Questões sobre Arquivos Permanentes

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Ao conjunto de informações que visam caracterizar uma unidade de descrição, nos instrumentos de pesquisa, dáse o nome de

  • A.

    repertório.

  • B.

    etiqueta

  • C.

    verbete.

  • D.

    formulário.

  • E.

    legenda.

a hierarquia dos instrumentos de pesquisa, segundo Heloísa Bellotto, a prioridade das instituições de custódia para divulgar seu acervo é a elaboração de um

  • A.

    guia.

  • B.

    catálogo.

  • C.

    levantamento.

  • D.

    índice.

  • E.

    repertório.

De acordo com a Norma Brasileira de Descrição (Nobrade),

  • A.

    a área de notas é reservada para informações sobre condições de acesso e uso dos documentos.

  • B.

    o código de referência corresponde à notação dos documentos no acervo de origem.

  • C.

    as quantidades dos documentos tridimensionais devem ser mensuradas por metros cúbicos.

  • D.

    o campo âmbito e conteúdo tem por objetivo fornecer aos usuários informações relevantes ou complementares ao título.

  • E.

    a história arquivística do documento envolve sua procedência, isto é, a aplicação do princípio do respect des fonds.

O instrumento de pesquisa que descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, chama-se:

  • A.

    repertório.

  • B.

    tabela.

  • C.

    índice

  • D.

    guia.

  • E.

    inventário.

De acordo com as regras de alfabetação, no processo de arquivamento os sobrenomes que exprimem grau de parentesco NÃO são considerados na:

  • A.

    precedência classificatória.

  • B.

    movimentação alfanumérica.

  • C.

    ordenação alfabética.

  • D.

    tabela de codificação.

  • E.

    remissiva alfabética.

Para que os documentos de um acervo arquivístico possam ser microfilmados, é necessário que, além de estarem higienizados:

  • A.

    estejam devidamente organizados.

  • B.

    não possuam mais valor de uso.

  • C.

    tenham as mesmas dimensões.

  • D.

    tenham valor histórico.

  • E.

    estejamemuso corrente.

Numa instituição de custódia destinada a recolher arquivos de diferentes entidades, a cada um desses conjuntos de documentos dá-se o nome de

  • A.

    fundo.

  • B.

    organograma.

  • C.

    setor.

  • D.

    divisão.

  • E.

    núcleo de memória.

Original, cópia, minuta e rascunho − diferentes estágios de preparação e transmissão de documentos − correspondem ao conceito de

  • A.

    espécie.

  • B.

    formato.

  • C.

    forma.

  • D.

    suporte.

  • E.

    tipo.

Os documentos da fase permanente demandam a elaboração de

  • A.

    projetos de organização e métodos (O&M).

  • B.

    planos de destinação.

  • C.

    relações de remessa.

  • D.

    instrumentos de pesquisa.

  • E.

    fluxogramas de tramitação.

A Norma brasileira de descrição arquivística considera seis níveis principais de descrição. São níveis de descrição, exceto:

  • A.

    Fundo ou coleção.

  • B.

    Série.

  • C.

    Série.

  • D.

    Dossiê ou processo.

  • E.

    Seção.

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