Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da legislação arquivística, julgue os itens a seguir.
Os órgãos do Poder Judiciário têm representação no Conselho Nacional de Arquivos e fazem parte do Sistema Nacional de Arquivos por causa da independência entre os poderes.
De acordo com o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, que regulamenta a lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, os documentos acumulados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3a Região
integram o Sistema Nacional de Arquivos.
podem ser descartados após 5 anos.
são desclassificados a partir da data de seu arquivamento.
constituem patrimônio da humanidade.
devem ter sua guarda terceirizada.
No âmbito da Justiça Trabalhista, o Conselho Nacional de Arquivos, por meio da Resolução nº 26, de 6 de maio de 2008,
criou um sistema de protocolo unificado para todos os tribunais regionais.
nomeou equipes interdisciplinares de gestão da informação.
autorizou o uso da Norma Brasileira de Descrição nas bases de dados informatizadas.
determinou o tombamento de processos de valor histórico.
propôs a formação de comitês gestores e comissões permanentes de avaliação.
De acordo com a legislação vigente,
os documentos intermediários dos órgãos públicos federais são encaminhados para o Arquivo Nacional, onde se submetem a avaliação e higienização.
os arquivos privados declarados de interesse público e social são incorporados ao acervo das instituições arquivísticas públicas.
o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) é órgão subordinado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
as empresas e serviços notariais e de registro que exercem atividade de microfilmagem de documentos estão desobrigados de inscrição no Ministério da Justiça.
são atribuições dos técnicos de arquivo, entre outras, a classificação, o arranjo, a descrição e a execução das demais tarefas necessárias à guarda e à conservação dos documentos.
O Conselho Nacional de Arquivos recomenda, para a área de armazenamento de documentos,
o aproveitamento de subsolos e porões.
posição sob prismas de grande insolação.
filtros bloqueadores de radiação UV.
sistemas integrados de energia elétrica, aeração e climatização.
o uso de estantes e armários de madeira.
Conforme a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados, é correto afirmar que
fica resguardado somente o direito de indenização pelo dano material decorrente da violação do sigilo, sem previsão de recurso nas ações penal, civil e administrativa.
consideram-se arquivos somente os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos ou instituições de caráter público.
a administração pública franqueará a consulta aos documentos públicos.
consideram-se arquivos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física.
considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes somente ao arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou a seu recolhimento para guarda permanente.
Ainda sobre a Lei n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, em relação aos Arquivos Públicos, pode-se afirmar que
os documentos de valor permanente são inalienáveis e imprescritíveis.
a cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica a transferência de sua documentação à instituição arquivística pública ou o seu recolhimento à instituição sucessora.
a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da autoridade competente da instituição que produziu o documento.
consideram-se permanentes os conjuntos de documentos de valor administrativo, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
os arquivos públicos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos somente do âmbito federal.
O Código de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos (CODEARQ) é atribuído pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) a todas as instituições custodiadoras de acervos arquivísticos. Esse código tem por finalidade
identificar a instituição com um código de autoridade arquivística.
padronizar a descrição dos fundos recolhidos pelo Arquivo Nacional.
padronizar a utilização da Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias ISAAR(CPF) no Brasil.
compor o catálogo de referência das unidades de descrição do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
identificar de forma única a instituição, com o objetivo de intercambiar informações.
De acordo com a legislação brasileira, um sistema de arquivo
deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual não poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo o Arquivo Público de seu âmbito como órgão central, integrado ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).
deve contemplar um programa de gestão de documentos de arquivo, o qual poderá englobar uma ou mais esferas dos Poderes constituídos, tendo como órgão central o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), independentemente da sua esfera de atuação.
deve distinguir os arquivos correntes, intermediários e permanentes, conforme recomendado na literatura da área.
pode ignorar o Princípio de Respeito aos Fundos, inadequado à complexidade da contemporaneidade.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Como parte do ciclo documentário, entende-se a indexação como o conjunto de atividades relacionadas à identificação dos conceitos de que trata o documento. Julgue os itens a seguir acerca da indexação.
Em um processo de indexação automática, para que um software realize a atividade de atribuição de termos, este deve ser capaz de analisar os aspectos semânticos do texto, como frequência e proximidade de palavras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...