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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O desentranhamento é a
juntada definitiva de um processo a outro.
juntada provisória de um processo a outro.
separação de processos após a juntada provisória.
retirada de folhas do processo.
abertura de um novo volume do mesmo processo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O fundamento da avaliação de documentos de arquivo é dado pela (pelo)
teoria das três idades.
princípio da proveniência.
princípio da pertinência.
aplicação do conceito de fundo de arquivo.
princípio da naturalidade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O instrumento de avaliação utilizado em massas documentais acumuladas de um fundo fechado é:
Plano de Descarte.
Listagem de Eliminação.
Plano de Destinação.
Tabela de Itens Elimináveis.
Listagem de Descarte.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
A avaliação de documentos arquivísticos no Brasil é feita a partir da aplicação da (do)
avaliação funcional.
valor dos documentos de arquivo.
arquivística integrada.
macroavaliação.
arquivologia pós-custodial.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O emprego da tipologia documental no que-fazer arquivístico é recente, mas tem mostrado vantagens nos seguintes segmentos do processamento documental, exceto na (no)
avaliação.
transferência/recolhimento.
classificação.
serviço aos usuários.
descrição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O método pedagógico adequado para mediar a relação entre os estudantes e o documento de arquivo é
dedutivo.
indução.
didático.
método-ação.
exposição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
São atribuições das Comissões Permanentes de Avaliação, exceto
orientar e realizar o processo de análise, avaliação e seleção da documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação.
identificar os documentos para guarda permanente e os destituídos de valor que deverão ser eliminados.
analisar, avaliar e selecionar os documentos relativos às atividades-meio, obedecendo os prazos estabelecidos em tabela de temporalidade e destinação expedida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).
estabelecer os prazos de guarda dos documentos relativos às atividades-meio não constantes da tabela de temporalidade expedida pelo Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), a serem aprovados pela Direção do órgão e, em seguida, publicados no Diário Oficial.
avaliar e selecionar os documentos relativos às atividades-fim.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em determinado setor de trabalho de um ministério, tramitam cerca de quinhentos processos por ano. Enquanto permanecem nesse setor, os processos são acondicionados em caixas-arquivo e dispostos por número. O acesso a esses documentos só é possível com a informação do número do processo, que é gerado no momento de sua autuação. Os demais documentos, como ofícios, memorandos, contratos, relatórios etc., são arquivados pela origem (órgãos governamentais, entidades da sociedade civil etc.) ou pela espécie documental (ofícios recebidos e expedidos, memorandos, contratos etc.), tornando complexa e demorada a localização dos documentos desejados. Em geral, os processos são solicitados pelos interessados segundo os assuntos de que tratam (aquisição de material e contratação de serviços; solicitação de transporte; pedido de férias etc.).
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.
A correspondência recebida que tiver caráter ostensivo — ofício ou carta — não deve ser aberta pelo protocolo. Deve-se registrar, apenas, a espécie do documento e o órgão emissor para, em seguida, encaminhá-lo imediatamente ao seu destinatário.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.
Os arquivos correntes são constituídos de documentos com pouca frequência de uso que, pelo valor informativo que apresentam, são mantidos próximos de quem os recebe ou os produz.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos arquivos correntes e da classificação de documentos, julgue os itens de 101 a 105.
Enquanto tramitam pelas unidades político-admininistrativas, os processos fazem parte dos arquivos ativos ou correntes do órgão ao qual pertencem.
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