Questões de Arquivologia

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

O arquivamento é uma atividade importante relacionada à prática arquivística, uma vez que no arquivo encontra-se toda a documentação necessária para a comprovação de direitos nas organizações. Dessa maneira, é correto afirmar que o arquivo só cumprirá sua função probatória (prova) se a documentação estiver:

  • A. guardada em gavetas.
  • B. tecnicamente organizada.
  • C. arrumada por ordem de chegada.
  • D. separada por data.

Considere os dois modelos de tabelas de temporalidade a seguir.

 

A diferença fundamental entre as tabelas de temporalidade anteriormente mostradas é o

  • A.

    fato de o modelo do estado de São Paulo não contemplar a idéia de fase corrente.

  • B.

    ausência da classificação no modelo do CONARQ.

  • C.

    uso da tipologia documental pelo modelo do estado de São Paulo.

  • D.

    unidade de tempo no modelo do CONARQ.

Alguns conceitos básicos de arquivologia que visam mais especificamente a esfera pública devem ser conhecidos pelos funcionários que irão produzir, manipular e guardar documentos em órgãos e instituições dessa esfera. Nessa perspectiva, julgue os próximos itens.

São considerados arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos — ao longo de suas funções e atividades administrativas, legislativas e judiciárias — por órgãos e entidades públicas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais, por agentes do poder público, empresas públicas, sociedades de economia mista e por organizações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

No método numérico de arquivamento, o número é o elemento principal para a organização do arquivo. Por ser numérico, pertence ao sistema indireto de busca. De acordo com a afirmativa, para localizar a documentação através desse método, é necessário fazer primeiro, a consulta ao:

  • A. manual do arquivo.
  • B. índice auxiliar alfabético.
  • C. guia de operações de arquivamento.
  • D. esquema de classificação dos documentos.

Julgue os itens seguintes, referentes à classificação de documentos.

Os documentos encaminhados para arquivamento devem ser identificados com o respectivo código de classificação — um conjunto de símbolos, normalmente letras e(ou) números —, derivado do plano de classificação do órgão ou instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Pela necessidade de consulta rápida às informações contidas nos documentos de arquivo, é correto dizer que esses documentos devem ficar arquivados de forma vertical, ou seja, um atrás do outro. Portanto, os documentos que estão em curso, que fazem parte do arquivo corrente, devem ficar arquivados em pastas:

  • A. com divisórias.
  • B. de mesa.
  • C. de cano duplo.
  • D. suspensas.

Julgue os itens a seguir, considerando os princípios e conceitos arquivísticos conforme mencionados na legislação brasileira no que é pertinente a essa área.

Denomina-se gestão de documentos um dado conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos de valor primário até o encaminhamento para sua destinação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à classificação de documentos.

O plano de classificação é o instrumento de controle do depósito de um arquivo, destinado a indicar a disposição física das estantes ou outros equipamentos de armazenamento usados, bem como de cada unidade de arquivamento, permitindo a rápida localização dessas unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos são atividades referentes às ações arquivísticas, denominadas:

  • A. arquivamento.
  • B. protocolo.
  • C. circulação.
  • D. triagem.

Considerando as atividades relacionadas à gestão documental e aos arquivos correntes, julgue os próximos itens.

A organização da documentação pública visa à racionalização do fluxo documental, tornando-se instrumento de eficácia administrativa ao garantir maior agilidade e segurança no gerenciamento e na recuperação das informações, o que contribui para a modernização da própria administração pública do País. Dessa forma, favorece também o cidadão, que tem, no acesso a documentos e informações, um meio de buscar a garantia de seus direitos.

  • C. Certo
  • E. Errado
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