Questões sobre Geral

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A gestão da informação orgânica permite que sejam realizadas:

  • A.

    as revisões de literatura;

  • B.

    as análises de periódicos eletrônicos;

  • C.

    os repertórios de literatura;

  • D.

    as investigações em fontes terciárias;

  • E.

    as pesquisas retrospectivas.

Conforme a natureza do conteúdo, os documentos podem ser categorizados em:

  • A.

    fiscais, de pessoal, técnicos e históricos;

  • B.

    administrativos, de pessoal, contábil, jurídicos e técnicos;

  • C.

    diplomáticos, administrativos, legais e técnicos;

  • D.

    históricos, administrativos, técnicos ou especializados;

  • E.

    técnicos, administrativos, contábil-financeiros, de pessoal.

As regras gerais da ISAD(G), determinam como elementos essenciais para o intercâmbio internacional de informação descritiva

  • A.

    código de referência; dimensão da unidade de descrição; arranjo; data(s) de produção ou de acumulação dos documentos da unidade de descrição; resumo;

  • B.

    título; nível de descrição; data(s) de produção ou de acumulação dos documentos da unidade de descrição; condições de acesso; localização dos originais

  • C.

    acumulação dos documentos da unidade de descrição; data(s) de produção ou de acumulação dos documentos da unidade de descrição

  • D.

    dimensão da unidade de descrição; título; nível de descrição; data(s) de produção ou de acumulação dos documentos da unidade de descrição; código de referência;

  • E.

    nível de descrição; dimensão da unidade de descrição; data(s) de produção ou de acumulação dos documentos da unidade de descrição; sistema de arranjo.

Constituem documentação especial de arquivos os documentos:

  • A.

    audiovisuais; filmográficos; iconográficos; sonoros;

  • B.

    cartográficos; fonográficos; audiovisuais; iconográficos

  • C.

    microformas; audiovisuais; cartográficos; fonográficos;

  • D.

    filmográficos; cartográficos; sonoros; audiovisuais;

  • E.

    fonográficos, microformas; audiovisuais; iconográficos.

A experiência piloto da criação do Projeto de Gestão de Documentos para estabelecer uma organização sistêmica dos arquivos da administração pública brasileira teve como um dos objetivos específicos:

  • A.

    assegurar apoio necessário ao planejamento no nível ministerial;

  • B.

    implementar decisões governamentais no âmbito do Ministério;

  • C.

    otimizar o processo de recuperação de informações técnico-administrativas;

  • D.

    assegurar apoio necessário para implementação no nível ministerial;

  • E.

    identificar os tipos de documentos nas instituições e definir o software para uso.

O método decimal leva em conta o contexto institucional do arquivo e tem como fundamento a teoria da classificação de Melvil Dewey. O índice elaborado para um código de classificação de documentos é denominado:

  • A.

    analítico-sintético;

  • B.

    declarativo;

  • C.

    pós-coordenado;

  • D.

    integrado;

  • E.

    relativo.

De acordo com a política nacional de arquivos públicos e privados (Lei 8.159), os arquivos privados são conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas e jurídicas, em decorrência de suas atividades. Os arquivos privados identificados como de interesse público e social NÃO poderão ser:

  • A.

    alienados com aditamentos e ou perda da unidade documental, nem recolhidos para o exterior;

  • B.

    alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior:

  • C.

    recolhidos na sua totalidade para o exterior;

  • D.

    recolhidos para o exterior com anexação, mesmo que contenham marginalia;

  • E.

    transferidos para o exterior com apensamento e alienados com dispersão.

Considerando a teoria das três idades, a avaliação dos documentos de arquivo deve ser realizada no estágio:

  • A.

    intermediário;

  • B.

    corrente/intermediário;

  • C.

    intermediário/permanente.;

  • D.

    corrente;

  • E.

    permanente.

O princípio norteador da série é o tipológico, contudo a natureza de sua composição poderá ser:

  • A.

    o acesso, a utilização e a difusão;

  • B.

    os elementos formais e de conteúdo;

  • C.

    estrutural, funcional ou por espécie documental;

  • D.

    os tipos de instrumentos de pesquisa;

  • E.

    as técnicas de armazenamento.

Um arquivo público (federal, estadual ou municipal), para organizar a documentação armazenada, deverá introduzir uma política de gestão dos documentos públicos considerando as fases correntes e intermediárias, além da permanente. De imediato, o seguinte procedimento metodológico operacional deverá ser implementado:

  • A.

    arranjo e destinação da produção documental;

  • B.

    otimização dos procedimentos e das atividades arquivísticas;

  • C.

    avaliação, seleção, arquivamento e microfilmagem;

  • D.

    levantamento da produção documental;

  • E.

    controle do fluxo de documentos.

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