Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

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Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

Os arquivos institucionais devem ocupar-se exclusivamente da gestão de documentos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos preceitos teóricos aplicados aos acervos arquivísticos, julgue os itens a seguir.

O processo de recolhimento pressupõe que os documentos passam a ser de guarda permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

Nos arquivos correntes, são guardados os documentos utilizados com muita freqüência pelos funcionários do órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

O responsável pela guarda dos documentos nos arquivos correntes não pode emprestá-los a outros setores do próprio órgão; por isso, deverá copiá-los quando houver algum pedido de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

Os funcionários responsáveis pelos arquivos correntes devem efetuar a autuação, o controle da tramitação, a distribuição e a expedição dos documentos sob sua guarda.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização dos arquivos correntes do DPF e de outros órgãos públicos e privados pressupõe atividades indispensáveis para a recuperação e a preservação da informação. Considerando esse pressuposto, julgue os itens a seguir.

Para bem ordenar os documentos, o responsável pelo arquivo dispõe de vários métodos, como o geográfico, o alfabético e o numérico-cronológico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do arquivamento de documentos e procedimentos administrativos, julgue os itens seguintes.

O diretor da empresa é o responsável pelo controle e repasse das ações administrativas das unidades.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática administrativa envolve um conjunto de ações interdependentes e que, se bem geridas, favorecerão o alcance da eficiência e da eficácia do trabalho. Nesse contexto, julgue os itens seguintes, relativos ao arquivamento e outros procedimentos administrativos.

Para ser funcional, um arquivo deve ser planejado, instalado, organizado e mantido de acordo com as necessidades inerentes aos setores.

  • C. Certo
  • E. Errado

A prática administrativa envolve um conjunto de ações interdependentes e que, se bem geridas, favorecerão o alcance da eficiência e da eficácia do trabalho. Nesse contexto, julgue os itens seguintes, relativos ao arquivamento e outros procedimentos administrativos.

Para realizar o controle do arquivo com eficiência e eficácia o agente administrativo precisará, necessariamente, conhecer a natureza do arquivo de que lhe for dado o controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

A recuperação de informações através de arquivos é fundamental para uma boa administração, independen- temente do tipo de organização a que esse arquivo pertença. Assim, é imprescindível contar com um arquivo organizado de acordo com as regras de arquivística. Isto posto, assinale abaixo a alternativa correta:

  • A.

    em caso de sobrenomes iguais, é indiferente a seqüência dessas pastas no arquivo. Ex.: Roberto Silva, Renata Silva

  • B.

    partículas estrangeiras, mesmo escritas com inicial minúscula, são consideradas como parte integrante do nome. E.: de Oliveira, Carlos Santos.

  • C.

    títulos honoríficos são considerados na alfabetação. Ex.: Comendador Araújo, Paulo

  • D.

    quando uma empresa ou instituição for mais conhe- cida pela sua sigla do que pelo seu extenso, deve-se optar pela entrada que melhor atenda a necessidade dos seus consulentes, fazendo sempre uma remis- siva para a forma não adotada. Ex.: ADVB.... ou Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasi

  • E.

    as correspondências recebidas de seção, divisão ou departamento não devem ser arquivadas pelo nome da empresa, mas sim pelo setor que a encaminhou. Ex.: UFRGS – Depto de Pessoal

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