Questões de Arquivologia do ano 2010

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De acordo com o Manual de processos administrativos do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região (Belém, 2008),

  • A.

    o e-mail deve ser evitado como meio de comunicação para transmissão de documentos.

  • B.

    o memorando é o veículo mais adequado para o tratamento de assuntos oficiais entre os diferentes órgãos da administração pública.

  • C.

    a formalidade de tratamento diz respeito, entre outros fatores, à necessária uniformidade das comunicações.

  • D.

    o ofício é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, qualquer que seja seu nível hierárquico.

  • E.

    a transmissão de informações por fax é preferível à troca de mensagens que utiliza a Internet.

Para organizar adequadamente um acervo, o arquivista deve conhecer a origem que dita o fundo, a evolução institucional que lhe permite detectar alterações, acréscimos e supressões de órgãos internos, etc. Nessa direção, o arquivista analisa o material em termos de:

I - proveniência

II - história da entidade

III - origens funcionais

IV - conteúdo

V - tipos de material

Ele observa que somente dois desses cinco itens podem ser detectados a partir do exame direto da documentação. São eles:

  • A.

    I e II

  • B.

    I e III

  • C.

    II e III

  • D.

    III e IV

  • E.

    IV e V

A organização de documentos em arquivos pode obe- decer a uma variedade de métodos. Quando o elemento principal a ser considerado é a procedência ou o local, o melhor método para organização é o geográfico.

A esse respeito, nas correspondências trocadas com ou- tros países, como Portugal, aparecem os seguintes nomes:

1 - José de Oliveira – Lisboa

2 - Maria Albuquerque – Coimbra

3 - Manoel Ferreira – Aveiros

4 - Augusto Silveira – Porto

Por meio do método geográfico, ficam eles organizados na seguinte ordem:

  • A.

    1 , 2 , 3 , 4

  • B.

    1 , 3 , 2 , 4

  • C.

    2 , 3 , 1 , 4

  • D.

    3 , 1 , 2 , 4

  • E.

    3 , 2 , 1 , 4

Segundo PAES (2004), o arquivamento de nomes obedece a treze regras chamadas de alfabetação. Em uma dessas regras aparece a orientação para arquivamento de nomes orientais, como:

1 - Lin Yin

2 - Al Ben Hur

3 - Chan Chen Xitong

4 - Mao Tse-Tung

A ordenação correta é:

  • A.

    1 , 2 , 3 , 4

  • B.

    2 , 3 , 1 , 4

  • C.

    2 , 3 , 4 , 1

  • D.

    3 , 2 , 1 , 4

  • E.

    4 , 1 , 3 , 2

Uma equipe de arquivistas faz uma incursão em um centro de pesquisa, com o objetivo de quantificar os acervos, visando à futura organização. Em uma sala no subsolo, com temperatura acima de 30 ºC, encontra uma série de documentos em variados suportes, medindo dois metros de comprimento, dois metros de largura e um metro de altura. A equipe deve tomar providências quanto à conservação dos documentos que possuam qual metragem linear?

  • A.

    11

  • B.

    13

  • C.

    19

  • D.

    48

  • E.

    63

Grande parte dos acervos de instituições públicas ou privadas é formada por documentação convencional, em suporte papel. Contudo, alguns arquivos são compostos também por documentos especiais como fotografias que, por seu suporte frágil, exigem tratamento específico. Para evitar a deterioração por umidade e acidez, as fotos devem ser acondicionadas em folders confeccionados em papel de

  • A.

    uv temperado.

  • B.

    cd básico.

  • C.

    ur ácido.

  • D.

    ph neutro.

  • E.

    hp alcalino.

Os suportes plásticos, utilizados para produção de negativos em preto e branco e em cores, filmes cinematográficos e micrográficos, representam a produção fotográfica e cinematográfica do século XX. Os filmes e negativos produzidos entre 1888 e 1951 são bastante instáveis e podem entrar em combustão espontânea. A base desses filmes e negativos é de

  • A.

    diacetato de celulose.

  • B.

    nitrato de celulose.

  • C.

    triacetato de poliéster.

  • D.

    monoacetato de propiamato.

  • E.

    acetato de polipropileno.

Em Arquivologia são identificados alguns objetivos de determinadas etapas da organização dos documentos, tais como: aumentar o índice de recuperação da informação; garantir condições de conservação da documentação de valor permanente; reduzir, ao essencial, a massa documental dos arquivos; controlar o processo de produção documental; conquistar espaço físico e aproveitar melhor os recursos humanos e materiais. Esses objetivos evidenciam a

  • A.

    descrição.

  • B.

    classificação.

  • C.

    avaliação.

  • D.

    prescrição.

  • E.

    atualização.

A aplicação de critérios que orientam o trabalho do arquivista para a análise e a seleção de documentos de arquivo, identificando o valor administrativo, jurídico ou legal e fiscal, além do valor histórico, é um procedimento relevante para a pesquisa em diversas categorias profissionais. Esse entendimento esclarece os valores

  • A.

    especial e especializado.

  • B.

    primário e secundário.

  • C.

    original e cópia.

  • D.

    unitário e probatório.

  • E.

    individual e coletivo.

Algumas características dos arquivos são peculiares e demonstram claramente a fase em que estão armazenados os documentos. Assim, se em um arquivo forem encontrados equipamentos simples e de baixo custo, instalações simples, porém funcionais, operando com baixo custo para a administração, o arquivista terá a certeza de que se trata do arquivo

  • A.

    intermediário.

  • B.

    especializado.

  • C.

    corrente.

  • D.

    onomástico.

  • E.

    permanente.

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