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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Um Auxiliar Judiciário de Serviços Gerais recebeu a incumbência de arquivar alguns processos e deparou-se com os seguintes nomes:
− Antonio da Silva Júnior.
− Antonio Amaral de Souza Filho.
− Antonio Mendes Salgado Neto.
Sabendo que o arquivamento é feito por sobrenome, a ordem correta será
cada processo em uma letra: F − Filho, N − Neto e J − Júnior.
Amaral de Souza na letra A, Salgado Neto e Silva Júnior na letra S.
Salgado, Souza e Silva Júnior, nesta seqüência, na letra S.
Amaral de Souza na letra A, Mendes Salgado na letra M e Silva Júnior na letra S.
Salgado, Silva e Souza, nesta seqüência, na letra S.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Os sistemas de acondicionamento, como mobiliário e embalagens de materiais duráveis e estáveis, são fundamentais para a preservação dos documentos.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
O acondicionamento tem por objetivo a proteção dos documentos que não se encontram em boas condições ou a proteção dos já tratados e recuperados, armazenando-os de forma segura. Devem ser confeccionados com material de qualidade arquivística e necessita ser projetado apropriadamente para o fim a que se destina.
Os principais materiais utilizados são os papelões de diversas gramaturas, empregados na construção de caixas, os papéis e cartões neutros ou alcalinos utilizados na confecção de fôlderes e pastas.
Os livros em mau estado de conservação podem ser protegidos, conforme o caso, em caixas ou envoltos em papéis ou ainda em jaquetas de poliéster. Cada situação requer uma análise e depende diretamente das condições em que se apresenta o documento.
Os infólios devem ser guardados na horizontal, em estantes especiais. As obras raras em precárias condições de conservação devem ser colocadas em caixas forradas com papel pH neutro-alcalino. Os livros podem ser guardados empilhados, e o limite por prateleira deve ser de 30 livros.
O armazenamento é o sistema que recebe o documento, acondicionado ou não, para ser guardado. Constitui-se de estantes, arquivos, mapotecas e armários que não devem ser confeccionados em madeira, fórmica ou metal sem tratamento.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.
Para facilitar a localização dos documentos, o assistente administrativo, além de separá-los por classe, deve ordenálos dentro de cada pasta, caixa, gaveta ou outra embalagem que for utilizada. Para isso, ele deve utilizar os chamados métodos de arquivamento ou métodos de ordenação, entre os quais identificam-se o método alfabético, o numérico, o cronológico e o geográfico.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2006
Assinale a opção que apresenta a maneira correta de armazenar nomes de pessoas, segundo o método alfabético.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.
A gestão de documentos envolve operações e procedimentos na fase corrente, mas não faz referências às atividades na fase intermediária.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
A respeito das propriedades dos compostos que constituem a estrutura do papel, é correto afirmar que:
a celulose é o principal componente de matéria fibrosa que constitui a estrutura do papel. É um polímero linear à base de amido. É sintetizada pelos vegetais pelo processo de fotossíntese (reação química entre dióxido de carbono e água, na presença de clorofila e luz).
a lignina é um polímero natural, amorfo e de composição química complexa, que confere fragilidade às fibras de celulose. Devido à sua reatividade, pode se tornar fortemente colorida, o que explica o progressivo amarelecimento dos papéis.
hemilcelulose são polímeros de glicose constituídos por cadeias de moléculas longas e ramificadas. São responsáveis por diversas propriedades de pastas celulósicas.
a celulose não é solúvel em água. É essa propriedade que confere resistência ao papel quando submetido a qualquer tratamento com água e permite a separação da lignina, que se dissolve com o calor em solução de soda cáustica ou bissulfeto de cálcio.
os aditivos são materiais que, adicionados em pequenas quantidades, conferem determinadas características aos papéis. Fazem parte dos aditivos as cargas destinadas a dar transparência, lisura e printabilidade aos papéis e os agentes de colagem que atuam como aglomerantes das fibras e podem ter natureza ácida ou natureza alcalina.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.
As três fases de um programa de gestão de documentos são produção, utilização e conservação, e destinação.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
Analise as afirmativas a seguir:
I. A higienização é um tratamento para eliminar sujidades extrínsecas às obras; dessa maneira, ajuda na identificação de qualquer tipo de ataque de microrganismos ao acervo. O alto teor de umidade relativa em acervos umedece a poeira sobre os documentos fazendo com que ela penetre entre as fibras de papel causando manchas nos pontos onde há maior concentração de poeira.
II. Para a limpeza de livros em mesas de higienização, deve- -se primeiro limpar a lombada e pastas anterior e posterior com trincha, pincel macio ou flanela macia, dependendo do estado de conservação; depois, segurando o livro pela lombada e apertando o miolo, limpar os cortes com uma trincha ou pincel macios iniciando da cabeça do livro. O miolo deve ser limpo com pincel folha a folha, numa primeira higienização, e as folhas devem ser oxigenadas várias vezes.
III. Os papéis de arquitetura (em geral vegetal) podem ser limpos com pó de borracha, após testes. Muito sensíveis à água, esses papéis podem ter distorções causadas pela umidade que são reversíveis e de fácil remoção.
Assinale:
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Carta, ata, relatório, edital, e decreto são definidos segundo uma certa categorização de documentos arquivísticos. Assinale a definição que melhor conceitua essa categorização:
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.
A concepção e a preparação de formulários, correspondências, informes e diretrizes são atividades de um programa de gestão de documentos.
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