Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.

A ordenação geográfica, que é típica do sistema direto, tem como elemento principal o correspondente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos métodos de ordenação mais usados é o alfabético. Ao usar a ordem alfabética para nomes é preciso seguir regras. Nesse sentido, considere a lista alfabética seguinte.

Acerca do método alfabético, das regras de alfabetação para nomes e da lista acima, julgue os itens que se seguem.

Quando o método alfabético é adotado, devem-se utilizar etiquetas e guias divisórias com letras para organizar e facilitar a localização dos documentos, fichas ou pastas. As anotações podem ser simples e abertas — por exemplo: A, B, Ab, Ac —, compostas ou fechadas, indicando os limites inicial e final, por exemplo: A-C, Ba-Bi.

  • C. Certo
  • E. Errado

O catálogo é o instrumento de pesquisa

  • A.

    que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos.

  • B.

    autônomo ou complementar produzido pela indexação.

  • C.

    que fornece informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.

  • D.

    que descreve parcialmente todas as séries de um fundo, respeitada ou não a ordem de classificação.

  • E.

    que descreve exaustivamente ou parcialmente um fundo ou uma de suas subdivisões e toma por unidade a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.

Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.

Pastas de um arquivo classificadas como acordos, convênios, correspondências, relatórios, processos, formulários e guias são exemplos da utilização do método de arquivamento por assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O estudo dos estatutos, regimentos, regulamentos, normas, organogramas e demais documentos constitutivos da instituição é uma das várias etapas na organização dos arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa para permitir uma visão do conjunto dos serviços de arquivo, de modo a possibilitar ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, estamos falando do

  • A.

    inventário sumário.

  • B.

    inventário preliminar.

  • C.

    anuário.

  • D.

    guia.

  • E.

    índice seletivo.

Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.

O sistema descentralizado de arquivos correntes estabelece a reunião de todas as atividades de controle (recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição) de documentos de uso corrente no setor de protocolo e arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O elemento de identificação do local de produção de um documento, definido pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é a

  • A.

    data tópica.

  • B.

    data crônica.

  • C.

    data-limite.

  • D.

    data-assunto.

  • E.

    data de produção.

O elemento de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) que tem como objetivo oferecer informações referenciais sobre a produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia é:

  • A.

    área de contextualização.

  • B.

    história administrativa/biografia.

  • C.

    história arquivística.

  • D.

    procedência.

  • E.

    âmbito e conteúdo

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A avaliação tem um objetivo muito simples: identificar o valor dos documentos de maneira a estabelecer prazos de retenção nas fases corrente e permanente, definindo, assim, as possibilidades de eliminação, microfilmagem ou guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...