Questões de Arquivologia

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Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.

A administração da documentação pública ou de caráter público no âmbito municipal é de competência da instituição arquivística estadual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa abordagem renovada e posta em prática pelos arquivistas australianos, a avaliação deixou de ter como objeto as grandes massas documentais acumuladas, deslocando seu interesse para

  • A.

    os documentos cujo potencial informativo possa alimentar as principais linhas de pesquisa praticadas pelos historiadores.

  • B.

    a tecnologia da informação aplicada aos arquivos e os requisitos dos sistemas capazes de operar a rápida substituição do papel por suportes que não envolvam as mesmas dificuldades de armazenamento.

  • C.

    estratégias documentais menos ortodoxas, como as resultantes da chamada história oral.

  • D.

    as unidades informacionais que permitam identificar, a partir da análise do conteúdo, os documentos destinados à guarda permanente.

  • E.

    as atividades que, no âmbito do funcionamento das instituições, impliquem a produção e o recebimento de documentos dos mais diversos tipos, formatos e suportes.

Pode-se afirmar que o Ato da Mesa no 62, de 29 de maio de 1985, que dispõe sobre os arquivos da Câmara dos Deputados, tem inegável caráter pioneiro em relação à legislação arquivística brasileira, pois antecipa a necessidade de

  • A.

    digitalizar os documentos em suporte-papel, diminuindo as grandes massas acumuladas.

  • B.

    terceirizar os encargos de guarda e acesso, tornando mais ágil a gestão de documentos da fase intermediária.

  • C.

    eximir a Coordenação de Arquivo de toda e qualquer responsabilidade sobre a integridade física dos documentos.

  • D.

    condicionar o processo de avaliação ao levantamento da produção documental da instituição.

  • E.

    deixar a critério de cada unidade administrativa a decisão sobre os instrumentos informatizados de controle do acervo.

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

da comissão de avaliação, como

  • A.

    estabelecer a temporalidade dos documentos da instituição.

  • B.

    atender à consulta de agentes administrativos e de pesquisadores.

  • C.

    programar ações educativas e de difusão do acervo.

  • D.

    elaborar instrumentos de controle e de acesso ao arquivo intermediário.

  • E.

    proceder ao registro e classificação dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara.

Um Fundo de Arquivo é:

  • A.

    um conjunto de documentos textuais que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;

  • B.

    um conjunto de coleções de documentos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;

  • C.

    um conjunto de documentos de toda natureza que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade

  • D.

    um conjunto de documentos recebidos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade;

  • E.

    um conjunto de documentos expedidos que qualquer corpo administrativo, qualquer pessoa física ou jurídica tenha reunido, automática e organicamente, em razão de suas funções ou de sua atividade.

As três fases ou idades do ciclo vital dos documentos são:

  • A. ativa, corrente e permanente;
  • B. corrente, intermediária e permanente;
  • C. semi-ativa, intermediária e permanente;
  • D. administrativa, corrente e permanente;
  • E. administrativa, ativa e semi-ativa.

Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

Papel, microfilme e papel fotográfico são gêneros documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na Teoria das Três Idades, a aplicação dos critérios de avaliação efetiva-se na fase:

  • A. permanente;
  • B. histórica;
  • C. intermediária;
  • D. conceitual;
  • E. corrente.

À passagem dos documentos para o arquivo permanente é atribuído o nome técnico de

  • A.

    transferência.

  • B.

    seleção.

  • C.

    recolhimento.

  • D.

    registro de entrada.

  • E.

    autenticação.

O esquema segundo o qual se organizam os arquivos permanentes é conhecido como

  • A.

    notação binária.

  • B. reintegração.
  • C.

    quadro de arranjo.

  • D.

    termo de encerramento.

  • E.

    sucessão arquivística.

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