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Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O Banco Central do Brasil produz e acumula uma variedade muito grande de documentos que vai exigir a utilização de métodos de arquivamentos diferenciados. Nesse sentido, os documentos referentes à vinculação e desvinculação de títulos, à baixa de custódia, à compra e venda de títulos, à transferência de custódia sem movimentação financeira devem ser organizados utilizando-se o método de arquivamento
Ideográfico.
Variadex.
Sondex.
Numérico.
Automático.
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Nas localidades onde o Banco Central do Brasil possui representação regional, um cidadão comum pode enviar carta com reclamação, elogio ou sugestão, e ela será encaminhada à Ouvidoria do Banco. Se a Ouvidoria receber cartas do Rio Grande do Sul, como, por exemplo, de (1) Santa Maria; (2) Caxias do Sul; (3) Novo Hamburgo; (4) Gramado e (5) Porto Alegre, deverá fazer a ordenação dessas cartas. Se for utilizado o método geográfico de arquivamento, na modalidade estado, cidade e correspondente, a ordenação será a seguinte:
5,4,3,2,1
5,2,4,3,1
4,3,2,5,1
2,4,3,5,1
1,2,4,3,5
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O Banco Central do Brasil, assim como muitos órgãos públicos, constitui comissões permanentes de avaliação de documentos, visando a determinar os prazos de retenção de documentos e a destinação após esse prazo. Elaborase, portanto, a tabela de temporalidade, que vai estabelecer critérios para a migração do suporte e a destinação final. A destinação final, elemento importante da tabela de temporalidade, apresenta duas possibilidades, que são:
eliminação ou recolhimento.
digitalização ou microfilmagem.
arquivo corrente ou arquivo intermediário.
conservação ou restauração.
proteção ou sigilo.
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Um profissional do Banco Central do Brasil é o responsável por analisar os documentos que o banco recebe, dando o encaminhamento devido às áreas. Esse profissional recebe os seguintes documentos:
I – envelope com periódicos mensais da classe dos bancários para distribuição aos funcionários;
II – envelope endereçado ao Departamento Financeiro do Banco;
III – envelope para um funcionário do Banco, com informação pessoal;
IV – envelope destinado à Ouvidoria.
Que documentos serão abertos, registrados e distribuídos?
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
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Em uma instituição bancária, o acesso a determinadas informações deve ser limitado àqueles funcionários autorizados pelo proprietário da informação, uma vez que o vazamento desse tipo de informação representa quebra de sigilo bancário, expondo a instituição a riscos. O princípio que limita o acesso às informações tão somente às entidades legítimas é denominado
acessibilidade.
confidencialidade.
responsabilidade.
integridade.
disponibilidade.
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Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos, julgue os próximos itens.
A unidade de acondicionamento predominante nos arquivos correntes são as caixas-arquivo.
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Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos, julgue os próximos itens.
É aconselhável o uso de arquivos e estantes de aço para o armazenamento dos documentos.
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Acerca de recursos humanos e materiais adotados pelos arquivos, julgue os próximos itens.
O arquivamento intermediário dos documentos propicia economia de espaço físico e dos recursos humanos e materiais.
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Considerando os procedimentos administrativos adotados nos arquivos, julgue os itens a seguir.
Os documentos classificados na fase corrente deverão ser transferidos na totalidade aos arquivos centrais.
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Considerando os procedimentos administrativos adotados nos arquivos, julgue os itens a seguir.
Os documentos destituídos de valor secundário devem ser empacotados e transferidos ao arquivo central.
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