Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
Para elaborar um inventário, é necessário organizar o instrumento de pesquisa segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
Quando é necessário elaborar um instrumento de pesquisa a partir de uma relação seletiva de documentos pertencentes a um ou mais fundos e descrever as peças documentais de uma maneira minuciosa, está-se produzindo um repertório.
Tendo como referência o texto acima, julgue os próximos itens, acerca do programa descritivo de documentos.
A função dos arquivos permanentes de franquear o acesso aos documentos sob sua custódia é irrestrita até mesmo aos documentos classificados com alto grau de sigilo.
Em um arquivo resolveu-se reorganizar os documentos, visando à separação por idades ou estágios de sua evolução: 1ª idade ou arquivo corrente, 2ª idade ou arquivo intermediário e 3ª idade ou arquivo permanente. Assinale abaixo o conjunto de documentos que apresentam apenas a 3º idade ou documentos de arquivo permanente.
Carta, e-mail, comunicado.
Convite, calendário anual, confirmação de fax.
Certidão de nascimento, ata, dossiê de funcionário.
Folders, fatura de telefone, xerox de ofício.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
A aplicação da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) limita-se à elaboração de um único tipo de instrumento de pesquisa: o guia.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
Para descrever conjuntos documentais ou partes de um fundo, deve-se utilizar o inventário, pois se trata de instrumento parcial para descrever, sumariamente, os conjuntos documentais.
Considerado a ordenação e a descrição de documentos, julgue os itens que se seguem.
O arranjo temático dos documentos é aceitável quando se referem a fundos com poucas informações acerca do sujeito acumulador.
A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
As instituições informacionais públicas devem promover ações voltadas para a mediação da informação no processo cultural-educativo.
A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
Qualquer ação cultural deve ser iniciada de forma espontânea, ou seja, permitindo que o público diga o que sabe sobre o assunto que será abordado. Somente após a participação do público, deve a instituição contrapor ao conhecimento do público o conhecimento científico, para, assim, criar um ponto de vista único sobre o tema apresentado.
A respeito de ações culturais e educativas nos arquivos permanentes, julgue os próximos itens.
As ações culturais institucionais são técnicas sociais embasadas na pedagogia participativa. Tal pedagogia busca melhorar a qualidade de vida e contribuir para o desenvolvimento cultural da sociedade, promovendo práticas e atividades voluntárias que favoreçam mudanças internas no indivíduo.
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