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O estudo da viabilidade de um programa e do partido arquitetônico a ser adotado para apreciação e aprovação pelo cliente, podendo servir à consulta prévia para aprovação em órgãos governamentais, denomina-se
estudo preliminar.
programa de necessidades.
partido arquitetônico.
projeto executivo.
anteprojeto.
É correto afirmar que partido arquitetônico é
a listagem textual simples com todos os compartimentos ou funções a serem atendidos pelo projeto.
os gráficos resultantes da manipulação dos dados programáticos, na intenção de organizá-los e hierarquizá-los, no formato de organogramas ou matrizes.
os gráficos que apresentam a relação entre os ambientes ou funções estabelecidos em um programa de necessidades.
um sinônimo de organograma de dados programáticos, uma vez que o organograma apresenta a enumeração de elementos constantes em um projeto, estabelecendo as relações desejáveis entre eles.
a consequência formal resultante de uma série de determinantes do projeto, a incluir: programa de necessidades, condicionantes topográficos, aspectos bioclimáticos, sistema estrutural adotado, condições locais, recursos disponíveis, legislação vigente e a intenção plástica do arquiteto.
Em relação às maneiras de expressão do partido arquitetônico, é correto afirmar que
pela natureza projetual, o partido arquitetônico pode ser expresso apenas por meio de croquis.
a considerar o aspecto conceitual, o partido arquitetônico pode ser apresentado por meio de desenhos, esboços, esquemas, croquis, textos etc.
pela natureza conceitual, o partido arquitetônico pode ser expresso apenas por meio de textos.
o partido arquitetônico deve ser expresso exclusivamente por meio de croquis de setorização.
o partido arquitetônico pode ser expresso por meio de plantas, cortes e(ou) perspectivas, desde que os desenhos estejam detalhados.
Em relação aos aspectos bioclimáticos, especificamente quanto aos elementos do clima a serem controlados no projeto urbano ou no projeto da edificação, assinale a alternativa correta.
Quanto aos ventos, em climas amenos dos planaltos, deve-se incrementar o movimento do ar no período úmido e no período seco sem pó.
Quanto aos ventos, para estações quentes e secas, devem ser aplicadas estratégias que incrementem o movimento do ar durante o dia e à noite.
Quanto à umidade, para estações quentes e úmidas, devem ser aplicadas estratégias que aumentem a umidade com a introdução de superfícies de água.
Em relação às chuvas, para estações quentes e úmidas, deve-se estabelecer mínima proteção nos espaços públicos.
Em relação à umidade, para climas amenos dos planaltos, deve-se reduzir a absorção de radiação no urbano, permitindo a radiação nos edifícios, principalmente no período seco.
Considerando que o aproveitamento dos ventos em climas de regiões tropicais é essencial para um melhor conforto bioclimático e que o movimento do ar em uma escala microclimática afeta especificamente os pedestres e as edificações, assinale a alternativa correta em relação aos efeitos aerodinâmicos do vento.
Efeito de canalização é o fenômeno de corrente de ar nos ângulos das construções.
Efeito de barreira é o fenômeno de corrente de ar que flui por um canal a céu aberto formado pelas construções.
Os efeitos de pilotis são importantes em áreas densamente construídas, uma vez que permitem que os fluxos de ar atinjam os edifícios localizados a sotavento.
Efeitos de esquina são particularmente desejados em áreas densamente construídas.
É possível evitar os efeitos de canalização no espaço urbano, caso os espaçamentos entre edifícios apresentem largura superior a cinco vezes a altura das edificações.
A promoção de atividades sustentáveis na indústria da construção é um programa recomendado pela Agenda 21. A respeito do tema, assinale a alternativa incorreta.
As atividades do setor da construção são vitais para a concretização das metas nacionais de desenvolvimento socioeconômico; entretanto, por meio do esgotamento da base de recursos naturais, da degradação de zonas ecológicas frágeis, da contaminação química e do uso de materiais de construção nocivos para a saúde humana, elas podem ser uma fonte importante de danos ambientais.
Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, formular programas para aumentar a utilização de materiais globais pelo setor da construção, pois seu custo será, em média, mais reduzido.
Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, estabelecer e fortalecer uma indústria autóctone de materiais de construção, baseada, tanto quanto possível, na oferta local de recursos naturais.
Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, adotar normas e outras medidas regulamentadoras que promovam um uso mais intenso de projetos e tecnologias que façam uso da energia de forma eficiente e que utilizem os recursos naturais de forma sustentável e adequadamente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.
Todos os países devem, quando apropriado e em conformidade com planos, objetivos e prioridades nacionais, formular políticas adequadas para o uso da terra e introduzir uma regulamentação para o planejamento, especialmente voltada para proteger regiões ecologicamente sensíveis dos danos físicos causados pela construção e por atividades relacionadas à construção.
Assinale a alternativa incorreta em relação a conceitos e critérios para um desenho ambiental urbano em assentamentos localizados em climas tropicais de planalto, como aquele que caracteriza o Distrito Federal.
O traçado de uma malha viária deve preferencialmente acompanhar o desenho das curvas de nível.
Recomenda-se que o sistema viário seja paralelo, diagonal ou sinuoso em relação às curvas de nível; deve-se evitar, entretanto, que a malha aconteça perpendicularmente às curvas.
Em sítios que apresentam de 0% a 5% de inclinação, traçados retilíneos ou reticulados (malha em xadrez) apresentam bom desempenho.
O sistema viário deve ser orientado de modo que as vias principais estejam dispostas no sentido leste-oeste.
Para melhor infiltração das águas pluviais, recomenda-se calçar ruas locais, praças e estacionamentos com materiais permeáveis, como blocos pré-moldados de concreto, especialmente quando vazados.
No que diz respeito à promoção do desenvolvimento sustentável em assentamentos urbanos, conforme a Agenda 21, assinale a alternativa correta.
Nos países industrializados, os assentamentos humanos necessitam de mais matéria-prima, energia e desenvolvimento econômico simplesmente para superar seus problemas econômicos e sociais básicos, ao passo que, no mundo em desenvolvimento, os padrões de consumo das cidades representam uma pressão muito séria sobre o ecossistema global.
Como primeiro passo rumo à meta de oferecer habitação adequada a todos, exclusivamente os países em desenvolvimento devem adotar medidas imediatas para oferecer habitação a seus pobres sem teto, ao passo que a comunidade internacional e as instituições financeiras devem empreender ações voltadas para apoiar os esforços de tais países.
Algumas áreas metropolitanas estendem-se para além das fronteiras de diversas entidades políticas e(ou) administrativas (condados e municípios), mesmo obedecendo a um sistema urbano contínuo. A despeito disso, essa heterogeneidade política não funciona como obstáculo à implementação de programas abrangentes de manejo ambiental.
As áreas de programas para a promoção do desenvolvimento sustentável dos assentamentos urbanos incluem: aperfeiçoar o manejo dos assentamentos humanos; promover o planejamento e o manejo sustentáveis do uso da terra; e promover sistemas sustentáveis de energia e transporte nos assentamentos humanos.
Nos países desenvolvidos, a rápida motorização e a insuficiência de investimentos em planejamento de transportes urbanos e manejo e infraestrutura do tráfego estão criando problemas cada vez mais graves em termos de acidentes e danos, saúde, ruído, congestionamento e perda de produtividade. Todos esses problemas têm um grave impacto sobre as populações urbanas, especialmente sobre os grupos de baixa renda e sem rendimentos.
Parecer técnico é a semelhança observada entre dois laudos técnicos emitidos por diferentes peritos.
Acerca da classificação e da hierarquização das vias em um sistema de circulação, é correto afirmar que,
quanto à circulação, as vias podem ser classificadas em federal, estadual, distrital e particular.
quanto ao posicionamento, as vias podem ser classificadas em túnel, elevada, em nível e trincheira.
quanto ao gênero, as vias podem ser classificadas em sentido único, sentido duplo e interditada.
quanto à função, as vias podem ser classificadas em interurbanas ou rurais, trânsito rápido, principais ou arteriais, secundárias ou coletoras, locais, marginais e especiais.
quanto à jurisdição, as vias podem ser classificadas em aquaviária, ferroviária, metroviária e rodoviária.
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