Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A grande especificidade dos documentos de arquivo, que os diferencia dos documentos das bibliotecas e dos museus, é a organicidade.

Por isso, arquivisticamente, só se entende o documento unitário (unidade mínima) dentro de um conjunto de outros documentos tipologicamente iguais e que somente em conjunto podem documentar uma

  • A.

    classificação

  • B.

    função

  • C.

    fonte

  • D.

    norma

  • E.

    origem

Acerca da classificação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.

O plano de destinação de documentos de arquivo é o instrumento de classificação utilizado para os documentos de guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método alfabético é o mais utilizado dentre as técnicas de arquivística.

Tendo como base o método antes referido, ordene de 1 (um) a 6 (seis), para fins de arquivamento, os nomes arrolados abaixo:

( ) Dra. Silvia Maria Hernandes.

( ) João Bosco de Lavor Pederneiras.

( ) Roberto Malaquias Jr.

( ) Pedro Miquelino Filho.

( ) Ministro Pedro Paulo Teixeira.

( ) Hans Von Stuckert.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 4 – 2 – 3 – 5 – 6.

  • B.

    2 – 4 – 3 – 1 – 5 – 6.

  • C.

    1 – 3 – 4 – 2 – 6 – 5.

  • D.

    2 – 3 – 4 – 1 – 5 – 6.

  • E.

    6 – 2 – 5 – 3 – 4 – 1.

A partir do ciclo vital, existe o entendimento de que a função arquivística é um todo indivisível, desde a administração dos documentos até o arranjo e a descrição dos fundos.

Nesse sentido, função arquivística consiste em

  • A.

    certificação dos responsáveis, julgamento e licença permanente

  • B.

    descrição dos órgãos, levantamento e eliminação racional

  • C.

    identificação dos arquivos finais, guarda definitiva e conservação preventiva

  • D.

    seleção dos grupos documentais, restauro e laminação do suporte

  • E.

    controle dos arquivos em formação, destinação e custódia definitiva

Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.

A expedição dos documentos de arquivo deve ser precedida do registro dessas informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se efetivar uma eficiente conservação preventiva de documentos fotográficos, é necessário iniciá-la com o monitoramento adequado de temperatura e umidade relativa.

Para tal, pode-se utilizar um termo-higrógrafo com registro ou um termômetro

  • A.

    digital e um dosímetro

  • B.

    de elemento de entrada e um luxímetro

  • C.

    de bulbo seco e um psicômetro

  • D.

    de lâmina bimetálica e um algômetro

  • E.

    infravermelho e um esfigmomanômetro

O arquivista de uma empresa pública orienta a sua equipe para o recolhimento da massa documental dessa empresa que cessou as suas atividades. Toda a equipe sabe que sua documentação deverá ser transferida a uma outra instituição, de acordo com a legislação vigente.

Esse recolhimento, que deve ser sistemático, é efetivado para uma instituição arquivística

  • A.

    privada

  • B.

    pública

  • C.

    terceirizada

  • D.

    sindicalizada

  • E.

    seguradora

Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.

O material de referência ou a informação não orgânica devem ser registrados para controle estatístico e de acesso nos sistemas de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um arquivista de uma instituição pública é escalado para quantificar os documentos acumulados do Departamento de Meio Ambiente, pois planeja-se reservar espaço para a ampliação do arquivo de segunda idade. O arquivista encontra, em uma das salas, uma pilha de documentos com as seguintes dimensões: largura da pilha = 1,0 metro; altura da pilha = 0,5 metro e comprimento da pilha = 1,5 metro.

Após cálculo, utilizando o referencial para a documentação escrita, ou seja, o metro linear, o arquivista conclui que a medida da pilha de documentos, em metros lineares, é de

  • A.

    2

  • B.

    5

  • C.

    7

  • D.

    9

  • E.

    11

Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.

O arquivamento pode ser feito não apenas pelas unidades político-administrativas da organização que acumulam os documentos, mas também pelo setor de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...