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Quando arquivamos podemos realizar anotações como "Veja também", indicando que o assunto ou nome possui outras ligações importantes. Esta ação tem a finalidade de informar a quem for consultar o arquivo que determinado assunto ou nome está arquivado em tal pasta. Essas orientações vêm em pequenas fichas, colocadas em índices, ou inseridas nas respectivas pastas, escritas em folhas de papel. A esse procedimento denominamos:
Método específico.
Referência cruzada.
Tiras de inserção.
Transferência permanente.
Sobre documentação apenas é INCORRETO afirmar:
A documentação pode ter natureza comercial, científica ou oficial, conforme sua organização, utilização e finalidade.
A classificação representa um agrupamento de documentos distribuídos em classes, que designam grupos de coisas, de assuntos, de idéias ou de pessoas.
A documentação assume natureza oficial quando sua organização e utilização destinam-se a fins estritamente comerciais.
No passado a documentação era estática e nos dias atuais assume uma característica predominantemente dinâmica.
A eficácia é o resultado da busca contínua de conhecimentos, técnicas, observações e métodos de trabalho. Há normas que nos ajudam a aumentar a produtividade. Assinale a alternativa que NÃO representa uma dessas normas.
Evitar amontoar assuntos pendentes.
Fixar um horário para todas as tarefas.
Organizar o espaço de modo que tudo esteja à mão.
Dedicar as primeiras horas do dia para obrigações adiáveis e para tarefas mais árduas.
Obedecendo às regras de alfabetação (letra por letra), a ordem de arquivamento dos nomes abaixo é:
1-Maria Alvinegra, 2-Maria Benedita, 3-Maria Bravata, 4- Marianna Mesquatra, 5-Mariene Ferreira.
1, 2, 3, 4 e 5;
1, 2, 3, 5 e 4;
1, 3, 5, 2 e 4;
2, 1, 5, 4 e 3;
5, 1, 2, 3 e 4.
Considere a organização dos documentos abaixo, através do método geográfico que tem a cidade como referência:
1-Campos / Rio de Janeiro / Francisco Alvarenga 2-Itaboraí / Rio de Janeiro / Antonio Marcos 3-Manaus / Amazonas / J. M. Pacheco 4-Rio Bonito / Rio de Janeiro / Nicea Lucia 5-São Paulo / São Paulo / Bárbara Santos e Silva
A ordem correta é:
1, 2, 3, 4 e 5;
2, 3, 4, 5 e 1;
4, 3, 2, 5 e 1;
5, 3, 1, 4 e 5;
5, 3, 2, 1 e 4.
A ordenação correta dos nomes abaixo, sob o critério palavra por palavra da regra de alfabetação, é:
1-Francisco Alves, 2-Francisco Alvarenga, 3-Francisco Silva, 4-Francisco Bernardo, 5-Francisco das Almas
2, 3, 4, 5 e 1;
4, 3, 2, 5 e 1;
5, 2, 1, 4 e 3;
5, 3, 1, 4 e 5;
5, 3, 2, 1 e 4.
Os documentos arquivísticos são ou podem ser microfilmados, por uma série de motivos. Observe os itens abaixo:
I - segurança;
II - complementação de acervos;
III - facilidade de acesso e leitura;
IV - baixo custo de seu processo;
V - sua validade jurídica.
Fazem parte desses motivos somente os itens:
I, II e III;
I, II e V;
I, III e V;
II, III e V;
III, IV e V.
Assinale a opção correta, segundo a regulamentação vigente, a respeito da guarda e arquivamento dos documentos relativos aos registros contábeis dos atos da receita e da despesa.
Encerrado o mês contábil, podem ser incinerados uma vez que todos os registros encontram-se gravados eletronicamente no Siafi .
Não há a necessidade de arquivamento de documentos visto que os documentos eletrônicos são considerados oficiais.
Depois de encerradas as contas e enviadas ao Tribunal de Contas da União, podem ser incinerados.
Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por cinco anos a contar da data de julgamento das contas dos responsáveis pelo Tribunal de Contas da União.
Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por dois anos, caso os registros sejam feitos eletronicamente.
Agindo em conformidade com os princípios e as práticas geralmente reconhecidas, o primeiro dever do arquivista é o de manter a integridade dos documentos que são valorizados por seus cuidados e sua vigilância. A conservação deve ser medida preventiva consistindo, sobretudo, na higienização ambiental.
Assim sendo, para melhor conservar os documentos, o arquivista deve
I. lavar as mãos antes de tocá-los.
II. amarrar os documentos com barbante, antes de colocar nas caixas.
III. grampear os documentos para evitar perda.
IV. limpá-los com pano úmido em álcool ou produto químico similar.
V. acondicionar adequadamente os documentos e colocá-los em caixas previamente identificadas.
Analisando-se as proposições anteriores, conclui-se que está(ão) correta(s):
apenas a proposição IV.
apenas as proposições II e V.
apenas as proposições III e IV.
apenas as proposições I e V.
apenas as proposições I, II e III.
A questão da avaliação de documentos é uma das mais importantes no contexto da teoria arquivística. Considerando a legislação vigente, assinale a opção correta acerca da eliminação de documentos de arquivo de valor permanente oriundos do Poder Judiciário.
A eliminação é prevista em lei e autorizada para todos os processos cujo arquivamento tenha ocorrido há mais de trinta anos.
Nunca poderá ocorrer eliminação, devendo tais documentos ser preservados indefinidamente.
Quando ocorrer eliminação de documentos, deverá ser utilizada a fragmentação mecânica, por questões de segurança das informações e a fim de possibilitar a reciclagem dos papéis.
A eliminação é permitida apenas quando prevista em tabela de temporalidade, devendo ocorrer no processo de transferência para o arquivo intermediário.
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