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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Para um eficiente programa de conservação preventiva, é preciso
preencher as falhas dos documentos com polpa de papel.
promover a digitalização dos documentos por processo fotostático.
aumentar o grau de acidez e oxidação dos documentos em suporte-papel.
evitar oscilações acentuadas de temperatura e umidade nos depósitos de documentos.
plastificar e encapsular os documentos avulsos, inibindo a penetração de raios ultravioletas.
O método funcional de arranjo pressupõe o conhecimento da entidade produtora, baseando-se especialmente em
sua estrutura organizacional.
seu organograma.
seu ciclo vital.
sua jurisdição.
suas atividades.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Dentre os fatores que concorrem para a conservação preventiva de documentos é correto citar
a exposição à luz natural.
o emprego de solventes e cera na limpeza dos pisos.
a plastificação das folhas avulsas.
a aplicação de fita adesiva nas áreas mutiladas do papel.
o monitoramento da temperatura e da umidade relativa do ar.
A série pode ser definida como
conjunto de documentos reunidos em torno de um evento.
configuração formal assumida pelos documentos de acordo com seu suporte.
seqüência de unidades de um mesmo tipo documental.
processo acumulado no decurso de uma ação administrativa ou judiciária.
contexto (estrutural ou funcional) em que se produzem os documentos.
Uma das pretensões da Norma Brasileira de Descrição Arquivística - Nobrade é
dotar o Brasil de normas compatíveis com as internacionais em vigor.
incentivar a redundância, como estratégia de formação para os profissionais da área.
demarcar, como meio preferencial de análise, a trajetória que vai do particular para o geral.
evitar formas discursivas para proceder à contextualização dos documentos.
abarcar, em um único nível, todas as características do documento.
O programa descritivo de uma instituição arquivística deve priorizar
edição de textos e catálogos seletivos.
guias e inventários.
índices e catálogos.
catálogos seletivos e guias.
catálogos e inventários.
Um guia de arquivo
apresenta thesaurus que reflete as relações hierárquicas dos documentos do acervo.
toma como unidade de descrição os itens documentais.
indexa nomes de instituições, pessoas e lugares referidos nos documentos.
contém informações sumárias sobre os serviços prestados pela instituição.
reproduz, em sua estrutura, o arranjo físico dos documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Ao conjunto de medidas e rotinas visando à racionalização e à eficiência na criação, tramitação, classificação, uso primário e avaliação de documentos de arquivo costuma-se denominar
sistema de informações.
gestão de documentos.
base de dados.
ciência da informação.
gerenciamento de dados.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Na implantação de um sistema estadual de arquivos, o diagnóstico da situação das unidades produtoras de documentos é o instrumento que
identifica as competências, funções e atividades do poder público estadual, correlacionando-as com os documentos que as viabilizam e comprovam.
combina elementos físicos e lógicos no processamento automático de dados das diferentes áreas do governo.
permite obter a mesma polaridade dos documentos originais produzidos pelos organismos da administração direta e indireta.
avalia o suporte lógico dos diferentes sistemas operacionais aplicados às atividades-fim e atividadesmeio do governo estadual.
estabelece relação de equivalência entre diferentes sistemas de notação adotados nas secretarias de Estado.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
São rotinas dos serviços de protocolo:
recebimento de correspondência e elaboração de inventários topográficos da documentação.
autuação de processos e reprodução do material a ser descartado.
coordenação de equipes de avaliação e elaboração de tabelas de temporalidade.
ações de conservação preventiva e montagem de guia do acervo.
distribuição de correspondência e controle de tramitação dos documentos.
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