Questões de Arquivologia do ano 2013

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Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.

A expedição dos documentos de arquivo deve ser precedida do registro dessas informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.

O material de referência ou a informação não orgânica devem ser registrados para controle estatístico e de acesso nos sistemas de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao recebimento, registro, distribuição, tramitação e expedição de documentos, julgue os itens subsecutivos.

O arquivamento pode ser feito não apenas pelas unidades político-administrativas da organização que acumulam os documentos, mas também pelo setor de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

As funções arquivísticas foram desenvolvidas a partir da teoria das três idades documentais, com o objetivo de subsidiar o diagnóstico da situação arquivística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

O recolhimento adequado dos documentos de arquivo, feito pelos arquivos intermediários, é resultado de uma verificação segura da passagem desses documentos pelas três fases arquivísticas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das funções arquivísticas, julgue os itens que se seguem.

A transferência ― passagem dos documentos de arquivo dos arquivos correntes para os arquivos intermediários ―, regulada pela tabela de temporalidade, inclui-se entre os objetivos da função de aquisição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em toda instituição, seja pública ou privada, para que os arquivos possam desempenhar suas funções, é necessário que os documentos estejam organizados e obedecendo às três idades dos arquivos, que são:

  • A.

    clássica, antiga e moderna

  • B.

    infantil, juvenil e adulta

  • C.

    funcional, orgânica e histórica

  • D.

    corrente, intermediária e permanente

  • E.

    ativa, inativa e morta

Para cada fase do arquivo, existem formas de tratamento, organização e conservação específicas. Nesse sentido, conforme a abrangência de atuação, os arquivos que ficam junto aos órgãos operacionais são conhecidos como

  • A.

    gerais

  • B.

    setoriais

  • C.

    centrais

  • D.

    inativos

  • E.

    processuais

Para se trabalhar em um arquivo, entender a terminologia é fundamental, pois otimiza o desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, se um arquivista informar ao técnico de arquivo que os documentos administrativos destituídos de valor para a guarda definitiva foram destruídos, arquivisticamente ele está-se referindo a que tipo de procedimento?

  • A.

    Transferência

  • B.

    Avaliação

  • C.

    Avaliação

  • D.

    Triagem

  • E.

    Descarte

Para a organização de arquivos, é importante ficar atento aos tipos de arquivamento, ou seja, à posição em que os documentos são dispostos.

Existem somente dois tipos dessas posições, que são

  • A.

    vertical e horizontal

  • B.

    textual e escrito

  • C.

    sonoro e filmográfico

  • D.

    micrográfico e informático

  • E.

    interno e externo

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