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Os instrumentos de pesquisa no arquivo permanente tem sido objeto de preocupação do Conselho Internacional de Arquivo (CIA), que criou um comitê para normalizá-la. No Brasil, são convencionados cinco tipos de instrumentos de pesquisa. A definição È o instrumento de pesquisa mais genérico, pois se dispõe a informar sobre a totalidade dos fundos existentes no arquivo. Corresponde a qual opção. Marque a opção CORRETA.
Índice.
Inventário.
Guia.
Catálogo.
Repertório.
Com relação às funções arquivísticas, julgue os itens subsequentes.
A descrição é operacionalizada com a elaboração de instrumentos de pesquisa, tais como guia, inventário e catálogo.
Dá-se o nome de recolhimento ao ingresso de documentos
no arquivo intermediário.
no arquivo central.
no arquivo permanente.
nos centros de restauro.
nas câmaras de fumigação.
Os acórdãos de natureza administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região são documentos
cujo recolhimento não é recomendável.
que, por seu valor histórico, devem ingressar no arquivo permanente.
que, uma vez eliminados, dispensam ata de avaliação.
passíveis de descarte, depois de cumprir estágio no arquivo intermediário.
sobre os quais deve recair processo de amostragem.
A organização dos arquivos, como enfatizou Janice Gonçalves, significa dar visibilidade às funções e atividades do organismo produtor. De acordo com a terminologia adotada por alguns profissionais da área, o instrumento utilizado nessa tarefa recebe nomes distintos, conforme a etapa em que se encontram os documentos em seu ciclo vital: na fase corrente, trata-se do plano de classificação; e, na fase permanente, trata-se
da tabela de temporalidade.
do registro topográfico.
do plano de destinação.
do quadro de arranjo.
da tabela de equivalência.
A descrição de cada peça documental é característica do
índice.
inventário.
guia.
repertório.
catálogo.
O conjunto articulado de informações referentes a uma unidade de descrição é conhecido por
verbete.
dossiê.
registro.
ficha.
notação.
Ao contrário do descritor, a palavra-chave
traduz o conceito ou assunto do documento.
é retirada do texto do documento.
limita-se a indicar a função do documento.
permite a recuperação da tipologia documental.
encabeça a ficha que dá acesso ao documento.
A elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial. Assim se exprime Heloísa Bellotto, ao afirmar que o primeiro instrumento a ser elaborado por uma instituição arquivística deve ser
a cronologia.
o inventário.
o diagnóstico.
a tabela de temporalidade.
o guia.
Embora não seja sua função precípua, as instituições arquivísticas preocupam-se com a projeção que podem ter sobre a comunidade e, em especial, com a população escolar, destinatária de recentes políticas voltadas para a valorização do patrimônio documental. Valem-se, para tanto, dos chamados serviços de
reprografia e informática.
descrição e referência.
difusão cultural e assistência educativa.
consulta e instrumental de pesquisa.
editoração e publicidade.
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