Questões de Arquivologia do ano 2004

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As pastas abaixo deverão ser arquivadas segundo as regras de alfabetação.

I – Terceiro Seminário Brasileiro de Pesquisa.

II – XX Congresso de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

III – 9o Simpósio de Diretores de Bibliotecas Universitárias da América Latina.

IV – Décimo Sétimo Encontro de Indexadores de Periódicos.

V – 15o Encontro Nacional de Informação e Documentação Jurídica.

A ordem correta de arquivamento é:

  • A. I – III – IV – V – II.
  • B. I – IV – II – V – III.
  • C. II – IV – V – I – III.
  • D. II – V – IV – I – III.
  • E. E) IV – V – II – III – I.

Assinale a afirmação INCORRETA a respeito do método de alfabetação para nomes de pessoas.

  • A.

    Quando os sobrenomes são iguais, prevalece a ordem alfabética dos prenomes

  • B.

    Sobrenomes compostos de substantivo e adjetivo (como Monte Verde) não são separados.

  • C.

    Sobrenomes iniciados com a palavra Santa (como Santa Cruz) são compostos e não se separam.

  • D.

    Títulos que acompanham nomes, como General ou Ministro, são considerados na alfabetação.

  • E.

    Os nomes orientais (japoneses ou árabes, por exemplo) são registrados exatamente como se apresentam.

Indique a opção em que as firmas mencionadas estão apresentadas na ordem adequada, de acordo com as regras de alfabetação.

  • A.

    O Globo – Jornal do Brasil – A Tarde

  • B.

    Fundação Banco do Brasil – Fundação Getúlio Vargas – Fundação dos Correios.

  • C.

    Jorge Zahar Editor – Editora Nova Fronteira – Areal Editores

  • D.

    Roditi Joalheiros – H. Stern – Amsterdam Sauer.

  • E.

    Alumibrás – Associação Brasileira de Imprensa – Associação dos Analistas de Sistemas

O método numérico simples é indireto porque:

  • A.

    a documentação é arquivada em pastas miscelâneas, que devem conter de 10 a 20 correspondentes cada uma

  • B.

    a atribuição de números aos correspondentes é feita segundo ordenação alfabética, sem preocupação com a ordem de entrada.

  • C.

    tem ampla aplicação nos arquivos especiais – discos, fotografias, filmes, fitas sonoras – mediante ligeiras adaptações.

  • D.

    requer consulta a um índice alfabético remissivo, que fornecerá o número sob o qual a pasta ou o documento foi arquivado.

  • E.

    pode-se aproveitar o número de uma pasta que venha a vagar, para não manter pastas sem utilidade no arquivo.

Você recebe a tarefa de organizar um arquivo geográfico por estados. As seis primeiras pastas são:

As pastas devem ser arquivadas na seguinte ordem:

  • A.

    3 - 6 - 4 - 1 - 5 - 2.

  • B.

    5 - 3 - 4 - 1 - 6 - 2.

  • C.

    5 - 6 - 3 - 2 - 1 - 4.

  • D.

    6 - 3 - 1 - 4 - 5 - 2.

  • E.

    6 - 3 - 5 - 2 - 1 - 4.

Considerando a polissemia do termo arquivo, assinale qual das assertivas abaixo não corresponde a uma de suas definições.

  • A.

    Conjunto de documentos colecionados por pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, ao longo de sua existência.

  • B.

    Acumulação ordenada de documentos criados por uma instituição ou pessoa no curso de sua atividade e preservados para a consecução de seus objetivos políticos, legais e culturais.

  • C.

    Documentos produzidos ou usados no curso de um ato administrativo ou executivo de que são parte constituinte.

  • D.

    Entidade administrativa responsável pela custódia, pelo tratamento documental e pela utilização dos arquivos.

  • E.

    Edifício onde são guardados os arquivos.

Corpo de conceitos e métodos, originalmente desenvolvidos nos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de provar a autenticidade e a fidedignidade dos documentos. Essa definição corresponde ao conceito de

  • A. paleografia.
  • B. sigilografia.
  • C. arquivologia.
  • D. filologia.
  • E. diplomática.

Assinale a opção que não se caracteriza como atividade de gestão de documentos.

  • A.

    Inspeção

  • B.

    Avaliação

  • C.

    Destinação

  • D. Descrição
  • E. Eliminação

O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo – SIGA, criado pelo Decreto nº 4.915, de dezembro de 2003, tem por finalidade

I. disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo.

II. racionalizar a produção da documentação arquivística pública.

III. racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública.

IV. preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal.

A quantidade de itens corretos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3
  • E. 4

O levantamento da produção documental é realizado pelas organizações interessadas em obter dados sobre os documentos produzidos por suas unidades e permite diagnosticar problemas existentes na gestão de documentos. Assim sendo, as informações relacionadas a seguir são fundamentais para a definição de um quadro geral, exceto

  • A.

    produtor do documento.

  • B.

    trâmite cumprido pelo documento.

  • C.

    localização de vias e cópias.

  • D.

    quantificação do acervo.

  • E.

    freqüência de uso.

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