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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção que apresenta corretamente a definição de documento de arquivo.
Toda informação gerada por atividades de órgãos públicos, fixada em suportes e reunida intencionalmente por características culturais comuns.
Qualquer documento considerado autêntico e preservado em velino por causa dos fatos sociais ou históricos registrados por seu conteúdo.
Qualquer documento produzido ou recebido por pessoa física ou jurídica, acumulado naturalmente ao longo das atividades e preservado como prova de tais atividades.
A informação textual gerada oficialmente no decurso de ação administrativa ou judicial de órgão público, fixada ou não em suporte.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
O desempenho de uma função dentro de uma organização pode ser documentado por meio de um ou mais tipos de documentos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos de arquivologia.
I Arquivo é o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.
II Os documentos de arquivo existem em vários exemplares, não tendo limitação quanto ao número de cópias.
III Os documentos textuais, audiovisuais e cartográficos são gêneros documentais encontrados nos arquivos.
IV A significação do acervo documental arquivístico independe da relação que os documentos estabelecem entre si.
V O método de classificação dos arquivos exige conhecimento a respeito da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e V.
IV e V.
Depois que o acervo de uma instituição foi convenientemente descrito por meio de inventários, pode-se proceder à elaboração de instrumentos que tomam por referência a unidade documental, como os
guias.
catálogos.
índices.
guias de fontes.
repertórios.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
O fundo de arquivo tem origem teórica na formulação do princípio da proveniência, que é o que o torna testemunho do organismo acumulador. O princípio da proveniência é a garantia do valor de prova e do valor de testemunho dos documentos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos às características que distinguem os arquivos.
I O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais.
II Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações.
III Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido.
IV Em relação à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado.
V Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O conjunto de atividades necessárias para transferir a informação digital de suportes obsoletos ou deteriorados para outros mais novos é conhecido como
recolhimento.
encapsulamento.
reprodução fac-similar.
migração.
clonagem.
Quando os documentos de arquivo atingem a terceira idade, devem ser
reavaliados, para seu ingresso definitivo no acervo histórico.
digitalizados e descartados, para liberação de espaço nos depósitos.
arranjados e descritos em função dos interesses da pesquisa histórica.
autenticados pelos cartórios, que lhes devolvem sua função probatória.
liberados de toda e qualquer restrição de acesso.
Quanto à teoria e prática de arranjo e descrição nos arquivos permanentes, julgue os itens de 105 a 113.
Índice é um catálogo que toma por unidade documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos ou arquivos, segundo um critério temático.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Os chamados documentos eletrônicos
não precisam ser avaliados, pois ocupam espaço mínimo.
dispensam o trabalho dos arquivistas, porque são de competência dos técnicos de informática.
não podem ser considerados autênticos, pois carecem de sinais de validação.
só admitem o índice como instrumento descritivo, já que suas informações são desprovidas de contexto.
demandam métodos de leitura e conservação distintos dos que se aplicam a documentos em suporte-papel.
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