Questões sobre Geral

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As instituições denominadas arquivos públicos federais, estaduais, municipais e institucionais são locais onde, em situações ideais, guardam-se:

  • A.

    os documentos de valor corrente, isto é, de uso constante.

  • B.

    os documentos de valor permanente, isto é, de valor informativo.

  • C.

    os documentos de todos os tipos e valores.

  • D.

    os documentos sem valor corrente, porém ainda úteis por algum tempo ou destinados à preservação definitiva.

  • E.

    os documentos que estão esperando a definição de suas situações.

O uso da microfilmagem alcançou ampla difusão nas últimas décadas. Por isso, instituições públicas e privadas utilizam-na em vários casos. Segundo os especialistas, este recurso:

  • A. torna mais barato o tratamento e a manutenção de acervos arquivísticos em suporte papel, fotográfico e videográfico.
  • B. tem custos similares aos dos procedimentos mais convencionais.
  • C. é indicado somente para os arquivos correntes.
  • D. torna bem mais caro o tratamento dispensado aos acervos arquivísticos.
  • E.

    é utilizável em aplicações específicas na preservação de documentos essenciais sob o ponto de vista jurídico e histórico-cultural

A digitalização de documentos já chegou ao Brasil. Com ela é possível que se produzam arquivos eletrônicos de imagens mapeadas em bits ou de dados por meio do reconhecimento ótico de caracteres. Sob o ponto de vista arquivístico:

  • A.

    os documentos a serem digitalizados não precisam ter uma ordenação prévia que permita a recuperação das informações contidas.

  • B.

    os documentos devem ser digitalizados, respeitando-se os padrões nacionais de qualidade.

  • C.

    os documentos a serem digitalizados devem ser objeto de um tratamento técnico-científico preliminar, executado por profissionais.

  • D.

    a digitalização, em qualquer caso, resolve os problemas de arquivo de um órgão, diminuindo o espaço de guarda e facilitando o acesso.

  • E.

    a digitalização substitui a necessidade do trabalho do profissional de arquivos.

Os principais instrumentos de organização, triagem e acesso aos documentos de um arquivo corrente são:

  • A.

    o arranjo e a descrição adotados.

  • B.

    o planejamento global da administração.

  • C.

    o inventário e os repertórios de assunto.

  • D.

    o plano de prevenção de desastres e o diagnóstico do acervo

  • E.

    o plano de classificação e a tabela de temporalidade.

A Diplomática, de acordo com alguns autores, é de grande valia para os profissionais da informação que atuam como arquivistas, por que ela:

  • A.

    orienta os padrões de criação e tramitação de documentos de arquivo e facilita a compreensão de um acervo, por estabelecer os padrões existentes.

  • B.

    relaciona todas as espécies existentes, permitindo que se compreenda, com maior clareza, a diferença entre a documentação expedida e a recebida.

  • C.

    contém as chaves do conhecimento informático moderno, facilitando a compreensão dos documentos em suporte magnético.

  • D.

    resolve todos os problemas de classificação de documentos, não servindo para uso no programa de avaliação.

  • E.

    aplica-se, apenas, às informações e documentos muito antigos.

A concepção de tipos documentais, isto é, a espécie somada às funções que o conteúdo informacional de um documento possa desempenhar, pode ser relativa ao interesse:

  • A.

    dos historiadores, no seu processo de pesquisa sistemática das verdades contidas nas peças.

  • B.

    dos arquivistas ou dos historiadores, de acordo com a abordagem e o enfoque pretendido.

  • C.

    dos arquivistas, que se interessam pela exegese da documentação medieval.

  • D.

    dos arquivistas e dos bibliotecários, que precisam de informações sobre a tipologia documental e a proveniência das peças.

  • E.

    dos historiadores, como instrutores do trabalho arquivístico.

De modo geral, os dois registros e suportes dominantes, em termos quantitativos, nos arquivos públicos brasileiros são:

  • A.

    o documento textual em papel e a fotografia.

  • B.

    a correspondência e os dossiês funcionais.

  • C.

    os microfilmes e os disquetes.

  • D.

    o processo administrativo e a correspondência.

  • E.

    as máquinas digitais contemporâneas e os discos óticos.

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