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A grande especificidade dos documentos de arquivo, que os diferencia dos documentos das bibliotecas e dos museus, é a organicidade.
Por isso, arquivisticamente, só se entende o documento unitário (unidade mínima) dentro de um conjunto de outros documentos tipologicamente iguais e que somente em conjunto podem documentar umaclassificação
função
fonte
norma
origem
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da classificação de documentos de arquivo, julgue os itens a seguir.
O plano de destinação de documentos de arquivo é o instrumento de classificação utilizado para os documentos de guarda permanente.
O método alfabético é o mais utilizado dentre as técnicas de arquivística.
Tendo como base o método antes referido, ordene de 1 (um) a 6 (seis), para fins de arquivamento, os nomes arrolados abaixo:
( ) Dra. Silvia Maria Hernandes.
( ) João Bosco de Lavor Pederneiras.
( ) Roberto Malaquias Jr.
( ) Pedro Miquelino Filho.
( ) Ministro Pedro Paulo Teixeira.
( ) Hans Von Stuckert.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
1 4 2 3 5 6.
2 4 3 1 5 6.
1 3 4 2 6 5.
2 3 4 1 5 6.
6 2 5 3 4 1.
A partir do ciclo vital, existe o entendimento de que a função arquivística é um todo indivisível, desde a administração dos documentos até o arranjo e a descrição dos fundos.
Nesse sentido, função arquivística consiste emcertificação dos responsáveis, julgamento e licença permanente
descrição dos órgãos, levantamento e eliminação racional
identificação dos arquivos finais, guarda definitiva e conservação preventiva
seleção dos grupos documentais, restauro e laminação do suporte
controle dos arquivos em formação, destinação e custódia definitiva
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Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A expedição dos documentos de arquivo deve ser precedida do registro dessas informações.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013
Para se efetivar uma eficiente conservação preventiva de documentos fotográficos, é necessário iniciá-la com o monitoramento adequado de temperatura e umidade relativa.
Para tal, pode-se utilizar um termo-higrógrafo com registro ou um termômetrodigital e um dosímetro
de elemento de entrada e um luxímetro
de bulbo seco e um psicômetro
de lâmina bimetálica e um algômetro
infravermelho e um esfigmomanômetro
O arquivista de uma empresa pública orienta a sua equipe para o recolhimento da massa documental dessa empresa que cessou as suas atividades. Toda a equipe sabe que sua documentação deverá ser transferida a uma outra instituição, de acordo com a legislação vigente.
Esse recolhimento, que deve ser sistemático, é efetivado para uma instituição arquivísticaprivada
pública
terceirizada
sindicalizada
seguradora
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Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.
O material de referência ou a informação não orgânica devem ser registrados para controle estatístico e de acesso nos sistemas de protocolo.
Um arquivista de uma instituição pública é escalado para quantificar os documentos acumulados do Departamento de Meio Ambiente, pois planeja-se reservar espaço para a ampliação do arquivo de segunda idade. O arquivista encontra, em uma das salas, uma pilha de documentos com as seguintes dimensões: largura da pilha = 1,0 metro; altura da pilha = 0,5 metro e comprimento da pilha = 1,5 metro.
Após cálculo, utilizando o referencial para a documentação escrita, ou seja, o metro linear, o arquivista conclui que a medida da pilha de documentos, em metros lineares, é de2
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Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.
O arquivamento pode ser feito não apenas pelas unidades político-administrativas da organização que acumulam os documentos, mas também pelo setor de protocolo.
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