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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação. Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:
A UNESCO, por meio do Ramp/PGI, abordou o importante tema da gestão de documentos, a partir de um trabalho de James Rhoads, intitulado A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação. Segundo esse autor, um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, deveria envolver as seguintes fases: produção; utilização e conservação; destinação. A fase de produção é formada pelos seguintes elementos:
criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nesses processos.
identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.
plano de classificação, tabela de temporalidade, instrumento de pesquisa, quadro de arranjo e listagem de eliminação.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para o Arquivo Nacional, avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções.
Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.
Conseguir a participação ativa de autoridade da área administrativa, conhecer o funcionamento da instituição a que está subordinado o arquivo e conhecer as atividades típicas referentes às várias fases de arquivamento são requisitos para o processo de avaliação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A gestão de documentos veio contribuir para as funções arquivísticas sob diversos aspectos. Não se inclui entre tais contribuições
garantir que as políticas e atividades dos governos fossem documentadas adequadamente.
garantir que menor número de documentos inúteis e transitórios fossem reunidos a documentos de valor permanente.
garantir a melhor organização desses documentos, caso atingissem a fase permanente.
inibir a eliminação de documentos de valor primário.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para o Arquivo Nacional, avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções.
Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.
Há inúmeras possibilidades de serem inventadas técnicas que reduzam o trabalho de decidir sobre os valores dos documentos a uma operação mecânica.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O diagnóstico da situação arquivística é um instrumento fundamental para se conhecer a amplitude dos problemas e construir soluções adequadas. Assinale a opção incorreta sobre o diagnóstico.
O estado de conservação dos documentos é uma informação relevante e deve ser incluída no diagnóstico.
O diagnóstico é uma fase que precede a elaboração do plano de classificação e da tabela de temporalidade.
O conhecimento sobre a existência ou não de padronização de uso do mobiliário e do material de acondicionamento é um dos elementos do diagnóstico.
O diagnóstico pode ser elaborado simultaneamente ao instrumento de pesquisa.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Para o Arquivo Nacional, avaliar é estabelecer preceitos capazes de orientar a ação dos responsáveis pela análise e seleção de documentos, com vistas à fixação de prazos para sua guarda ou eliminação, contribuindo para a racionalização dos arquivos públicos. No Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, a avaliação é definida como o processo de análise de arquivos, visando estabelecer sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos. Para a ABNT, avaliação é o processo de análise da documentação de arquivo, visando estabelecer a sua destinação, de acordo com seus valores probatórios e informativos. Na Instrução Normativa n.º 1/1986 CD-CEDI/CoArq., da Câmara dos Deputados, a avaliação é definida como análise e fixação do destino final dos documentos produzidos e recebidos pela Câmara dos Deputados, em caráter oficial (...) no desempenho de suas funções.
Com base nas afirmações acima, julgue os itens a seguir, acerca do processo de avaliação de documentos de arquivo.
A avaliação de documentos não fornece subsídios à fixação de prazos para guarda ou eliminação de documentos
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em um diagnóstico da situação arquivística, é fundamental quantificar o acervo documental. As informações quantitativas servirão para prever tempo, equipe e material. Acerca da quantificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.
As ampliações fotográficas devem ser mensuradas por metro linear.
Os negativos fotográficos devem ser quantificados por fotograma.
Os mapas e plantas devem ser mensurados por metro cúbico.
Os filmes cinematográficos devem ser quantificados pelo número de planos existentes em cada rolo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos arquivos correntes, é correto afirmar que
os documentos têm valor secundário.
o acesso aos documentos é aberto.
a sua localização física tem de ser fora do setor de trabalho.
a conservação é justificada por apoiar as atividades cotidianas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação aos arquivos intermediários, assinale a opção incorreta.
Os documentos têm valor primário.
O acesso aos documentos é restrito aos acumuladores ou às pessoas autorizadas.
A justificativa para sua conservação está em razões administrativas, técnicas, legais ou fiscais.
Os documentos representam de 5% a 10% do que havia sido acumulado nos arquivos correntes.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2006
O uso de condicionadores de ar para a climatização de um arquivo deve:
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