Questões de Arquivologia do ano 2008

Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

À luz dos dispositivos legais sobre arquivos, no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O direito de receber dos órgãos públicos informações de interesse particular, coletivo ou geral só é limitado quando a atribuição de sigilo é imprescindível à segurança da sociedade ou do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

A classificação de documentos arquivísticos depende do conhecimento e do uso de cinco conceitos relacionados ao processo classificatório. Esses conceitos são:

  • A.

    classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de pesquisa.

  • B.

    classificação, avaliação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.

  • C.

    classificação, ordenação, arquivamento, codificação e arranjo.

  • D.

    classificação, ordenação, arquivamento, método e arranjo.

  • E.

    classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação.

O processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos, com vistas ao seu controle físico e/ou intelectual é chamado de:

  • A.

    classificação.

  • B.

    avaliação.

  • C.

    levantamento documental.

  • D.

    protocolo.

  • E.

    dentificação.

Os registros em nossos arquivos estão em risco. Os materiais de que são feitos, o ambiente em que são armazenados e a maneira como são guardados e utilizados ameaçam sua preservação de longo prazo. Para que a atual e as futuras gerações tenham acesso a esses documentos, devem ser adotados os seguintes procedimentos:

I. organizar planos e programas institucionais;

II. formular políticas e procedimentos de manutenção de acervo;

III. estabelecer um planejamento sistemático e abrangente;

IV. melhorar o ambiente de guarda dos acervos;

V. organizar projetos de acordo com as prioridades estabelecidas.

Analise os itens acima e assinale:

  • A.

    se apenas os itens I, II e IV estiverem corretos.

  • B.

    se apenas os itens II e IV estiverem corretos.

  • C.

    se apenas os itens I, III e V estiverem corretos.

  • D.

    se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

Segundo Schellenberg (1973), os documentos compreendidos na expressão “documentos de diretrizes” (policy documents) devem ser preservados. “Documentos de diretrizes”, em seu sentido estrito, referem-se a:

  • A.

    relatórios anuais das realizações de um órgão.

  • B.

    relatórios anuais de programas substantivos.

  • C.

    documentos especiais que registram as atividades-meio ou fim de um órgão.

  • D.

    documentos especiais que servem para comunicar diretrizes e normas de procedimentos aos vários setores de um órgão.

  • E.

    documentos especiais que servem para comunicar as políticas arquivísticas de um órgão a todos os setores subordinados.

O processo de avaliação em acervos acumulados possui características específicas, pois trata-se de arquivos cuja organização não se deu em função de um programa de gestão de documentos. De maneira geral, os procedimentos a serem adotados na avaliação de acervos acumulados são:

  • A.

    diagnóstico da manutenção do acervo, elaboração de um plano de pesquisa, definição dos prazos de guarda e produção de relatório de atividades.

  • B.

    diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um plano de classificação, pesquisa histórica e elaboração de índice topográfico.

  • C.

    diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assunto, pesquisa dos prazos de guarda e produção de relatório de avaliação.

  • D.

    dagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de busca, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.

  • E.

    diagnóstico de conservação do acervo, elaboração de instrumentos de classificação, pesquisa da legislação arquivística e produção de relatório de atividades.

Acerca dos métodos de arquivamento, assinale a afirmativa correta.

  • A.

    Os métodos de arquivamento podem ser divididos em duas classes: alfabéticos e numéricos.

  • B.

    Os métodos de arquivamento podem ser divididos em dois grandes sistemas: o geográfico e o ideográfico.

  • C.

    O método alfanumérico é considerado do sistema semiindireto.

  • D.

    Variadex e soundex são considerados métodos dígitoterminais.

  • E.

    O sistema direto é aquele em que, para se localizar o documento, é preciso apenas consultar o índice.

O ciclo da informação arquivística produzida pela administração pública envolve, por princípio, duas etapas: uma, no contexto organizacional da produção, e outra, nas instituições arquivísticas. Fazem parte do contexto organizacional da produção:

I. o processamento técnico;

II. o recolhimento;

III. o uso pelo cidadão, pelo pesquisador científico e, eventualmente, pelo administrador público;

IV. o uso privilegiado pelo administrador e, excepcionalmente, pelo cidadão e pesquisador científico;

V. a estocagem das informações de uso corrente e, em alguns casos, das que se encontram em fase intermediária.

Analise os itens acima e assinale:

  • A.

    se apenas os itens I, IV e V estiverem corretos.

  • B.

    se apenas os itens II e III estiverem corretos.

  • C.

    se apenas os itens II, III e V estiverem corretos.

  • D.

    se apenas os itens II, III e IV estiverem corretos.

  • E.

    se todos os itens estiverem corretos.

Acerca do método decimal de arquivamento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    A divisão dos assuntos é sempre do particular para o geral.

  • B.

    A Classificação Decimal de Dewey, publicada em 1876, constava de uma tabela com dez assuntos e um índice.

  • C.

    Apenas as nove primeiras divisões são chamadas de classe, uma vez que a décima divisão é destinada a generalidades.

  • D.

    Como não há uma classificação universal para os arquivos, cada arquivo poderá adotar a sua própria classificação.

  • E.

    O esquema com a classificação adotada tem o nome de classificador ou código, o que dispensa um índice alfabético.

A transferência da propriedade legal de arquivos, resultante de mudanças da soberania territorial, da divisão administrativa de estados e municípios ou do direito de sucessão, próprio das pessoas físicas e jurídicas, é denominada de:

  • A.

    sucessão arquivística.

  • B.

    princípio da territorialidade.

  • C.

    princípio da pertinência.

  • D.

    proveniência territorial.

  • E.

    reintegração arquivística.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...