Questões sobre Conceitos Fundamentais

Lista completa de Questões sobre Conceitos Fundamentais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos a conceitos de arquivologia.

I    Arquivo é o conjunto de material, em sua maioria impresso, disposto ordenadamente para estudo, pesquisa e consulta.

II   Os documentos de arquivo existem em vários exemplares, não tendo limitação quanto ao número de cópias.

III Os documentos textuais, audiovisuais e cartográficos são gêneros documentais encontrados nos arquivos.

IV  A significação do acervo documental arquivístico independe da relação que os documentos estabelecem entre si.

V   O método de classificação dos arquivos exige conhecimento a respeito da relação entre as unidades, a organização e o funcionamento dos órgãos.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e V.

  • E.

    IV e V.

Julgue os itens a seguir, relativos às características que distinguem os arquivos.

I    O arquivo é criado e recebido por um órgão, empresa ou instituição exclusivamente no desenvolvimento de suas atividades, não sendo colecionado por motivos culturais.

II    Os documentos de arquivo são provas de transações realizadas nas organizações.

III  Um documento de arquivo, mesmo destacado do todo ao qual pertence, tem o mesmo significado do conjunto no qual está inserido.

IV  Em relação à natureza do assunto, os documentos de arquivo podem ser classificados em arquivo especial e arquivo especializado.

V   Quanto à abrangência da atuação, os arquivos são classificados em correntes e intermediários.

 

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

  • E.

    5

As características que distinguem os arquivos das bibliotecas e dos museus não incluem

  • A.

    o fato de a exclusividade de criação e recepção ser atribuída a um órgão, uma empresa ou uma instituição.

  • B.

    o fato de os documentos de arquivo se originarem no curso das atividades de um órgão, uma empresa ou uma instituição.

  • C.

    a organicidade, de forma que um documento se ligue a outros do mesmo conjunto.

  • D.

    a existência de uma coleção de manuscritos de valor histórico ajuntados por um órgão, uma empresa ou uma instituição.

  • E.

    o caráter probatório dos documentos nas transações realizadas pelo órgão, pela empresa ou pela instituição responsável por eles.

A origem da palavra que atualmente, em quase todas as línguas do mundo, designa os arquivos é o “archeion”. Os arquivos da Antiguidade que foram melhor organizados: além de privados, eclesiásticos e econômicos foram estabelecidos arquivos de Estado altamente hierarquizados – centrais, regionais e locais, foram os

  • A.

    dos egípcios.

  • B.

    dos gregos.

  • C.

    do império romano.

  • D.

    dos bárbaros.

  • E.

    da Ásia.

Cerca de 50 anos mais tarde, foi criado na Inglaterra o Public Record Office. As razões para a criação desse Arquivo britânico tanto foram de

  • A.

    usos públicos como de ordem prática.

  • B.

    ordem cultural como para proteção de direitos.

  • C.

    ordem administrativa como governamental.

  • D.

    interesse pessoal como de proteção de direitos.

  • E.

    ordem prática como de ordem cultural.

No que diz respeito à forma de entrada do acervo no arquivo, ele é órgão

  • A.

    colecionado.

  • B.

    referenciador.

  • C.

    receptor

  • D.

    gerador.

  • E.

    fornecedor.

Existem documentos impalpáveis, mas que fazem parte da memória. São, portanto, três tipos de elementos que constituem a memória do ato administrativo

  • A.

    o documento de arquivo, o técnico-científico e os elementos dispersos.

  • B.

    o documento textual, o iconográfico e o informático.

  • C.

    a informação, o conhecimento tácito e o explícito.

  • D.

    o documento científico, o cultural e elementos externos.

  • E.

    material impresso, não impresso e fontes orais.

O arquivo pessoal como fonte de pesquisa apresenta variantes. O mesmo conjunto documental serve de uma forma ou de outra em relação à pesquisa proposta. Os documentos que contêm informações que corroboram outras obtidas em documentos públicos, não no sentido de nova fonte, mas com conotação enfática do mesmo documento, nesse caso atuam como documentação

  • A.

    básica.

  • B.

    subsidiária.

  • C.

    alternativa.

  • D.

    complementar.

  • E.

    paralela.

Há que se distinguir, nos atos legais, duas apresentações: a primeira consiste no refinamento da redação, na forma em que os atos são apresentados. Já a segunda, consiste na coordenação sistemática do assunto. São, respectivamente, as apresentações

  • A.

    formal e material.

  • B.

    material e formal.

  • C.

    normativa e enunciativa.

  • D.

    material e de conteúdo.

  • E.

    diplomáticas e jurídicas.

Os arquivos acumulados por determinada instituição devem manter, a todo custo, sua individualidade, sem que seus documentos sejam misturados aos de origem diversa. Tal recomendação é conhecida, no âmbito da Arquivologia, como princípio da

  • A.

    ordem original.

  • B.

    destinação.

  • C.

    temporalidade.

  • D.

    territorialidade.

  • E.

    proveniência.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...