Questões de Arquivologia do ano 2009

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Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os itens de 109 a 120.

A listagem de eliminação de documentos, cujo objetivo é registrar informações pertinentes aos documentos a serem eliminados, constitui-se, entre outros, dos seguintes itens: cabeçalho, código do assunto, assunto/série, dataslimite, quantidade e especificação das unidades de arquivamento e observações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para produzir um fundo de arquivo, uma organização, entidade, seja ela pública ou privada, deve possuir os seguintes elementos, exceto:

  • A.

    atribuições precisas e estáveis.

  • B.

    posição no seio da hierarquia administrativa definida com exatidão.

  • C.

    política arquivística institucional independente e autônoma.

  • D.

    chefia responsável, gozando de poder de decisão.

  • E.

    organização interna conhecida e fixada em um organograma.

A criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, análise de sistemas, produção e a manutenção de programas de documentos vitais fazem parte de um programa de gestão de documentos da fase de

  • A.

    utilização e conservação.

  • B.

    produção.

  • C.

    criação e normatização.

  • D.

    destinação e eliminação.

  • E.

    recolhimento.

O nível mínimo de aplicação de programas de gestão de documentos contempla

  • A.

    os programas de retenção e eliminação de documentos e procedimentos para recolhimento ao arquivo nacional daqueles documentos de valor permanente.

  • B.

    a gestão de diretrizes administrativas, de correspondência e telecomunicações, de máquinas copiadoras, uso de recursos informatizados, entre outros.

  • C.

    a existência de um ou mais centros de arquivamento intermediário.

  • D.

    a adoção da elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes, gestão de correspondência e documentos vitais.

  • E.

    a gestão de documentos estratégicos e depósitos de arquivos permanentes.

A gestão de documentos vitais determina a necessidade de duas atividades principais:

  • A.

    descrição e preservação.

  • B.

    identificação e proteção.

  • C.

    difusão e indexação.

  • D.

    classificação e arranjo.

  • E.

    transferência e recolhimento.

Os arquivos correntes têm as seguintes características:

 

I. documentos com pequena possibilidade de uso.

II. documentos com valor primário elevado.

III. documentos que ficam próximos aos usuários diretos.

IV. documentos com valor informativo.

 

Os itens corretos são

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    I e IV

  • D.

    II e III

  • E.

    II e IV

As quatro idades propostas pelo italiano Elio Lodolini correspondem à

  • A.

    divisão da fase corrente em pré-arquivística e arquivo ativo.

  • B.

    criação de uma fase de armazenamento dos documentos sigilosos.

  • C.

    divisão do arquivo intermediário em duas fases.

  • D.

    divisão do arquivo permanente em duas fases: uma com restrição de acesso e, outra, com acesso público.

  • E.

    criação de uma fase de armazenamento dos documentos reformatados (microfilmados ou digitalizados).

É atividade do arquivo intermediário:

  • A.

    protocolo.

  • B.

    expedição de documentos.

  • C.

    gestão das correspondências.

  • D.

    gestão de informes.

  • E.

    armazenamento de baixo custo.

Evitar o congestionamento dos arquivos permanentes com documentos que ainda não chegaram à idade de serem custodiados ou que serão destruídos ao fim dos prazos indicados para a eliminação é um objetivo do arquivo

  • A.

    corrente.

  • B.

    inativo.

  • C.

    intermediário.

  • D.

    de gestão.

  • E.

    ativo.

O curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa é conhecido como

  • A.

    distribuição.

  • B.

    tramitação.

  • C.

    expedição.

  • D.

    registro.

  • E.

    protocolização.

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