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A respeito do papel desempenhado pelos arquivistas contemporâneos no tratamento de acervos de arquivo, NÃO se deve afirmar que a eles interessa:
tratar de documentos mantidos em sua integridade, sem dispersão, fragmentação ou mistura de fundos, séries, etc.
resgatar coleções de procedência e características diversas, significativas pelo seu conteúdo e suporte.
manter o valor de prova dos documentos como foram passados para custódia dos arquivos.
manter os documentos, tanto quanto possível, sob o arranjo que lhes foi dado pelo órgão no curso de suas atividades.
seguir os princípios teóricos consagrados pela arquivística internacional.
Os princípios teóricos e práticos de arranjo e descrição consagrados pela Arquivística contemporânea aplicam-se:
aos acervos arquivísticos públicos e privados.
tanto aos arquivos como às bibliotecas.
aos arquivos, às bibliotecas e aos museus.
às coleções de particulares e de organismos privados.
aos acervos hemerográficos colecionados por particulares.
Os motivos básicos que levam a que se descartem documentos em arquivos públicos devem ser:
fundamentalmente oficiais, para que se mantenham os serviços governamentais em funcionamento, sem problemas de espaço físico e de materiais de consumo necessários.
fundamentalmente culturais, para que se preserve, em perfeita condição de uso, a memória dos atos de governo.
oficiais e culturais, pois os documentos servem para manter em ordem o funcionamento do governo e registram a historicidade de seus atos.
derivados das características da produção e da acumulação dos papéis públicos, evitando-se a redundância das informações ou a manutenção de documentos sem interesse administrativo, jurídico ou histórico.
vinculados aos desejos da administração de modernizar os serviços, preservando somente documentos de valor administrativo.
É correto afirmar que interessa aos atuais arquivistas, com maior intensidade e sendo o fulcro desta profissão:
tratar de documentos contendo informações mantidas em sua integridade, isto é, sem dispersão, fragmentação ou mistura de fundos, séries, etc.
resgatar coleções de procedência e características diversas, significativas pelo seu conteúdo e suporte.
manter o valor de prova dos documentos, do modo como foram passados para custódia dos arquivos.
preservar a memória e pesquisar a história dos povos.
desenvolver tecnologias da informação pertinentes às bibliotecas.
O que um arquivista deve compreender como um plano de classificação de documentos?
Um plano que permita a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente.
Um plano de tratamento e de avaliação, sob todos os aspectos possíveis e imagináveis, de uma massa documental acumulada.
Um plano de descarte sistemático, acompanhado de um programa de microfilmagem ou de digitalização das imagens dos documentos com o uso de recursos informáticos.
Um plano geral de microfilmagem dos documentos mantidos pela instituição.
Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que NÃO se refere aos elementos principais que devam ser considerados para a avaliação, preservação e descarte de documentos públicos.
As ações e as atividades de que tratam
As tipologias documentais a que pertencem
As autoridades que os assinaram e lhe deram autenticidade
As atividades do órgão produtor e acumulador de informações
Os seus suportes físicos e originalidades
O instrumento conhecido como tabela de temporalidade, também denominada tabela de descarte, poderá ser eficiente nos casos em que ela estiver pronta para:
a possibilidade efetiva de remover e eliminar documentos, de acordo com os períodos de retenção recomendados.
a normalização previamente delimitada no plano de classificação feito ao mesmo tempo que a tabela.
a identificação minuciosa de todos os tipos, suportes e características dos documentos que podem ou não ser eliminados.
a minuciosa descrição dos documentos que se resolveu preservar ou manter, por terem relevância administrativa, jurídica e informativa.
ser usada por meio de recursos informatizados.
Assinale a única afirmativa correta sobre a ação e a importância, para a administração pública, dos arquivos correntes, intermediários e permanentes.
O aperfeiçoamento da administração governamental não depende de como os arquivos são geridos pela burocracia estatal.
A administração técnica de arquivos não consiste em tarefa altamente especializada.
Os governos que possuem arquivos bem administrados conse¬guem alcançar altos níveis de eficiência em todas as suas esferas de atuação.
Não é necessário que existam órgãos específicos para tratar da administração de documentos e de informações acumuladas pela administração pública.
Os governos independem de fato das informações acumuladas, produzidas ou não pelos seus serviços.
Documentos textuais em suporte papel, avaliados e considerados sem valor para guarda provisória ou definitiva, devem ser:
preservados por um prazo legal, igual ou superior a cinco anos.
preservados por um prazo não inferior a quinze anos.
preservados por um prazo definido por legislação específica
incinerados indiscriminadamente, por ordem de instâncias superiores.
comercializados como papel velho, destinado à reciclagem.
Uma das tendências mais expressivas da Arquivística do mundo atual é o enfoque da informação com prioridade sobre o documento. Deste modo, as novas teorias arquivísticas indicam que:
os documentos registrados em suportes convencionais devem ser imediatamente copiados e sumariamente eliminados.
os documentos registrados em meio magnético são os que realmente importam para o presente e para o futuro.
os conteúdos dos documentos convencionais e não- -convencionais vêm ganhando maior significação para o trabalho profissional.
as espécies documentais continuarão a ser o principal vetor para o processo de tratamento arquivístico.
tudo deve ser mantido do mesmo modo que sempre.
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