Questões de Arquivologia do ano 2015

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O ambiente em que ocorre a ação registrada no documento tem hoje contornos bastante alargados. Quando se trata das normas internas que regulam a produção, a tramitação, o uso e o arquivamento dos documentos da instituição, temos o chamado contexto

  • A. tecnológico.
  • B. de proveniência.
  • C. documental.
  • D. jurídico-administrativo.
  • E. de procedimentos.

A identificação do tipo documental é a base para

  • A. poder realizar a análise diplomática dos documentos.
  • B. estabelecer a autoria e o destinatário dos documentos.
  • C. compreender o assunto veiculado nos documentos.
  • D. definir as séries documentais em arquivos.
  • E. conhecer o tempo de vigência dos documentos.

Na análise tipológica, além da denominação do documento, é imprescindível que se registrem

  • A. as atribuições e funções da entidade produtora.
  • B. as condições de preservação das séries.
  • C. as datas de entrada dos serviços de protocolo.
  • D. os números de vias e de exemplares descartados.
  • E. as siglas dos setores responsáveis por sua expedição.

O item ordenação, na análise tipológica, deve conter

  • A. as séries componentes do fundo em causa.
  • B. as entradas diversificadas da descrição de cada documento.
  • C. os dados repetitivos dos tipos analisados.
  • D. os tipos da mesma série.
  • E. os fundos englobados em cada documento.

A produção de um ato normativo depende, diretamente, da manifestação de vontade

  • A. da autoridade competente.
  • B. do solicitante.
  • C. do arquivista.
  • D. do assessor legislativo.
  • E. do analista de sistemas.

O arranjo no arquivo permanente corresponde

  • A. à estrutura interna dos fundos.
  • B. à sequência de documentos dentro da série.
  • C. à ordenação dos documentos dentro do dossiê.
  • D. à organização das séries dentro do fundo.
  • E. ao organograma funcional da produção documentária.

Os planos de classificação nos arquivos correntes devem refletir

  • A. as tabelas de temporalidade adotadas pelo arquivo.
  • B. a autoria dos documentos.
  • C. o estado de conservação dos documentos.
  • D. a posição da entidade produtora no organograma do sistema a que pertence.
  • E. a organização e as funções da entidade produtora.

A classificação adotada para a área de Comunicação Social coloca no mesmo plano, sem distingui-los, assuntos, atividades e documentos. Constituem exemplos de documentos, entre outros, os códigos

  • A. 4.2, 4.4 e 4.9.
  • B. 4.7, 4.13 e 4.19.
  • C. 4.10, 4.17 e 4.25.
  • D. 4.1, 4.18 e 4.28.
  • E. 4.5, 4.8 e 4.24.

A avaliação é um processo de análise que

  • A. distribui os documentos pelas séries.
  • B. examina a exatidão da sequência dos documentos na respectiva série.
  • C. estabelece os prazos de guarda e a destinação dos documentos.
  • D. corrige as distorções das séries em relação ao fundo em que se encontram.
  • E. desenvolve novos procedimentos de classificação documental.

No processo de avaliação preconizado pelo Manual de gestão documental da Justiça do Trabalho (versão 1.0, de 2011), a separação dos processos por atividade econômica (indústria, comércio, transporte etc.) deve ser aplicada, a título de amostragem, a documentos

  • A. correntes.
  • B. não orgânicos.
  • C. destinados a eliminação.
  • D. de guarda permanente.
  • E. de valor histórico.
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