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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à teoria e prática de arranjo em arquivos permanentes, julgue os itens subsequentes.
O princípio da pertinência, ao ser aplicado na organização interna de um arquivo, fornece as bases para a elaboração dos níveis de classificação de um fundo de arquivo.
Os arquivos de um órgão público podem ser definidos como
coleção de correspondências, relatórios e processos selecionados por assunto.
conjunto de documentos bidimensionais e tridimensionais acumulados por motivos culturais.
conjunto de documentos produzidos e(ou) recebidos por pessoas jurídicas e físicas, no desempenho de suas atividades.
coleção de documentos unidos pelo conteúdo, para instruir e informar os originados de fontes múltiplas.
conjunto de documentos acumulados pela atividade humana, para fins de preservação da cultura.
Os arquivos de um órgão público podem ser definidos como
coleção de correspondências, relatórios e processos selecionados por assunto.
conjunto de documentos bidimensionais e tridimensionais acumulados por motivos culturais.
conjunto de documentos produzidos e(ou) recebidos por pessoas jurídicas e físicas, no desempenho de suas atividades.
coleção de documentos unidos pelo conteúdo, para instruir e informar os originados de fontes múltiplas.
conjunto de documentos acumulados pela atividade humana, para fins de preservação da cultura.
Qualquer elemento gráfico, iconográfico, textual ou fônico pelo qual o homem se expressa é chamado arquivisticamente de:
Desenho.
Desenho.
Planta.
Documento.
Segundo a teoria das três idades baseada no ciclo vital dos documentos, os arquivos são:
Corrente, intermediário, permanente.
Administrativo, intermediário, permanente.
Em movimento, permanente e intermediário.
Ativo, semiativo e secundário.
Um documento em curso, consultado frequentemente, deve ser encaminhado ao arquivo:
Intermediário.
Valente.
Corrente.
Permanente.
Sobre a finalidade dos documentos de arquivo, indique a proposição correta:
Ata: exposição de motivos, visando a viabilizar um pedido formal à autoridade competente.
Portaria: comunicação não oficial expedida por meio de telegrafia, telex ou e-mail.
Requerimento: Modalidade de correspondência informal, emitido entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
Ofício: carta formal, escrita em papel timbrado, de entidade pública ou privada.
Os documentos, quanto à natureza dos conteúdos/assunto, podem ser:
Públicos ou privados.
Ostensivos ou sigilosos.
Oficiais ou particulares
Fechados ou abertos.
Os objetivos dos centros de documentações devem ser sempre pensados em relação à instituição que pertencem e à comunidade a que devem servir. Dentro deste contexto, o profissional da informação deve sempre:
Interpretar corretamente a missão institucional.
Reduzir custos e favorecer a produtividade.
Monitorar as ações dentro e fora dos centros documentais.
Traçar planos gerais e especiais de ações.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando os conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
O segundo grau do princípio da proveniência, defendido pelos estudiosos canadenses, coincide com o princípio da pertinência, construção francesa do século XIX.
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