Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A autuação de documentos é atividade típica do
arquivo corrente.
arquivo central.
protocolo.
arquivo intermediário.
arquivo setorial.
Nas instituições em que há descentralização das atividades de controle (protocolo) e de arquivos, recomenda-se
o uso do método numérico decimal para ordenação dos documentos.
a adoção de tabelas auxiliares para classificação dos conjuntos documentais.
a criação de uma coordenação central, com funções normativas e orientadoras.
a elaboração de tabelas de temporalidade específicas para cada órgão setorial.
a microfilmagem sistemática dos documentos produzidos, com sua posterior digitalização.
Arquivologia - Sistemas e métodos de arquivamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.
O método alfabético é um dos métodos de arquivamento de documentos e tem o nome como principal elemento a ser considerado.
São exemplos de gênero documental, de acordo com o Arquivo Nacional (ESTEVÃO, Silvia Ninita de Moura, coord. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005. p. 99), os documentos audiovisuais, os bibliográficos, os cartográficos, os eletrônicos, os filmográficos, os iconográficos, os micrográficos e os textuais. Percebe-se, assim,
uma perfeita sintonia entre o sentido adotado por Rosely Curi Rondinelli, expresso no caput da pergunta anterior, e aquele preconizado pelo Arquivo Nacional.
a inclusão dos documentos bibliográficos dentro da categoria dos textuais.
uma combinação heterogênea de critérios definidores de gênero, com recurso a linguagem, formato, suporte, invólucro e técnica de registro.
a recusa em atribuir autonomia aos documentos micrográficos.
a inclusão dos documentos cartográficos dentro da categoria dos iconográficos.
É comum em nossa língua, por efeito metonímico (relação de contigüidade entre elementos distintos), o uso da mesma palavra para indicar o procedimento ou a técnica, de um lado, e o resultado do procedimento ou da técnica, de outro. Um bom exemplo desse fenômeno é
o ofício.
o bilhete.
o cartão de visita.
a fotografia.
o mapa.
Tradicionalmente considerado como suporte, o disco, entretanto, aparece no Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (Arquivo Nacional, 2005) como exemplo de espécie documental, ao lado de ata, carta, decreto, memorando etc. No âmbito da documentação sonora, gênero para o qual o disco tem servido de suporte, seriam exemplos apropriados de espécie
Papel, manuscrito, cópia e livro são, respectivamente, modalidades de
gênero, formato, técnica de registro e espécie.
unidade de arquivamento, sinal de validação, formato e instrumento de acesso.
suporte, formato, tipo e gênero.
unidade de armazenamento, forma, descritor e técnica de registro.
suporte, técnica de registro, forma e formato.
O contrato de aluguel, como documento, é exemplo de
gênero.
tipo.
formato.
espécie.
forma.
Segundo a disposição e a natureza das informações que ostentam, as espécies documentais diplomáticas obedecem a fórmulas convencionadas, servindo de base jurídica ou consensualmente válida para que o documento, correto em sua estrutura semântica, se apresente como legítimo, fidedigno ou credível (BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado / Imprensa Oficial do Estado, 2002. p. 27). Assim é que
compromisso é o registro contabilizado da fruição de um determinado benefício, e constituição, o conjunto de direitos e obrigações de uma entidade.
prospecto é a autorização emitida por autoridade competente para a realização de um evento, e questionário, a série de perguntas formuladas por escrito para serem respondidas também por escrito.
receita é a prescrição de medicamentos a serem ministrados, e citação, o trabalho científico apresentado em congressos e seminários.
atestado é a declaração sobre pessoa ou situação, feita por autoridade, e certidão, a transcrição de informações registradas em documento de assentamento ou processo, feita por funcionário de fé pública.
postura é a exposição sumária de itens a serem cumpridos dentro de determinado prazo, e portaria, ato pelo qual se determinam providências de caráter administrativo.
Constituem exemplos de suporte:
fita magnética e disco óptico.
pergaminho e manuscrito.
filme e caixa-arquivo.
papiro e guia-fora.
livro e papel.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...