Lista completa de Questões de Arquivologia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca das funções arquivísticas, julgue os próximos itens.
A classificação é a ação intelectual de elaboração de esquemas para o agrupamento de documentos; a ordenação é a forma de disposição dos documentos dentro desses esquemas; e o arquivamento é a ação física de armazenar e acondicionar os documentos conforme as atividades anteriores.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - EXATUS / EXATUSPR Promotores de Eventos e Consultorias - 2012
De acordo com a teoria arquivística Identifique as partes componentes dos documentos:
estrutura, conteúdo e contexto.
protocolo inicial, texto e protocolo final.
estrutura, conteúdo e protocolo final.
protocolo inicial, conteúdo e protocolo final.
Ao conjunto de papéis ou documentos que provêm das atividades legais ou dos negócios de uma pessoa física ou jurídica, e que se destinam à conservação permanente em um lugar determinado, na qualidade de fontes ou testemunhos do passado dá-se o nome de:
Biblioteca.
Acervo.
Estante.
Arquivo.
O princípio básico da Arquivologia, Princípio segundo o qual os arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa é denominado de:
Cumulatividade.
Reversibilidade.
Proveniência.
Aleatoriedade.
Para que seja construído um arquivo físico necessita-se da análise de alguns aspectos. De acordo com as afirmativas abaixo, assinale a alternativa em que condiz com esses aspectos:
1. Localização: acessível (se for volumoso é preferível que seja no andar térreo devido ao peso)e que tenha capacidade de expandir-se.
2. Iluminação: ampla, mas, difusa, isto é, sem que tenha incidência direta do sol.
3. Arejamento: ventilação natural, constante e regulável.
4. Higienização: sem preocupação com limpeza, sem cuidado ou dedetização periódica.
5. Disposição: (lay out): espaço livre para locomoção; fácil consulta e conservação do acervo.
6. Segurança: contra incêndio, roubo, infiltrações etc.
Apenas as afirmativas 1, 2, 3, 5 e 6 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2, 4, 5 e 6 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 3, 4, 5 e 6 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 3, 5 e 6 estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Nas afirmativas abaixo citamos como as finalidades do Arquivo:
1. Guarda dos documentos que circulam na instituição, utilizando para isso técnicas que permitam um arquivamento ordenado e eficiente;
2. Garantir a preservação dos documentos, utilizando formas adequadas de acondicionamento, levando em consideração temperatura, umidade e demais aspectos que possam danificar os mesmos;
3. Atendimento aos pedidos de consulta e desarquivamento de documentos pelos diversos setores da instituição, de forma a atender rapidamente à demanda pelas informações ali depositadas;
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa correta:
Somente a afirmativa 1 esta correta.
Somente as afirmativas 1 e 3 estão corretas.
Somente as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
Somente as afirmativas 2 e 3 estão corretas.
As afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O conjunto de documentos reunidos por processo de acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, e conservados em decorrência de seu valor, denomina-se:
inventário.
arquivo
depósito.
biblioteca.
dossiê.
O conceito antigo de arquivo, ao defini-lo como depósito de documentos e papéis de qualquer espécie, tendo sempre relação com os direitos das instituições ou indivíduos, acentuava seu aspecto:
idôneo;
legal;
administrativo
organizacional;
dialético.
O princípio pelo qual é assegurado ao Estado o direito sobre os arquivos públicos, sem limitação de tempo, por serem estes considerados bens públicos inalienáveis, chama-se:
imprescritibilidade
alienação
paridade;
prescritibilização;
hegemonia.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Consideram-se arquivos os conjuntos de:
documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.
imóveis dos órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas,utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos equipamentos.
móveis públicos, de instituições de caráter público e entidades privadas, utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos equipamentos.
computadores de instituições de caráter público e entidades privadas, utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos serviços.
sistemas de instituições de caráter público e entidades privadas, utilizados para atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte financeiro ou a natureza dos equipamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...