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As informações controladas pela GED
A tecnologia Document Management (DM), implementada pela GED, é uma grande contribuição à arquivística
na automação da transferência de documentos ao arqui- vo permanente.
no controle do acesso à documentação permanente.
na automação do setor de protocolo
na digitalização de microfilmes.
no gerenciamento da imagem dos documentos.
De acordo com o Decreto 1.799, de 30 de janeiro de 1996, que regulamenta a lei 5433, sobre a microfilmagem de do- cumentos oficiais, microfilmagem é
qualquer processo de transferência de quaisquer infor mações documentais para suportes mais reduzidos.
Um Arquivo Público Municipal acabou de comprar uma digitalizadora de microfilmes. O equipamento, que permite armazenar as informações microfilmadas em qualquer su- porte informático, foi incorporado ao arquivo como um complemento ao projeto de microfilmagem de arquivos correntes, ainda em curso. Com tal equipamento, espera-se poder divulgar e consultar os documentos através de termi- nais em rede e de Cd-Roms, preservando o microfilme. Nesta situação específica, a confecção de um filme cópia, a partir do filme original,
é desnecessária, já que o arquivo pode atender melhor os consulentes através das cópias eletrônicas.
é desnecessária se uma cópia em Cd-Rom for deposita da junto ao cartório de títulos e documentos.
é necessária para garantir a consulta em caso de pane do sistema informático
é desnecessária porque apenas duplicaria tanto os cus tos do processo como o espaço climatizado para o armazenamento.
Os originais dos documentos públicos microfilmados, de acordo com a Legislação,
não poderão ser eliminados, no caso de documentos trabalhistas ou contábeis.
não podem ser eliminados se o descarte não estiver previsto na tabela de temporalidade do órgão responsá- vel pelos documentos.
devem aguardar que uma cópia do microfilme seja depositada no Arquivo Nacional para que se proceda à eliminação.
podem ser eliminados imediatamente após a confecção do microfilme, se este estiver de acordo com as nor- mas legais.
A resolução nº 10 do CONARQ dispõe sobre a adoção de símbolos ISO nas sinaléticas a serem utilizadas no processo de microfilmagem de documentos arquivísticos. Ela deter- mina que, nas situações em que os documentos tenham conti- nuidade em mais de um rolo, é necessário encerrar o pri- meiro rolo com um símbolo que represente "continua em outro rolo". Assinale a alternativa que indica este símbolo.
Ainda de acordo com a mesma Resolução 10 do CONARQ, das sinaléticas a que melhor corresponde ao símbolo repro- duzido abaixo é:
rolo iniciado no volume 2 e encerrado do volume 3.
Os motivos que conduzem à necessidade de preservar documentos em arquivos públicos devem ser:
oficiais, para que se mantenham os serviços governamentais.
culturais, para que se preserve a memória dos atos de governo.
oficiais e culturais, pois os documentos servem para manter em ordem o funcionamento do governo e registram a historicidade de seus atos.
derivados das características da produção e da acumulação dos papéis públicos, independentemente dos motivos que levaram à criação dos documentos.
de ordem jurídica, relacionados às características governamentais de uma época.
Comparando arquivos governamentais e bibliotecas públicas, pode-se afirmar que:
são, quase sempre, órgãos colecionadores de documentos.
são, indubitavelmente, órgãos receptores de documentos.
os métodos de trabalhos usados nestas instituições são, em sua maior parte, similares.
o arquivo guarda, principalmente, documentos de um governo de que faz parte.
são órgãos similares
Os arquivistas contemporâneos devem compreender um plano de destinação de documentos como um plano:
de ação que vise, fundamentalmente, à eliminação de documentos e preservação das informações contidas nos arquivos.
que forneça ao órgão as bases para manutenção de documentos com informações significativas e indique o possível descarte daqueles que não contenham dados relevantes.
de classificação da massa documental acumulada, contemplando a avaliação da mesma sob todos os aspectos possíveis e imagináveis.
de descarte sistemático, visando à diminuição da massa documental acumulada e à conquista de novos espaços físicos para a guarda de papéis.
estratégico de combate aos problemas administrativo-jurídicos da organização.
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