entre os ambientes ou funções estabelecidos em um programa de necessidades.

  • D.

    um sinônimo de organograma de dados programáticos, uma vez que o organograma apresenta a enumeração de elementos constantes em um projeto, estabelecendo as relações desejáveis entre eles.

  • E.

    a consequência formal resultante de uma série de determinantes do projeto, a incluir: programa de necessidades, condicionantes topográficos, aspectos bioclimáticos, sistema estrutural adotado, condições locais, recursos disponíveis, legislação vigente e a intenção plástica do arquiteto.

Em relação às maneiras de expressão do partido arquitetônico, é correto afirmar que

  • A.

    pela natureza projetual, o partido arquitetônico pode ser expresso apenas por meio de croquis.

  • B.

    a considerar o aspecto conceitual, o partido arquitetônico pode ser apresentado por meio de desenhos, esboços, esquemas, croquis, textos etc.

  • C.

    pela natureza conceitual, o partido arquitetônico pode ser expresso apenas por meio de textos.

  • D.

    o partido arquitetônico deve ser expresso exclusivamente por meio de croquis de setorização.

  • E.

    o partido arquitetônico pode ser expresso por meio de plantas, cortes e(ou) perspectivas, desde que os desenhos estejam detalhados.

Em relação aos aspectos bioclimáticos, especificamente quanto aos elementos do clima a serem controlados no projeto urbano ou no projeto da edificação, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Quanto aos ventos, em climas amenos dos planaltos, deve-se incrementar o movimento do ar no período úmido e no período seco sem pó.

  • B.

    Quanto aos ventos, para estações quentes e secas, devem ser aplicadas estratégias que incrementem o movimento do ar durante o dia e à noite.

  • C.

    Quanto à umidade, para estações quentes e úmidas, devem ser aplicadas estratégias que aumentem a umidade com a introdução de superfícies de água.

  • D.

    Em relação às chuvas, para estações quentes e úmidas, deve-se estabelecer mínima proteção nos espaços públicos.

  • E.

    Em relação à umidade, para climas amenos dos planaltos, deve-se reduzir a absorção de radiação no urbano, permitindo a radiação nos edifícios, principalmente no período seco.

Considerando que o aproveitamento dos ventos em climas de regiões tropicais é essencial para um melhor conforto bioclimático e que o movimento do ar em uma escala microclimática afeta especificamente os pedestres e as edificações, assinale a alternativa correta em relação aos efeitos aerodinâmicos do vento.

  • A.

    Efeito de canalização é o fenômeno de corrente de ar nos ângulos das construções.

  • B.

    Efeito de barreira é o fenômeno de corrente de ar que flui por um canal a céu aberto formado pelas construções.

  • C.

    Os efeitos de pilotis são importantes em áreas densamente construídas, uma vez que permitem que os fluxos de ar atinjam os edifícios localizados a sotavento.

  • D.

    Efeitos de esquina são particularmente desejados em áreas densamente construídas.

  • E.

    É possível evitar os efeitos de canalização no espaço urbano, caso os espaçamentos entre edifícios apresentem largura superior a cinco vezes a altura das edificações.

A promoção de atividades sustentáveis na indústria da construção é um programa recomendado pela Agenda 21. A respeito do tema, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    As atividades do setor da construção são vitais para a concretização das metas nacionais de desenvolvimento socioeconômico; entretanto, por meio do esgotamento da base de recursos naturais, da degradação de zonas ecológicas frágeis, da contaminação química e do uso de materiais de construção nocivos para a saúde humana, elas podem ser uma fonte importante de danos ambientais.

  • B.

    Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, formular programas para aumentar a utilização de materiais globais pelo setor da construção, pois seu custo será, em média, mais reduzido.

  • C.

    Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, estabelecer e fortalecer uma indústria autóctone de materiais de construção, baseada, tanto quanto possível, na oferta local de recursos naturais.

  • D.

    Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, adotar normas e outras medidas regulamentadoras que promovam um uso mais intenso de projetos e tecnologias que façam uso da energia de forma eficiente e que utilizem os recursos naturais de forma sustentável e adequadamente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

  • E.

    Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, formular políticas adequadas para o uso da terra e introduzir uma regulamentação para o planejamento, especialmente voltada para proteger regiões ecologicamente sensíveis dos danos físicos causados pela construção e por atividades relacionadas à construção.

Assinale a alternativa incorreta em relação a conceitos e critérios para um desenho ambiental urbano em assentamentos localizados em climas tropicais de planalto, como aquele que caracteriza o Distrito Federal.

  • A.

    O traçado de uma malha viária deve preferencialmente acompanhar o desenho das curvas de nível.

  • B.

