Lista completa de Questões sobre Conceitos Fundamentais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Luciana Duranti privilegia o caráter contextual do documento arquivístico e diz que os documentos são inerentemente verdadeiros, isto é, as razões de sua produção (para desenvolver atividades) e as circunstâncias de sua criação (rotinas processuais) asseguram o caráter de prova e de fidedignidade aos fatos e ações. A característica do documento de arquivo a que a autora se refere é o(a)
imparcialidade.
naturalidade.
inter-relacionamento.
autenticidade.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A arquivística pode ser abordada de três maneiras: uma maneira unicamente administrativa (records management), cuja principal preocupação é ter em conta os arquivos corrente e intermediário; uma maneira tradicional, que põe a tônica exclusivamente no arquivo permanente; ou, por último, uma maneira que tem como objetivo ocupar-se, simultaneamente, dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Essa última abordagem é conhecida como arquivística integrada, proposta pelos canadenses. Não faz parte dos objetivos da arquivística integrada
garantir a unidade e a continuidade das intervenções do arquivista nos documentos de uma instituição e permitir assim uma perspectiva do princípio das três idades e das noções de valor primário e de valor secundário.
permitir a articulação e a estruturação das atividades arquivísticas em uma política de organização dos arquivos.
integrar o valor primário e o valor secundário em uma definição mais ampla de arquivo.
intervir, de forma sistemática, na eliminação da informação orgânica, preservando, assim, a informação não orgânica.
A palavra arquivo por sua polissemia pode representar, EXCETO:
Móvel para guarda de documentos
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a informação orgânica, assinale a opção correta.
A informação não orgânica é aquela produzida ou recebida pelas atividades-meio e fim da organização.
A informação orgânica é aquela elaborada, enviada ou recebida fora do âmbito da missão da organização.
A informação orgânica dá origem aos centros de documentação.
A informação não orgânica em uma organização pode ser, na sua origem, informação orgânica.
Em um arquivo histórico municipal, as coleções privadas não devem ser misturadas aos documentos oriundos da administração municipal. Os princípios arquivísticos que provocam essa interdição no caso de assuntos idênticos e no caso de assuntos diferentes, são, respectivamente:
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Schellenberg define arranjo como o processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e o agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si. Nessa definição, a expressão relação significativa é utilizada com o sentido de princípio da
ordem original.
organicidade.
territorialidade.
unicidade.
O conceito de Arquivística é, marque V se verdadeiro e F se falso:
( ) É a Ciência que estuda a essência, organização e métodos para o tratamento de material bibliográfico.
( ) É uma disciplina que tem por objetivo a natureza dos arquivos e das teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização.
( ) É a ciência que se ocupa da reunião, arranjo e cuidado de coleções de objetos de artes e cultura, ciências naturais, etnologia e outras.
( ) É a ciência das coisas antigas a partir dos monumentos.
A seqüência correta é:
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considerando os princípios básicos da Arquivologia, conforme a legislação brasileira, sobretudo aqueles relativos aos arquivos e à gestão de documentos públicos e de caráter público, julgue os itens a seguir.
I São considerados arquivos públicos apenas os conjuntos de documentos oficiais, dotados de importância histórica, selecionados e colecionados por órgãos públicos ou instituições de caráter público, ao longo de sua existência, visando contribuir com a educação, a cultura e a memória nacional.
II Gestão de documentos, ou gestão documental, é o conjunto dos procedimentos e operações técnicas que envolvem os documentos desde a sua produção, passando por seu uso e tramitação, até sua avaliação e arquivamento. A gestão lida com os documentos correntes, ou seja, aqueles que estão em curso ou que, mesmo sem movimentação, são consultados freqüentemente; e com os documentos intermediários, isto é, que já não são de uso corrente nos órgãos produtores, mas precisam ser guardados devido a razões administrativas ou jurídicas.
III A legislação define que a gestão documental e a proteção aos documentos de arquivo são deveres do poder público, pois os documentos, quando organizados, são considerados, por um lado, fundamentais instrumentos de apoio à eficácia administrativa no gerenciamento de informações e, por outro, importantes para o desenvolvimento da cultura e das ciências.
IV Todos os documentos ou informações produzidos nos órgãos públicos, ou instituições de caráter público, somente poderão ser disponibilizados aos cidadãos quando houver autorização por parte do Poder Judiciário, e apenas nos casos em que tal informação for indispensável à defesa de direito próprio.
V Nos arquivos estaduais do Poder Judiciário, como nos demais integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, os documentos correntes devem ser organizados segundo o modelo estabe
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Schellenberg, arquivista norte-americano, indica três elementos principais a serem considerados na classificação de documentos públicos: a ação a que os documentos se referem; a estrutura do órgão que os produz; o assunto dos documentos. Quanto ao elemento ação a que os documentos se referem, assinale a opção correta.
A ação pode ser tratada em termos de funções, atividades e atos.
A ação fornece a base para a classificação organizacional.
Os títulos das unidades de classificação são tirados da análise do assunto dos documentos.
A ordenação alfabética é a mais indicada para a classificação baseada na ação.
Julgue a seguintes proposições subsequentes, marcando V se verdadeiro e F se falso:
( ) Princípio de Territorialidade, quer dizer que os arquivos públicos, próprios, de um território, seguem o destino deste último.
( ) O processo avaliatório sempre é feito documento por documento.
( ) O Fundo abarca papéis gerados/recebidos por entidades físicas ou jurídicas, necessários à criação, ao seu funcionamento e ao exercício das atividade que justifiquem a sua existência.
( ) Fundo é o mesmo que coleção.
( ) Os documentos pertencentes a um mesmo fundo guardam relação orgânica entre si, consistituindo uma unidade distinta.
A seqüência correta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...