Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, julgue os itens seguintes.
Ponto de acesso é o espaço físico destinado à pesquisa, identificação e localização de um acervo arquivístico.
O arquivo público, por meio de suas atividades culturais, pode
permitir o livre acesso dos consulentes aos depósitos de documentos.
selecionar os documentos mais importantes do acervo, distribuindo-os para instituições congêneres.
transformar-se em centro de memória, classificando os documentos em função das demandas dos pesquisadores.
contribuir para o desenvolvimento da noção de cidadania e reforçar a importância do patrimônio arquivístico.
promover a reavaliação do acervo permanente, levando em conta a freqüência com que os documentos são consultados.
Analise os conceitos a seguir:
I. Documento oficial é aquele emitido ou reconhecido por instituição do poder público.
II. A duplicata consiste em dois ou mais exemplares de um mesmo documento.
III. O emissor é a pessoa ou entidade responsável pela produção de um documento, independente de conter assinatura.
IV. A guia-fora é um indicador colocado no lugar de um documento para assinalar sua remoção temporária.
Assinale a quantidade de itens corretos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao tratamento de um fundo arquivístico, julgue os itens subseqüentes.
Um órgão, para ser considerado um fundo de arquivo, deve ter atribuições precisas, estabelecidas por lei.
Com base na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, julgue os itens seguintes.
Unidade de descrição é a menor unidade arquivística intelectualmente indivisível.
O serviço educativo de um arquivo público está voltado para
a colaboração com as atividades didáticas do ensino fundamental e médio, sobretudo na área de História.
o treinamento de seus próprios funcionários e de funcionários de empresas particulares.
o preparo de dissertações e teses de História dos cursos de pós-graduação.
a orientação dos estudantes que pretendem ingressar nos cursos superiores de Arquivologia.
a cooperação técnica com os arquivos da secretaria da Educação.
A atividade de avaliação documental tem por finalidade:
I. orientar o usuário sobre o acesso aos documentos de seu interesse.
II. permitir a eliminação de documentos destituídos de valor primário e secundário.
III. distribuir os documentos de um arquivo conforme sua classificação.
IV. otimizar recursos humanos e materiais.
A quantidade dos itens corretos é igual a
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação ao tratamento de um fundo arquivístico, julgue os itens subseqüentes.
O uso do princípio do respeito aos fundos como norteador do arranjo mantém a integridade dos conjuntos documentais como informação.
Com base na Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística, julgue os itens seguintes.
Incorporação é o acréscimo de documentos a uma unidade de descrição já custodiada por um arquivo.Deve-se evitar a redundância de informação em descrições hierarquicamente relacionadas.
De acordo com a Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências, o órgão a quem compete o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo poder executivo federal é o
Arquivo do Distrito Federal.
Arquivo Nacional.
Arquivo Municipal do Rio de Janeiro.
Arquivo da Câmara dos Deputados.
Gabinete do Presidente da República.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...