    Recomenda-se que o sistema viário seja paralelo, diagonal ou sinuoso em relação às curvas de nível; deve-se evitar, entretanto, que a malha aconteça perpendicularmente às curvas.

  • C.

    Em sítios que apresentam de 0% a 5% de inclinação, traçados retilíneos ou reticulados (malha em xadrez) apresentam bom desempenho.

  • D.

    O sistema viário deve ser orientado de modo que as vias principais estejam dispostas no sentido leste-oeste.

  • E.

    Para melhor infiltração das águas pluviais, recomenda-se calçar ruas locais, praças e estacionamentos com materiais permeáveis, como blocos pré-moldados de concreto, especialmente quando vazados.

No que diz respeito à promoção do desenvolvimento sustentável em assentamentos urbanos, conforme a Agenda 21, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nos países industrializados, os assentamentos humanos necessitam de mais matéria-prima, energia e desenvolvimento econômico simplesmente para superar seus problemas econômicos e sociais básicos, ao passo que, no mundo em desenvolvimento, os padrões de consumo das cidades representam uma pressão muito séria sobre o ecossistema global.

  • B.

    Como primeiro passo rumo à meta de oferecer habitação adequada a todos, exclusivamente os países em desenvolvimento devem adotar medidas imediatas para oferecer habitação a seus pobres sem teto, ao passo que a comunidade internacional e as instituições financeiras devem empreender ações voltadas para apoiar os esforços de tais países.

  • C.

    Algumas áreas metropolitanas estendem-se para além das fronteiras de diversas entidades políticas e(ou) administrativas (condados e municípios), mesmo obedecendo a um sistema urbano contínuo. A despeito disso, essa heterogeneidade política não funciona como obstáculo à implementação de programas abrangentes de manejo ambiental.

  • D.

    As áreas de programas para a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos urbanos incluem: aperfeiçoar o manejo dos assentamentos humanos; promover o planejamento e o manejo sustentáveis do uso da terra; e promover sistemas sustentáveis de energia e transporte nos assentamentos humanos.

  • E.

    Nos países desenvolvidos, a rápida motorização e a insuficiência de investimentos em planejamento de transportes urbanos e manejo e infraestrutura do tráfego estão criando problemas cada vez mais graves em termos de acidentes e danos, saúde, ruído, congestionamento e perda de produtividade. Todos esses problemas têm um grave impacto sobre as populações urbanas, especialmente sobre os grupos de baixa renda e sem rendimentos.

Parecer técnico é a semelhança observada entre dois laudos técnicos emitidos por diferentes peritos.

  • A. O método involutivo é aquele em que o valor de um bem é obtido por comparação direta com outros de características semelhantes ao do avaliando, por amostragem estatística de dados contemporâneos de mercado.
  • B. O método comparativo identifica o valor de mercado de um bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnicoeconômica, mediante empreendimento hipotético compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido.
  • C. O método da quantificação do custo é aquele em que se levantam todas as despesas necessárias à sua manutenção e operação e as receitas provenientes da sua exploração. Em seguida, monta-se o fluxo de caixa com base nas despesas e receitas previstas para o imóvel ao longo do tempo. Fixa-se uma taxa mínima de atratividade em função dos riscos existentes e das oportunidades de investimentos alternativos existentes no mercado de capitais. O valor máximo estimado para o imóvel é o valor atual do fluxo de caixa, descontado pela taxa mínima de atratividade.
  • D. O método da capitalização da renda é utilizado para identificar o custo de um bem por meio de orçamentos sintéticos ou analíticos, a partir do levantamento dos serviços — incluindo a apropriação da mão de obra e do material utilizado —, e respectivos custos diretos e indiretos.
  • E. Para obtenção do valor de um bem pelo método evolutivo, é feita uma conjugação de métodos, a partir do valor do terreno (que deve ser preferencialmente determinado pelo método comparativo de dados de mercado), do custo de reprodução das benfeitorias devidamente depreciado (apropriado pelo método comparativo direto de custo ou da quantificação de custo) e do fator de comercialização.

Acerca da classificação e da hierarquização das vias em um sistema de circulação, é correto afirmar que,

  • A.

    quanto à circulação, as vias podem ser classificadas em federal, estadual, distrital e particular.

  • B.

    quanto ao posicionamento, as vias podem ser classificadas em túnel, elevada, em nível e trincheira.

  • C.

    quanto ao gênero, as vias podem ser classificadas em sentido único, sentido duplo e interditada.

  • D.

    quanto à função, as vias podem ser classificadas em interurbanas ou rurais, trânsito rápido, principais ou arteriais, secundárias ou coletoras, locais, marginais e especiais.

  • E.

    quanto à jurisdição, as vias podem ser classificadas em aquaviária, ferroviária, metroviária e rodoviária.

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