Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Alguns estudos dedicados à função cultural dos arquivos têm como modelo a ação cultural dos museus. Uma simples análise das funções essenciais de um museu e de um arquivo evidencia diferenças importantes que inviabilizam ou tornam difícil a utilização do modelo citado. Considerando a participação dos arquivos na concepção e execução de atividades culturais das instituições, julgue os itens a seguir.
I. O arquivo deve buscar o equilíbrio entre as atividades do tipo cultural e a função de suporte na gestão administrativa da instituição.
II. A realização de atividades culturais no arquivo deve subordinar-se à política nacional de arquivos.
III. A integração das atividades do arquivo na política cultural projeta-o para uma dimensão além daquela dos pesquisadores.
Assinale a opção correta.
O que vem a ser um Fundo Fechado:
Assinale a opção que corresponde ao conceito de valor mediato.
Os itens abaixo correspondem a áreas estabelecidas pela Norma Internacional de Descrição Arquivística - ISAD (g), a serem contempladas no trabalho de descrição, exceto,
Com relação aos instrumentos de pesquisa, pode-se afirmar que
O fundo fechado constitui um conjunto de documentos com data:
apenas inicial.
periódica.
histórica.
Arranjo é a denominação atribuída tradicionalmente à classificação nos arquivos permanentes, que compreende a ordenação dos documentos em:
fundos dentro das séries e se necessário, das séries dentro dos itens documentais.
séries dentro dos fundos e dos subgrupos dentro dos itens documentais.
fundos, dentro destes por séries e, se necessário, por itens documentais dentro das séries.
subgrupos dentro dos itens documentais e dentro dos fundos.
Os princípios teóricos da moderna arquivística e suas aplicações desenvolvidas nas atividades de arranjo e descrição aplicam-se:
às instituições arquivísticas de grande porte.
às bibliotecas e museus.
aos acervos arquivísticos privados e públicos.
às coleções de instituições públicas e privadas.
Instrumento de pesquisa que descreve as unidades de arquivamento de um fundo, ou parte dele, cuja apresentação obedece a uma ordenação lógica.
(Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística - Arquivo Nacional, 2005)
O instrumento de pesquisa descrito acima é:
Diretrizes gerais para a preparação de descrições arquivísticas foram estabelecidas internacionalmente em 1999 pela Norma ISAD (G), que muito vem contribuindo para garantir o acesso aos documentos de arquivo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. As regras para descrição arquivística estabelecidas na Norma ISAD (G) identificam e definem 50 elementos que podem ser combinados para constituir a descrição de uma entidade arquivística.
II. O princípio de que a descrição arquivística procede do geral para o particular é uma conseqüência prática do princípio do respeito aos fundos.
III. Dentre os elementos abrangidos nas regras gerais para a descrição arquivística são imprescindíveis para o intercâmbio internacional: código de referência, título, produtor, data(s), dimensão da unidade de descrição e nível de descrição.
Assinale:
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente as afirmativas III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...