Questões de Arquivologia

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Os teóricos canadenses afirmam que existem três princípios fundamentais da Arquivística: o princípio da territorialidade, o princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência e o da abordagem das três idades. São princípios utilizados desde o final do século XIX e que constituem a própria base da Arquivística moderna. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

O princípio da pertinência é uma das bases da Arquivística, principalmente no que tange à classificação e à descrição, mas ainda não foi consagrado internacionalmente pela comunidade arquivística ou pelo Conselho Internacional de Arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os documentos de uma instituição são importantes para a tomada de decisões e para a garantia de direitos e deveres, entre outros aspectos. Acerca dos arquivos de documentos, julgue os seguintes itens.

As coleções de documentos de outras instituições adquiridas por órgãos públicos, por instituições de caráter público e por entidades privadas são consideradas arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.

A amostragem deve ser aplicada aos prontuários médicos em papel e nas versões digitalizadas ou microfilmadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O registro e o controle da tramitação de documentos são atividades desenvolvidas por unidades específicas, que figuram nas estruturas organizacionais com as denominações de protocolo, protocolo e arquivo, comunicação administrativa, documentação e comunicação administrativa, entre outras. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A crescente informatização dos sistemas de protocolo não garantiu maior qualidade a essas atividades, pois foi desenvolvida a partir de rotinas burocráticas e inoperantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca da gestão de documentos.

A avaliação documental não faz parte dos objetivos da gestão de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os teóricos canadenses afirmam que existem três princípios fundamentais da Arquivística: o princípio da territorialidade, o princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência e o da abordagem das três idades. São princípios utilizados desde o final do século XIX e que constituem a própria base da Arquivística moderna. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

O princípio da ordem original é um desdobramento natural do princípio de respeito aos fundos ou da proveniência, tanto que os estudiosos canadenses o intitulam como o segundo grau do princípio da proveniência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os documentos de uma instituição são importantes para a tomada de decisões e para a garantia de direitos e deveres, entre outros aspectos. Acerca dos arquivos de documentos, julgue os seguintes itens.

O arquivo, cujo principal objetivo é ser um instrumento de apoio à administração, constitui, com o decorrer do tempo, base do conhecimento da história da instituição a que pertence

  • C. Certo
  • E. Errado

Em 2002, o Conselho Federal de Medicina publicou a resolução apresentada a seguir, que dispôs sobre o tempo de guarda dos prontuários médicos e estabeleceu critérios para certificação dos sistemas de informação.

A certificação dos sistemas para guarda e manuseio de prontuários eletrônicos deve ser expedida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Informática, ao passo que a certificação dos documentos microfilmados é expedida pelo Conselho Nacional de Arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à avaliação de documentos, julgue os seguintes itens.

A discussão sobre avaliação de documentos não é recente, pois desde meados do século XVIII encontram-se obras que tratam desse tema. A tendência tradicional na Inglaterra, por exemplo, era a de destruir os documentos que não apresentavam interesse do ponto de vista legal, histórico, estatístico, econômico ou oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca da gestão de documentos.

A gestão de documentos é a aplicação da administração científica na tramitação dos documentos com finalidades de eficiência e economia.

  • C. Certo
  • E. Errado
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