Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O conjunto articulado de informações referentes a determinada unidade de descrição e o termo pelo qual se dá acesso a ela configuram, respectivamente,
o sumário e a palavra-chave.
o resumo e o descritor.
o verbete e a entrada.
a súmula e a sinalética.
a ementa e o índice.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
Palestras, debates, lançamentos de obras e concursos sobre temas de história geral do Brasil e história regional não podem ser considerados ações culturais e educativas dos arquivos permanentes.
Arquivologia - Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicas) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 109 a 120.
Na microfilmagem, pode ser utilizado qualquer grau de redução, devendo o armazenamento do filme original ser feito em local diferente daquele em que se encontra o respectivo filme-cópia.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Diferentemente dos que representam a realidade por analogia física, os documentos digitais utilizam
códigos binários.
metáforas e outras figuras de linguagem.
sinais heterográficos.
velatura e criptografia.
notação alfanumérica.
O instrumento de controle e localização física das unidades de arquivamento é
o registro topográfico.
a relação de transferência.
o inventário analítico.
a tabela de equivalência.
a relação de recolhimento.
Em relação à legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 75 a 80.
A descrição de documentos arquivísticos deve ser consistente, apropriada e autoexplicativa. Nesse sentido, é indispensável a adoção de normas específicas, como a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, que estabelece, no Brasil, diretivas para a descrição de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais, visando à padronização de procedimentos em sistemas de arquivos e(ou) em entidades custodiadoras e à facilitação do acesso e do intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
A legislação arquivística brasileira não estabeleceu, ainda, uma orientação para a avaliação e a destinação dos documentos arquivísticos digitais.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das tipologias documentais, julgue os itens a seguir.
Acórdão é um documento diplomático informativo e enunciativo e também decisão proferida em grau de recurso por tribunal.
Uma das modalidades de repertório é a que, além da seleção por tema, pessoa ou evento, utiliza critérios
de procura, consulta e frequência de uso.
geográficos (bairro, cidade, estado).
cronológicos, valorizando os itens mais antigos.
de relevância, importância ou interesse.
diplomáticos e tipológicos.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O documento eletrônico para ser completo e, conseqüentemente, fidedigno, precisa apresentar a data do documento, hora e lugar da criação, transmissão e recebimento, identificação dos nomes do autor, destinatário e escritor, nome do criador, entre outros elementos.
A definição de arquivo, no Brasil, na ausência de uma consolidação terminológica consensual, encontrou sua melhor expressão no texto da Lei n.º 8.159, de 8/1/1991.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...