Questões de Arquivologia do ano 2008

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O Setor de Cartografia do Departamento de Urbanismo da Secretaria de Obras do Estado está organizando documentos específicos dos arquivos de engenharia, separando-os por proveniência e dimensões, visando a uma adequada recuperação da informação. Estes arquivos, com características peculiares, são identificados como arquivos

  • A.

    textuais

  • B.

    técnicos

  • C.

    especiais

  • D.

    materiais

  • E.

    especializados

A problemática sobre o desmatamento da Amazônia afeta, indistintamente, todo o planeta e algumas medidas foram anunciadas e devem ser tomadas para evitar a crescente destruição do "pulmão do mundo", como: "o controle da agropecuária na região" e o "envio de força-tarefa à região". Os novos postos das forças-tarefa estarão localizados nas seguintes cidades do Estado do Mato Grosso: 1 – Vila Rica, 2 – Sinop, 3 – Trevo do Lagarto, 4 – Barra do Garças e 5 – Cuiabá. Sabendo-se que nessas localidades serão organizados documentos arquivísticos sobre o tema desmatamento, a organização obedecerá ao método geográfico na modalidade Estado – Cidade – Correspondente. Desta forma, a ordem correta será:

  • A.

    1,2,3,4,5

  • B.

    4,3,5,2,1

  • C.

    4,5,2,3,1

  • D.

    5,4,2,3,1

  • E.

    5,4,3,2,1

Os dossiês de empregados e firmas da empresa Sorte Ltda. estão organizados segundo o método alfabético, obedecendo rigorosamente às regras de alfabetação, como orientado por PAES, Marilena Leite. Assim, a organização dos nomes:

1 - Dr. Luiz Carlos Silva, 2 - Cia. Roberto Leite e Silva Ltda,

3 - Antero da Silva Filho, 4 - Professora Lucia Santos Silva,

 5 - Dilma Costa Silva deve ser

  • A.

    1,2,3,4,5

  • B.

    2,3,5,4,1

  • C.

    3,5, 2,1,4

  • D.

    4,2,5,1,3

  • E.

    5,4,3,2,1

A organização do arquivo da Secretaria de Turismo do município de Rio Preto da Eva é realizada por meio do método de arquivamento que divide o saber humano em nove classes principais e reserva a décima classe para os assuntos gerais que não podem ser incluídos em nenhuma das nove classes preestabelecidas. Este método de arquivamento é conhecido como

  • A.

    decimal

  • B.

    nominal

  • C.

    gerencial

  • D.

    tradicional

  • E.

    documental

As empresas públicas e privadas, de uma forma geral, possuem um setor que desenvolve um conjunto de operações, com o objetivo de controlar os documentos que ainda tramitam no órgão, de maneira a assegurar a sua imediata localização e recuperação, garantindo a efetiva recuperação da informação. Esse setor é denominado de

  • A.

    portifólio

  • B.

    protocolo

  • C.

    depósito

  • D.

    arquivo

  • E.

    almoxarifado

Gestão de documentos é operacionalizada por meio de: planejamento, organização, controle, coordenação dos recursos humanos, espaço físico e equipamentos, para aperfeiçoar e simplificar o ciclo documental. As fases da gestão de documentos são:

  • A.

    organização, levantamento e arquivamento.

  • B.

    proveniência, procedência e origem.

  • C.

    identificação, recuperação e manutenção.

  • D.

    avaliação, arranjo e descrição.

  • E.

    produção, utilização e destinação.

Considere que os documentos referentes aos recursos humanos de uma empresa devam ser arquivados em pastas, organizadas por assunto, utilizando-se o método alfabético. A respeito dessa forma de arquivamento, julgue os itens que se seguem.

Os arquivos com documentos relativos a férias devem-se localizar após os arquivos com documentos relativos a diárias e antes daqueles que tratam de transferências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 111 a 120.

O método numérico simples constitui-se na atribuição de um número e de uma letra a cada documento de pessoa física ou jurídica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 111 a 120.

O método numérico cronológico estabelece a ordenação das pastas ou documentos de acordo com a numeração e com a data.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arquivamento de documentos, julgue os itens de 111 a 120.

Nos métodos por assunto, as espécies documentais têm grande importância e devem ser adotadas como divisões principais. Por exemplo: correspondências; admissão de pessoal; assistência jurídica.

  • C. Certo
  • E. Errado
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