Questões de Arquivologia do ano 2006

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Agindo em conformidade com os princípios e as práticas geralmente reconhecidas, o primeiro dever do arquivista é o de manter a integridade dos documentos que são valorizados por seus cuidados e sua vigilância. A conservação deve ser medida preventiva consistindo, sobretudo, na higienização ambiental.

Assim sendo, para melhor conservar os documentos, o arquivista deve

I. lavar as mãos antes de tocá-los.

II. amarrar os documentos com barbante, antes de colocar nas caixas.

III. grampear os documentos para evitar perda.

IV. limpá-los com pano úmido em álcool ou produto químico similar.

V. acondicionar adequadamente os documentos e colocá-los em caixas previamente identificadas.

Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s):

  • A.

    apenas a proposição IV.

  • B.

    apenas as proposições II e V.

  • C.

    apenas as proposições III e IV.

  • D.

    apenas as proposições I e V.

  • E.

    apenas as proposições I, II e III.

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Para facilitar a localização dos documentos, o assistente administrativo, além de separá-los por classe, deve ordenálos dentro de cada pasta, caixa, gaveta ou outra embalagem que for utilizada. Para isso, ele deve utilizar os chamados métodos de arquivamento ou métodos de ordenação, entre os quais identificam-se o método alfabético, o numérico, o cronológico e o geográfico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A questão da avaliação de documentos é uma das mais importantes no contexto da teoria arquivística. Considerando a legislação vigente, assinale a opção correta acerca da eliminação de documentos de arquivo de valor permanente oriundos do Poder Judiciário.

  • A.

    A eliminação é prevista em lei e autorizada para todos os processos cujo arquivamento tenha ocorrido há mais de trinta anos.

  • B.

    Nunca poderá ocorrer eliminação, devendo tais documentos ser preservados indefinidamente.

  • C.

    Quando ocorrer eliminação de documentos, deverá ser utilizada a fragmentação mecânica, por questões de segurança das informações e a fim de possibilitar a reciclagem dos papéis.

  • D.

    A eliminação é permitida apenas quando prevista em tabela de temporalidade, devendo ocorrer no processo de transferência para o arquivo intermediário.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com a abrangência de sua atuação, o arquivo que fica junto aos órgãos operacionais e cumpre as funções de arquivo corrente, onde a documentação ainda está em curso, facilitando sua movimentação, é definido como arquivo:

  • A. especializado.
  • B. setorial.
  • C. central.
  • D. departamental.

Quando arquivamos podemos realizar anotações como "Veja também", indicando que o assunto ou nome possui outras ligações importantes. Esta ação tem a finalidade de informar a quem for consultar o arquivo que determinado assunto ou nome está arquivado em tal pasta. Essas orientações vêm em pequenas fichas, colocadas em índices, ou inseridas nas respectivas pastas, escritas em folhas de papel. A esse procedimento denominamos:

  • A.

    Método específico.

  • B.

    Referência cruzada.

  • C.

    Tiras de inserção.

  • D.

    Transferência permanente.

Sobre documentação apenas é INCORRETO afirmar:

  • A.

    A documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, conforme sua organização, utilização e finalidade.

  • B.

    A classificação representa um agrupamento de documentos distribuídos em classes, que designam grupos de coisas, de assuntos, de idéias ou de pessoas.

  • C.

    A documentação assume natureza oficial quando sua organização e utilização destinam-se a fins estritamente comerciais.

  • D.

    No passado a documentação era estática e nos dias atuais assume uma característica predominantemente dinâmica.

A eficácia é o resultado da busca contínua de conhecimentos, técnicas, observações e métodos de trabalho. Há normas que nos ajudam a aumentar a produtividade. Assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas normas.

  • A.

    Evitar amontoar assuntos pendentes.

  • B.

    Fixar um horário para todas as tarefas.

  • C.

    Organizar o espaço de modo que tudo esteja à mão.

  • D.

    Dedicar as primeiras horas do dia para obrigações adiáveis e para tarefas mais árduas.

Obedecendo às regras de alfabetação (letra por letra), a ordem de arquivamento dos nomes abaixo é:

1-Maria Alvinegra, 2-Maria Benedita, 3-Maria Bravata, 4- Marianna Mesquatra, 5-Mariene Ferreira.

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5;

  • B.

    1, 2, 3, 5 e 4;

  • C.

    1, 3, 5, 2 e 4;

  • D.

    2, 1, 5, 4 e 3;

  • E.

    5, 1, 2, 3 e 4.

Considere a organização dos documentos abaixo, através do método geográfico que tem a cidade como referência:

1-Campos / Rio de Janeiro / Francisco Alvarenga 2-Itaboraí / Rio de Janeiro / Antonio Marcos 3-Manaus / Amazonas / J. M. Pacheco 4-Rio Bonito / Rio de Janeiro / Nicea Lucia 5-São Paulo / São Paulo / Bárbara Santos e Silva

A ordem correta é:

  • A.

    1, 2, 3, 4 e 5;

  • B.

    2, 3, 4, 5 e 1;

  • C.

    4, 3, 2, 5 e 1;

  • D.

    5, 3, 1, 4 e 5;

  • E.

    5, 3, 2, 1 e 4.

A ordenação correta dos nomes abaixo, sob o critério palavra por palavra da regra de alfabetação, é:

1-Francisco Alves, 2-Francisco Alvarenga, 3-Francisco Silva, 4-Francisco Bernardo, 5-Francisco das Almas

  • A.

    2, 3, 4, 5 e 1;

  • B.

    4, 3, 2, 5 e 1;

  • C.

    5, 2, 1, 4 e 3;

  • D.

    5, 3, 1, 4 e 5;

  • E.

    5, 3, 2, 1 e 4.

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