Questões sobre Arquivos Permanentes

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A possibilidade de consulta aos documentos, seja como resultado de autorização legal, seja como consequência da elaboração de instrumentos de pesquisa, traduz uma das macrofunções do arquivo:

  • A.

    o acesso.

  • B.

    a ordenação.

  • C.

    a conservação.

  • D.

    a custódia.

  • E.

    a avaliação.

Assumir denominação e existência jurídica próprias, resultantes de ato preciso e datado; possuir atribuições específicas e estáveis, legitimadas por um texto dotado de valor legal; ter posição definida na hierarquia administrativa; dispor de chefe responsável e com poder decisório em seu nível hierárquico − tais são as condições que, segundo Michel Duchein, permitem identificar os organismos produtores de

  • A.

    acervos.

  • B.

    coleções.

  • C.

    documentação.

  • D.

    patrimônio arquivístico.

  • E.

    fundos.

Dentre as atividades que antecedem imediatamente o arranjo de um fundo que acaba de ingressar no arquivo permanente, Heloísa Bellotto destaca

  • A.

    o levantamento da evolução institucional da entidade produtora dos documentos.

  • B.

    a reunião das comissões de avaliação, para estabelecer a temporalidade dos documentos.

  • C.

    a indexação do conteúdo dos seus documentos mais antigos.

  • D.

    a digitalização dos documentos em pior estado de conservação, garantindo seu acesso.

  • E.

    a microfilmagem de suas principais séries documentais, para fins de preservação.

De acordo com as normas internacionais de descrição arquivística Isad(G) e Nobrade, a descrição multinível consiste

  • A.

    na representação da estrutura hierárquica dos níveis de um conjunto documental, descrevendo-se as unidades do mais genérico ao mais específico.

  • B.

    no desfazimento das correlações entre os diversos níveis de descrição de um mesmo fundo ou entre as unidades de descrição de fundos diversos.

  • C.

    no registro de informações sobre a história administrativa da instituição nos níveis mais específicos de descrição.

  • D.

    na descrição dos documentos em ordem cronológica decrescente.

  • E.

    na elaboração de instrumentos de pesquisa independentes entre si.

Nos arquivos permanentes, os catálogos tomam por unidade de descrição

  • A.

    o acervo.

  • B.

    o fundo.

  • C.

    a série.

  • D.

    o assunto.

  • E.

    o documento.

O instrumento de controle que indica o lugar exato ocupado pelas unidades de arquivamento, na ordem de numeração dos depósitos, salas, estantes, prateleiras e gavetas, qualifica-se como

  • A.

    topográfico.

  • B.

    apontador.

  • C.

    referencial.

  • D.

    remissivo.

  • E.

    geográfico.

A inexistência de consenso quanto à denominação dos instrumentos de pesquisa tem levado os profissionais brasileiros a considerarem equivalentes

  • A.

    inventários sumários e guias.

  • B.

    guias e catálogos.

  • C.

    repertórios e inventários.

  • D.

    catálogos e índices.

  • E.

    inventários analíticos e catálogos.

Numa instituição arquivística, compete ao serviço educativo

  • A.

    treinar os funcionários, oferecendo-lhes atualização contínua.

  • B.

    orientar o usuário externo quanto ao manuseio adequado dos documentos.

  • C.

    elaborar instrumentos de pesquisa e promover sua publicação.

  • D.

    divulgar o acervo e apresentá-lo a público não especializado.

  • E.

    prestar apoio reprográfico a usuários internos e externos.

Um fundo é aberto quando

  • A.

    a entidade produtora continua em atividade.

  • B.

    há espaço suficiente para armazenamento do acervo.

  • C.

    não sofre restrições de acesso.

  • D.

    seus documentos mais importantes ficam expostos.

  • E.

    seus documentos são desclassificados.

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) acrescentou à ISAD(G) uma área nova, destinada a

  • A.

    condições de acesso e uso.

  • B.

    pontos de acesso e indexação de assuntos.

  • C.

    fontes relacionadas.

  • D.

    identificação e contextualização.

  • E.

    conteúdo e estrutura.

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