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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.
A administração da documentação pública ou de caráter público no âmbito municipal é de competência da instituição arquivística estadual.
Numa abordagem renovada e posta em prática pelos arquivistas australianos, a avaliação deixou de ter como objeto as grandes massas documentais acumuladas, deslocando seu interesse para
os documentos cujo potencial informativo possa alimentar as principais linhas de pesquisa praticadas pelos historiadores.
a tecnologia da informação aplicada aos arquivos e os requisitos dos sistemas capazes de operar a rápida substituição do papel por suportes que não envolvam as mesmas dificuldades de armazenamento.
estratégias documentais menos ortodoxas, como as resultantes da chamada história oral.
as unidades informacionais que permitam identificar, a partir da análise do conteúdo, os documentos destinados à guarda permanente.
as atividades que, no âmbito do funcionamento das instituições, impliquem a produção e o recebimento de documentos dos mais diversos tipos, formatos e suportes.
Pode-se afirmar que o Ato da Mesa no 62, de 29 de maio de 1985, que dispõe sobre os arquivos da Câmara dos Deputados, tem inegável caráter pioneiro em relação à legislação arquivística brasileira, pois antecipa a necessidade de
digitalizar os documentos em suporte-papel, diminuindo as grandes massas acumuladas.
terceirizar os encargos de guarda e acesso, tornando mais ágil a gestão de documentos da fase intermediária.
eximir a Coordenação de Arquivo de toda e qualquer responsabilidade sobre a integridade física dos documentos.
condicionar o processo de avaliação ao levantamento da produção documental da instituição.
deixar a critério de cada unidade administrativa a decisão sobre os instrumentos informatizados de controle do acervo.
Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições
da comissão de avaliação, como
estabelecer a temporalidade dos documentos da instituição.
atender à consulta de agentes administrativos e de pesquisadores.
programar ações educativas e de difusão do acervo.
elaborar instrumentos de controle e de acesso ao arquivo intermediário.
proceder ao registro e classificação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara.
Um Fundo de Arquivo é:
um conjunto de documentos textuais que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;
um conjunto de coleções de documentos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;
um conjunto de documentos de toda natureza que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade
um conjunto de documentos recebidos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;
um conjunto de documentos expedidos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade.
As três fases ou idades do ciclo vital dos documentos são:
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.
Papel, microfilme e papel fotográfico são gêneros documentais.
Com base na Teoria das Três Idades, a aplicação dos critérios de avaliação efetiva-se na fase:
À passagem dos documentos para o arquivo permanente é atribuído o nome técnico de
transferência.
seleção.
recolhimento.
registro de entrada.
autenticação.
O esquema segundo o qual se organizam os arquivos permanentes é conhecido como
notação binária.
quadro de arranjo.
termo de encerramento.
sucessão arquivística.
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