Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Considerando as regras de alfabetação para arquivamento de documentos cujo principal elemento seja o nome, assinale a opção em que todas as propostas estão adequadas a esse tipo de arquivamento.

  • A.

    Barbosa, Antonio Augusto

    Cardoso, Pedro Henrique de Araújo

    Ferreira, João Batista

    Ferreira, José de Arimatéia

    Neto, Afonso de Almeida Costa

  • B.

    Bernardes, Professor Carlos Augusto

    Campos, Professor Diogo de Lima

    Rangel, Coordenador Felipe Bernardes

    Rangel, Professor Eduardo de Almeida

    Reis, Reitor Luiz Augusto da Silva

  • C.

    Branco, Carlos Alberto Castelo

    Carneiro, Patrícia de Souza

    Oliveira, Fernando Afonso

    Pereira, Maria Adelaide

    Queiroz, João Carlos de Souza

  • D.

    Brochado, Marcos André

    Gonçalves, Ricardo André de Assis

    Ramalho, J. Pedro

    Ramalho, João Batista

    Silva, Pedro Antonio da

Com relação a arquivos correntes e protocolo, julgue os próximos itens.

Se, de determinado processo, foi necessária a retirada de folhas, isto é, uma desapensação, nesse caso, as peças dos autos terão nova numeração das folhas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O protocolo pode ser chamado de porta de entrada e saída de documentos de uma instituição. Acerca do protocolo e dos procedimentos administrativos, julgue os itens que se seguem.

A correspondência ostensiva deverá ser aberta, para, após se tomar conhecimento do conteúdo, verificar a existência de antecedentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a arquivos correntes e protocolo, julgue os próximos itens.

O processo é autuado pelo protocolo ou por unidade protocolizadora, mas a numeração de documentos incluídos posteriormente deverão ser numerados e rubricados pelo responsável pela inclusão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O protocolo pode ser chamado de porta de entrada e saída de documentos de uma instituição. Acerca do protocolo e dos procedimentos administrativos, julgue os itens que se seguem.

A expedição de documento, diferentemente do recebimento, não necessita de registro no setor de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma instituição com 180 anos de existência, o processo de organização de arquivos é uma das etapas mais importantes da administração, pois objetiva a preservação da memória institucional, disponibilizando, quando necessário, as informações organizadas. Contudo, um grande trabalho deve ser efetivado para estabelecer a direção que os documentos devem seguir, podendo ser: redução do volume do acervo, transferência para um depósito de armazenamento intermediário ou definitivo ou, simplesmente, a destruição ou descarte. Esse trabalho que é realizado na documentação é conhecido arquivisticamente como

  • A.

    destinação

  • B.

    tipificação

  • C.

    substituição

  • D.

    incorporação

  • E.

    sistematização

O protocolo pode ser chamado de porta de entrada e saída de documentos de uma instituição. Acerca do protocolo e dos procedimentos administrativos, julgue os itens que se seguem.

Todo documento recebido por um setor de trabalho de uma instituição deverá ter uma cópia arquivada em outro setor, por questões de segurança e para facilitar o rápido acesso.

  • E. Errado
  • C. Certo

Vários arquivos públicos, que concentram grandes massas documentais, realizam ações relevantes para a sociedade. No entanto, é importante controlar esses volumes documentais que são, muitas vezes, armazenados indiscriminadamente, sob pena de perder a referência otimizada de prestação de serviços públicos. Assim, de forma racional, esses arquivos elaboram tabelas que visam a obter autorização para a destruição dos documentos sem valor, do tipo rotineiro. Essas são as tabelas de

  • A.

    descarte

  • B.

    avaliação

  • C.

    decadência

  • D.

    planejamento

  • E.

    temporalidade

O protocolo pode ser chamado de porta de entrada e saída de documentos de uma instituição. Acerca do protocolo e dos procedimentos administrativos, julgue os itens que se seguem.

A ficha de protocolo (manual ou informatizada) deve conter os prazos de guarda dos documentos e a sua destinação final, além da descrição multinível defendida pelo Conselho Nacional de Arquivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos utilizam elementos que são essenciais à sua organização, como: o Código de Classificação de Documentos de Arquivo para a Administração Pública – atividade meio – e a Tabela de Temporalidade de Documentos relativa à atividade meio – da administração pública. Esses elementos são instrumentos fundamentais para a organização dos arquivos

  • A.

    permanentes e especiais

  • B.

    especiais e especializados

  • C.

    correntes e intermediários

  • D.

    classificados e permanentes

  • E.

    intermediários e permanentes

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