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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.
A ordenação geográfica, que é típica do sistema direto, tem como elemento principal o correspondente.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um dos métodos de ordenação mais usados é o alfabético. Ao usar a ordem alfabética para nomes é preciso seguir regras. Nesse sentido, considere a lista alfabética seguinte.
Acerca do método alfabético, das regras de alfabetação para nomes e da lista acima, julgue os itens que se seguem.
Quando o método alfabético é adotado, devem-se utilizar etiquetas e guias divisórias com letras para organizar e facilitar a localização dos documentos, fichas ou pastas. As anotações podem ser simples e abertas por exemplo: A, B, Ab, Ac , compostas ou fechadas, indicando os limites inicial e final, por exemplo: A-C, Ba-Bi.
O catálogo é o instrumento de pesquisa
que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos.
autônomo ou complementar produzido pela indexação.
que fornece informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos.
que descreve parcialmente todas as séries de um fundo, respeitada ou não a ordem de classificação.
que descreve exaustivamente ou parcialmente um fundo ou uma de suas subdivisões e toma por unidade a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Uma das principais funções do arquivo é permitir o acesso rápido e eficiente aos documentos. Essa função somente pode ser cumprida se os documentos forem organizados de maneira lógica e racional, respeitando as características dos documentos de arquivo. Quanto aos métodos de arquivamento, julgue os itens subsequentes.
Pastas de um arquivo classificadas como acordos, convênios, correspondências, relatórios, processos, formulários e guias são exemplos da utilização do método de arquivamento por assunto.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.
O estudo dos estatutos, regimentos, regulamentos, normas, organogramas e demais documentos constitutivos da instituição é uma das várias etapas na organização dos arquivos.
Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa para permitir uma visão do conjunto dos serviços de arquivo, de modo a possibilitar ao pesquisador saber quais são seus recursos, a natureza e o interesse dos fundos que ele abriga, estamos falando do
inventário sumário.
inventário preliminar.
anuário.
guia.
índice seletivo.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das técnicas de arquivamento, julgue os itens a seguir.
O sistema descentralizado de arquivos correntes estabelece a reunião de todas as atividades de controle (recebimento, registro, distribuição, movimentação e expedição) de documentos de uso corrente no setor de protocolo e arquivos.
O elemento de identificação do local de produção de um documento, definido pela Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), é a
data tópica.
data crônica.
data-limite.
data-assunto.
data de produção.
O elemento de descrição da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) que tem como objetivo oferecer informações referenciais sobre a produção e acumulação da unidade de descrição, bem como sobre a sua custódia é:
área de contextualização.
história administrativa/biografia.
história arquivística.
procedência.
âmbito e conteúdo
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
A avaliação tem um objetivo muito simples: identificar o valor dos documentos de maneira a estabelecer prazos de retenção nas fases corrente e permanente, definindo, assim, as possibilidades de eliminação, microfilmagem ou guarda permanente.
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