Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

No caso de nomes de clientes/pessoas físicas ingleses, franceses, espanhóis e norteamericanos, a ordenação abaixo está correta.

Cox, Richard

Duchein, Michel

Hererra, Antonia Heredia

Schellenberg, Theodore Roosevelt

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz dos dispositivos legais sobre arquivos, no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O SIGA tem como objetivo garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da administração pública federal o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, preservando os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à conservação e preservação de documentos de arquivo.

Os adesivos modernos são mais indicados para uso nos documentos de arquivo, pois apresentam baixa taxa de acidez.

  • C. Certo
  • E. Errado

No âmbito dos estudos ligados à Arquivologia, a função específica desenvolvida nos arquivos permanentes, que possibilita a identificação, o rastreamento e a utilização de dados, chama-se

  • A.

    levantamento

  • B.

    classificação

  • C.

    avaliação

  • D.

    descrição

  • E.

    triagem

No que se refere a arquivamento de documentos e a procedimentos administrativos, julgue os itens a seguir.

No arquivamento de fichas por nome de pessoas, quando aparecem sobrenomes iguais, deve prevalecer a ordem alfabética do prenome.

  • C. Certo
  • E. Errado

A ordenação dos documentos de um arquivo pode ser feita pelo método alfabético, que segue algumas regras, conhecidas como regras de alfabetação. Julgue os itens a seguir, relativos ao uso dessas regras na organização de um arquivo de pastas de clientes, empresas e eventos.

A ordenação de pastas no arquivo por nome de empresa deve ser feita como no exemplo abaixo.

Barateiro (O)

Capital Picanhas

HEMOBRAS

PETROBRAS

  • C. Certo
  • E. Errado

À luz dos dispositivos legais sobre arquivos, no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão substitui, quando necessário, o Conselho Nacional de Arquivos, órgão central do SIGA.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Para se garantir a preservação física, documentos de arquivo devem ser higienizados e restaurados ainda durante a fase corrente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos devem possuir obras de referência que, em linhas gerais, resumem e localizam os diferentes graus e amplitudes dos fundos, séries e/ou unidades documentais nos arquivos permanentes. Em essência, essas obras de referência são os

  • A.

    respect des fonds

  • B.

    grupos de acervos

  • C.

    catálogos sistemáticos

  • D.

    conjuntos documentais

  • E.

    instrumentos de pesquisa

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 101 a 120.

O método alfabético consiste em arquivar todos os documentos em rigorosa ordem alfabética, por nome, localidade ou assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...