Questões de Arquivologia do ano 2008

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“A deterioração de algumas instâncias institucionais da administração pública brasileira, provocada pelo modelo neoliberal de Estado mínimo, atingiu frontalmente as instituições arquivísticas nacionais que, sob a liderança do Arquivo Nacional, vinham tentando romper, na década de 1980, com a tradição latino-americana dos ‘arquivos nominais’”. (FONSECA, 2005) Por “arquivos nominais” entendem-se:

  • A.

    instituições arquivísticas responsáveis pela custódia de acervos familiares e pessoais.

  • B.

    instituições arquivísticas presentes nos orçamentos públicos de diversos países, mas que não utilizam as verbas de suas respectivas rubricas.

  • C.

    instituições arquivísticas presentes nos orçamentos públicos de diversos países e que ultrapassam as verbas de suas respectivas rubricas.

  • D.

    instituições arquivísticas presentes nos organogramas das administrações públicas de países latino-americanos, com todos os indícios de sua existência, mas desprovidas dos recursos materiais e humanos indispensáveis ao seu funcionamento.

  • E.

    instituições arquivísticas responsáveis pela custódia de acervos cartoriais.

A efetivação da gestão de documentos (records management) ocorre no Estados Unidos a partir dos relatórios e recomendações da chamada Comissão Hoover entre:

  • A.

    1947 e 1955.

  • B.

    1980 e 1992.

  • C.

    1938 e 1939.

  • D.

    1898 e 1900.

  • E.

    1898 e 1920.

Imprescritibilidade é o princípio pelo qual é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos:

  • A.

    sem limitação de tempo, por serem eles considerados bens públicos alienáveis.

  • B.

    com limitação de tempo, por serem eles considerados bens públicos alienáveis.

  • C.

    sem limitação de tempo, por serem eles considerados bens públicos inalienáveis.

  • D.

    com limitação de tempo, por serem eles considerados bens públicos inalienáveis.

  • E.

    com limitação de tempo, por serem eles considerados bens públicos transferíveis.

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

A criação de documentos é uma função arquivística apropriada pela gestão de documentos e tem suas origens na Antiguidade, época em que os arquivistas trabalhavam, também, como copistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O documento de arquivo transferido ao arquivo intermediário permanece com o acesso restrito à unidade que o acumulou, podendo, com a autorização da unidade acumuladora, ser acessado por outras unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O arquivo intermediário deve favorecer o baixo custo de armazenamento de documentos ainda com valor primário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O fim da prescrição de determinada ação pode ser utilizado como elemento para determinar o esgotamento do valor primário de um documento de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

A gestão de documentos independe da aplicação da teoria das três idades documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O termo destinação, amplamente utilizado na prática arquivística, compreende a eliminação de documentos no arquivo corrente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos à gestão de documentos.

O plano de destinação é o instrumento que sistematiza as informações de uma lista de descarte e de uma tabela de descarte.

  • C. Certo
  • E. Errado
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