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A possibilidade de consulta aos documentos, seja como resultado de autorização legal, seja como consequência da elaboração de instrumentos de pesquisa, traduz uma das macrofunções do arquivo:
o acesso.
a ordenação.
a conservação.
a custódia.
a avaliação.
Assumir denominação e existência jurídica próprias, resultantes de ato preciso e datado; possuir atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal; ter posição definida na hierarquia administrativa; dispor de chefe responsável e com poder decisório em seu nível hierárquico − tais são as condições que, segundo Michel Duchein, permitem identificar os organismos produtores de
acervos.
coleções.
documentação.
patrimônio arquivístico.
fundos.
Dentre as atividades que antecedem imediatamente o arranjo de um fundo que acaba de ingressar no arquivo permanente, Heloísa Bellotto destaca
o levantamento da evolução institucional da entidade produtora dos documentos.
a reunião das comissões de avaliação, para estabelecer a temporalidade dos documentos.
a indexação do conteúdo dos seus documentos mais antigos.
a digitalização dos documentos em pior estado de conservação, garantindo seu acesso.
a microfilmagem de suas principais séries documentais, para fins de preservação.
De acordo com as normas internacionais de descrição arquivística Isad(G) e Nobrade, a descrição multinível consiste
na representação da estrutura hierárquica dos níveis de um conjunto documental, descrevendo-se as unidades do mais genérico ao mais específico.
no desfazimento das correlações entre os diversos níveis de descrição de um mesmo fundo ou entre as unidades de descrição de fundos diversos.
no registro de informações sobre a história administrativa da instituição nos níveis mais específicos de descrição.
na descrição dos documentos em ordem cronológica decrescente.
na elaboração de instrumentos de pesquisa independentes entre si.
Nos arquivos permanentes, os catálogos tomam por unidade de descrição
o acervo.
o fundo.
a série.
o assunto.
o documento.
O instrumento de controle que indica o lugar exato ocupado pelas unidades de arquivamento, na ordem de numeração dos depósitos, salas, estantes, prateleiras e gavetas, qualifica-se como
topográfico.
apontador.
referencial.
remissivo.
geográfico.
A inexistência de consenso quanto à denominação dos instrumentos de pesquisa tem levado os profissionais brasileiros a considerarem equivalentes
inventários sumários e guias.
guias e catálogos.
repertórios e inventários.
catálogos e índices.
inventários analíticos e catálogos.
Numa instituição arquivística, compete ao serviço educativo
treinar os funcionários, oferecendo-lhes atualização contínua.
orientar o usuário externo quanto ao manuseio adequado dos documentos.
elaborar instrumentos de pesquisa e promover sua publicação.
divulgar o acervo e apresentá-lo a público não especializado.
prestar apoio reprográfico a usuários internos e externos.
Um fundo é aberto quando
a entidade produtora continua em atividade.
há espaço suficiente para armazenamento do acervo.
não sofre restrições de acesso.
seus documentos mais importantes ficam expostos.
seus documentos são desclassificados.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) acrescentou à ISAD(G) uma área nova, destinada a
condições de acesso e uso.
pontos de acesso e indexação de assuntos.
fontes relacionadas.
identificação e contextualização.
conteúdo e estrutura.
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