Questões de Arquivologia do ano 2009

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Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.

A disposição de processos por seu número é um método de classificação de documentos conhecido como duplex.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.

Na organização feita segundo a origem dos documentos, o correto é dispor as pastas alfabeticamente a partir dos nomes dos órgãos ou das empresas, não considerando, para fins de ordenação, os artigos e preposições que os constituem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.

Caso seja necessário adotar o método dígito-terminal nos documentos referentes à correspondência com órgãos públicos ou com entidades da sociedade civil, deve-se atribuir um número a cada órgão público ou entidade da sociedade civil, obedecendo a ordem de entrada ou de registro, sem qualquer preocupação com a ordem alfabética.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para arquivar documentos, são requisitos indispensáveis, dentre outros, do profissional que realiza essa atividade:

  • A.

    conhecimento de abreviaturas importantes, ter discrição e organização e conhecimento de regras para classificar documentos.

  • B.

    paciência para assessorar reuniões da diretoria, facilidade de registrar a frequência de funcionários e habilidade ao proceder o cadastro de funcionários.

  • C.

    facilidade para selecionar convênios e contratos, conhecimento na solicitação de aquisição de material permanente e habilidade para controlar férias.

  • D.

    visão para cadastro pessoal, tranquilidade para comprar material permanente e aptidão para preparar minutas de correspondências para diretoria.

  • E.

    agilidade ao controlar o inventário patrimonial do órgão, afinidade no controle de almoxarifado e aptidão para solicitar materiais de consumo.

Os tipos de embalagens ou materiais e a forma de estocagem apropriada, estão apresentadas em

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

A partir de um processo de reestruturação do sistema de arquivos em um banco, e com o objetivo de evitar a proliferação de depósitos de documentos que causaria transtornos à instituição, como o aumento do quantitativo de recursos humanos e a dispersão de originais e cópias dos documentos, o Técnico em Arquivo, com base nos princípios e normas gerais da arquivística, tem de estabelecer, como recomendação especial, que o arquivo intermediário seja subordinado técnica e administrativamente ao arquivo

  • A. permanente.
  • B. corrente.
  • C. especial.
  • D. especializado.
  • E. morto.

A atividade de classificar documentos por assuntos é muito importante, pois visa a agrupar temas como forma de agilizar a recuperação da informação, além de facilitar tarefas arquivísticas como avaliação, seleção, eliminação, recolhimento e acesso. A classificação é, portanto, um referencial para a recuperação dos documentos. O código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública federal tem classes que vão de 000 a 900. As classes de 100 a 800 destinam-se aos assuntos relativos às atividades-fim do órgão. Essas classes representam

  • A. diversidade de assuntos da empresa.
  • B. situação das classes do acervo.
  • C. conjunto orgânico institucional.
  • D. referencial teórico do arquivo.
  • E. objetivo principal da instituição.

A maioria dos arquivos, seja público ou privado, possui instrumentos de trabalho que auxiliam o desenvolvimento das atividades cotidianas; um exemplo de instrumento que deve figurar em todos os arquivos possui a seguinte estrutura:

Essa estrutura corresponde à(ao)

  • A. tabela de classificação.
  • B. ordem de serviço.
  • C. instrumento de pesquisa.
  • D. recibo de empréstimo.
  • E. aviso de prescrição.

Em uma instituição arquivística, onde é utilizado o código de classificação de documentos de arquivo para a administração pública, realiza-se uma classificação a partir da classe 012 – Comunicação Social.

A ordem correta para os assuntos acima tem de obedecer à seguinte estrutura:

  • A. 012.1, 012.11, 012.12, 012.2 e 012.3
  • B. 01201, 01202, 01203, 01204 e 01205
  • C. 12.01, 12.02, 12.03, 12.04 e 12.05
  • D. 12,1, 12,01, 12,2, 12,02 e 12,3
  • E. 12.001, 12.002,12.003,12.004 e 12.005

 

Tendo como referência o texto acima e acerca do gerenciamento da informação e gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A quantificação do acervo documental em suporte de papel e do gênero textual deve ser feita em metros lineares.

  • C. Certo
  • E. Errado
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